domingo, 24 de abril de 2016

Antagonismo igual na Câmara de Deputados

Flávio Azevedo
Os deputados federais, Edaurdo Bolsonaro; e Glauber Braga.
Poucas pessoas imaginavam que a Câmara dos Deputados era povoada por seres tão estranhos. Gente esquisita, posturas estranhas, gestos confusos, figuras folclóricas, sarcásticas, caricatas... Vimos de tudo na sessão que validou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesse domingo (17/04). Aos que como eu ficaram surpresos com tanta coisa exótica, é bom destacar que isso tudo representa você, eu, representa o Brasil.

Chamo atenção, sobretudo, para os radicais – da esquerda e da direita – que usam a provocação, o insulto e a beligerância. A dupla Bolsonaro (Jair e Eduardo, pai e filho) dedicou os seus votos aos militares que destituíram João Goulart em 1964.
– Pelo povo de São Paulo nas ruas com o espírito dos revolucionários de 32, pelo respeito aos 59 milhões de votos contra o estatuto do desarmamento, em 2005, pelos militares de 64, hoje e sempre, pelas polícias, em nome de Deus e da família brasileira, é sim. E Lula e Dilma na cadeia – esbravejou Bolsonaro filho. O pai dedicou o seu voto à memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-CODI paulistano e responsável direito por inúmeras torturas e mortes durante o regime militar.

Do outro lado do fundamentalismo de esquerda apareceu o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que votou contra o impeachment fazendo menção a figuras históricas da esquerda como o líder guerrilheiro, Carlos Marighella, um dos maiores inimigos da ditadura e morto pelos militares. Ele iniciou falando impactantes verdades para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).
– Senhor Eduardo Cunha, o senhor é um gangster. O que dá sustentação a sua cadeira cheira a enxofre. Eu voto por aqueles que nunca escolheram o lado fácil da história. Voto por Marighella, por Plinio de Arruda Sampaio, por Luis Carlos Prestes, eu voto por Olga Benário, eu voto por Zumbi dos Palmares, eu voto não! – encerrou.

Ao assistir a postura de cada deputado, eu cheguei a conclusão de que na luta por uma sociedade igualitária, que respeite as diferenças (apesar das diferenças); nós já percorremos um longo caminho, mas ainda falta muito para avançar. #flavioazevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário