quarta-feira, 22 de junho de 2016

Roubos e assaltos seguem acontecendo em Rio Bonito

Flávio Azevedo
É irritante não podermos ver a carinha dos marginais, mas é coisa da Legislação brasileira, sempre muito amável com a vagabundagem e muito dura com o cidadão de bem.
Noite de domingo (19/06), por volta das 20h30min, um elemento que estava dentro da Igreja Mundial, templo localizado nas proximidades do antigo posto Luanda, roubou várias pessoas (bolsas, telefone) e saiu correndo em direção ao Centro da cidade. Alguns fiéis tentaram ir atrás do homem, mas sem sucesso. A minha fonte estava no templo na hora do ocorrido. Recentemente furtaram os pertences de uma senhora que rezava na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Concentrada em seus pedidos, a vítima não viu a ação do marginal. O assunto foi debatido na Câmara de Vereadores.

Noite de segunda-feira (20/06), por volta da meia-noite, um elemento faz sinal para o ônibus da linha Alcântara em frente ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola, na Mangueirinha. Ao entrar no coletivo, o homem diz ao motorista que é um assalto e pede o dinheiro do caixa. Ao descer do ônibus, alguém viu que o ladrão só tinha uma faca. Esse alguém desceu do ônibus, cercou o marginal, quem passava pelo local reforçou o cerco, moradores do trecho também vieram ajudar a segurar o vagabundo. A polícia foi chamada. Segundo a minha fonte, que estava no interior do coletivo, a polícia chegou e levou o ladrão.

Noite de terça-feira (22/06), por volta das 21h, na Rua Vereador Joaquim de Castro (Subida do Boqueirão), no Centro de Rio Bonito, policiais militares prenderam três marginais (foto) que estavam assaltando pessoas naquele trecho. O trio foi encaminhado a 119ª DP (Rio Bonito) para o Registro de Ocorrência. Na foto eles aparecem de costas, porque são menores e na condição de “inocentes crianças” eles não podem ser expostos. 

Essas narrativas mostram que os marginais estão soltos, estão atuando, estão cada vez mais audaciosos e precisam ser freados. A narrativa também mostra que dentro das suas limitações, a polícia está trabalhando e fazendo a sua parte. Aproveito a ocasião para dizer que apoio integralmente a proposta de implantação de sistema de monitoramento da cidade; e a adoção do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), quando a Prefeitura contrata policiais de folga para reforçar o efetivo local. Também sou favorável a construção de cabines nas entradas e saída da cidade, para verificar quem está chegando e saindo sobretudo do perímetro urbano. A implantação de um DPO no 2º Distrito, cantilena antiga que ouvimos a cada ano de eleição, precisa sair do plano da mentira de campanha para se tornar de fato um plano e ação do governo. 

Essas ações são urgentes, foram prometidas no mentiroso palanque que venceu as eleições municipais de 2012; e deveriam ser priorizadas pela Prefeitura de Rio Bonito, hoje, focada no ganho de alguns, quando deveria se concentrar no bem estar da coletividade. #flavioazevedo

Um comentário: