quarta-feira, 29 de junho de 2016

Secretária de Saúde de Silva Jardim dá aula de gestão na Audiência Pública sobre Hospital Darcy Vargas

Flávio Azevedo
A secretária municipal de Saúde de Silva Jardim, Tereza Cristina Fernandes.
Na Audiência Pública que tratou das dificuldades do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV); e por tabela da Saúde de Rio Bonito, eu fiquei com uma tremenda dor de cotovelo enquanto eu ouvia a secretária municipal de Silva Jardim, Tereza Fernandes; falando sobre os caminhos que podem ser trilhados para tirar o HRDV da situação triste que está. A dor de cotovelo foi pelo fato de termos em Rio Bonito uma pessoa que entende tanto de Saúde, mas que no momento vende os seus excelentes serviços para a Prefeitura de Silva Jardim, porque foi preterida pela atual administração (e não me venham com chorumelas!).

Dentro da aula sobre Saúde Pública que ela ofereceu em sua participação na Audiência Pública, ela disse que Plano Operativo Anual (POA) precisa ser amentado; explicou que enquanto a receita do hospital for menor que as despesas, a instituição seguirá no vermelho; ensinou como a Programação Pactuada e Integrada (PPI) pode ser usada para compensar os gastos extrateto e serviços prestados aos moradores de municípios que não são pactuados com Rio Bonito; entre outras coisas. Ela também discorreu sobre a regulação de cirurgias eletivas; ponderou que muitas dessas ações não devem partir do HRDV, mas da Secretaria Municipal de Saúde; destacou que Silva Jardim tem dinheiro para aportar no Hospital, mas os caminhos para tornar isso possível precisam ser pavimentados pela Secretaria de Saúde de Rio Bonito.

A secretária de Silva Jardim discorreu ainda sobre o uso do Cartão SUS; falou sobre o funcionamento dele para a Saúde; fez reflexões sobre a Rede de Ortopedia, que por falta de habilidade e intransigência médica não está atendendo pacientes de Silva Jardim. Ficou nítido que o Hospital está perdendo dinheiro, porque a demanda silvajardinense está sendo mandada para outros centros (Alberto Torres e Azevedo Lima), por questões que transcendem a ação dela quanto secretária do município vizinho, do comando do Hospital, mas desemboca direto na atuação da Secretaria de Saúde.

Em sua manifestação, Tereza Fernandes usou muito as palavras, COMPLEMENTAÇÃO e PACTUAÇÃO, deixando claro para quem usa o cérebro, que está faltando conhecimento técnico na condução da Saúde de Rio Bonito e logicamente no socorro ao Hospital. Ela ressalta também que o Estado tem a sua parcela de responsabilidade, por trabalhar com mês de 90 dias, “e ninguém sobrevive assim”. Sobre a UPA, ela ressaltou que participou da fundação desse equipamento em Rio Bonito e frisou que “o objetivo era abrir a UPA e fechar a emergência do Hospital, que deveria contar com uma emergência referendada e não de porta aberta”.

3 comentários:

  1. Assim como ela, moradores de RB de larga competencia trabalham em SJ porque aqui não são valorizados.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk é piada é? Sou morador de Silva Jardim e essa secretária é super autoritária e tem sido uma péssima secretária! Olha o nojo dos banheiros da policlínica, várias vezes não tem remédios e já teve inclusive relatos de darem medicação vencida além dos milhões gastos na compra de remédios que nunca chegam a população que precisa! Cansa de chegar na policlínica ordem judicial para entregar remédios além das mortes por infarto próximas da policlínica porque ela não usa uma das seis ambulâncias da secretaria de saúde e sobrecarregava em serviço a única ambulância do samu que é usada para atender a todo o município, milhões investidos na Secretaria de Saúde porém migalhas revertidas na qualidade no serviço e prestação de atendimento e medicamentos. Jornalista, não é atoa que você é morador de Rio Bonito, se informe mais para poder expressar sua opinião por favor, para não escrever opiniões que divergem da verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, Thiago! Mas nessa Audiência Pública, que contou com a minha cobertura, ela deu uma aula de condução da Saúde. A minha análise é quanto as opções técnicas que ela ofereceu ao secretário de Rio Bonito. Vamos trocar experiência? Se informe melhor sobre a condução dos equipamentos de Saúde e você saberá que liberação de ambulância é um negócio muito sério.

      Quanto as acusações de cunho político, eu prefiro não comentar, porque falavam a mesma coisa do ex-prefeito, Marcello Zelão! Antes de ser jornalista, eu trabalhei na Saúde (sou técnico de enfermagem) e esse setor não é uma extensão dos nossos quintais. É preciso respeitar uma série de protocolos que muita gente desconhece e enxerga apenas a luz da orientação partidária!

      Grande abraço e grato pela sua intervenção! Flávio Azevedo

      Excluir