quinta-feira, 7 de abril de 2016

Violência segue aumentando em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Por conta da insegurança, Rio Bonito, hoje, é uma cidade sobressaltada! Há algum tempo eu venho sendo rotulado como “apocalíptico”, “agitador das massas”, por cobrar Segurança e denunciar a desorganização desse setor. Erradamente, vários crimes não são registrados. Mas as vítimas não acreditam no Registro e/ou desconhecem a necessidade dele. Sobre o aumento da violência, não me venham com esse papo de Jogos Olímpicos, porque esse fenômeno não é novo. Inclusive, a atual prefeita usou e abusou desse tema quando estava em campanha. “Vamos fazer de Rio Bonito a melhor UPP do Estado”, era a lorota que ouvíamos no palanque. Junto dessa conversa fiada ainda existia a promessa mais que sem vergonha de instalar cabines blindadas da Polícia Militar nos bairros riobonitenses.

Dias atrás alguém sugeriu que eu noticiasse apenas as prisões dos marginais. Eu nunca deixei de informar o êxito da Polícia, mas não sou assessor de imprensa das autoridades policiais. A argumentação de não reportar os crimes está baseada no entendimento de que as notícias de aumento da violência irão atrair marginais para Rio Bonito. Fiquei surpreso ao saber que os ladrões conseguem perceber uma cidade desguarnecida, sem policiamento; e as autoridades estaduais – responsáveis por prover Segurança Pública – esses não conseguem ter igual leitura e ainda acusam a mídia de sensacionalista.

Rio Bonito vive dias difíceis! Acabo de conversar com um comerciante que está assustado por ter presenciado um arrastão no bairro Bela Vista, há algumas horas. Ele também narrou o assalto a uma farmácia da cidade e um roubo a uma igreja evangélica do 3º Distrito. Penso que a sociedade precisa se posicionar em relação a criminalidade. Eu já tenho depoimentos de pessoas de bem que estão se armando e enquanto dirigem andam com os seus revólveres no colo. O objetivo é não ser surpreendido.

É claro que aparecerão inúmeros sonhadores e românticos dizendo que isso é um perigo, que o cidadão não pode agir assim... Mas esse gesto logo é jogado por terra quando o tal defensor de vagabundos fica na mira do revolver de um marginal ou perde para um mal feitor, um bem que ele trabalhou arduamente para conquistar. Os problemas não se resolvem, porque nos recusamos a deixar a hipocrisia de lado ao discutir as nossas mazelas sociais. #riobonitopedesocorro #flavioazevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário