domingo, 24 de abril de 2016

A pressa é inimiga da perfeição

Flávio Azevedo 
Toda criança é agitada! Eu não era diferente. Por várias vezes e em inúmeras ocasiões o meu pai me dizia: “filho, a pressa é inimiga da perfeição”. Eu insistia no queria, fazia cara feia, chorava... Ele olhava para mim e dizia: “tem tempo!”. Acompanhando as opiniões e pensamentos, expostos nas mídias sociais, é possível ver como boa parte do nosso povo é ainda muito infantil. Nesse domingo (17/04), quando o brasileiro acompanhou a Câmara de Deputados votando pela continuidade ou não do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), foi possível notar que o brasileiro ainda é criança em assuntos como política, partido e, sobretudo, se o tema for corrupção.

Nós precisamos entender de uma vez por todas que a corrupção, por mais que estejamos empenhados na luta contra ela, não será sequer diminuída em nossos dias. Todavia, seguir lutando significa pavimentar uma estrada melhor para os nossos netos. Seremos recompensados pelo empenho de, hoje, com uma sociedade mais justa no futuro. Aos afoitos e apressados, eu deixo o pensamento do meu pai: “tem tempo”. O problema é que nós vivemos e tempos de imediatismo e correria. Essa lógica impede a reflexão e faz os indivíduos pensarem em acabar com a corrupção da noite para dia... Sinto muito! Não será assim.

Hoje, o que podemos fazer é contribuir para que o futuro seja melhor que o presente. As lições do passado podem nos ajudar a planejar o futuro, mas a mudança não ocorrerá com um estalar de dedos. A transformação demanda tempo. O doente precisa de alguns dias para se recuperar. Um carro com defeito precisa de algum tempo na oficina para que o conserto seja feito. Uma pessoa em formação precisa de anos estudando para se graduar. Um bebê leva 21 anos para alcançar a idade adulta. Ou seja, precisamos “dar tempo ao tempo”.

Eu concordo que a Câmara de Deputados é caricata, folclórica, ultrapassada, risível, boa parte dos estereótipos que preenche aquela Casa não me representa; o presidente da Câmara é um reconhecido picareta, mas essa é a ferramenta que temos e mudar esse cenário está em nossas mãos. Não adianta tirar Lula, Dilma, Temer, Cunha, Renan, Aécio, Bolsonaro ou Jean Wyllys, se não mudarmos a nossa atitude. Se seguirmos apressados e imediatistas, continuaremos acreditando em qualquer lorota e seguiremos trocando seis por meia dúzia.

Nesse dia 18 de abril completa-se dois anos de ausência física do meu pai... Nesse período eu tenho tentado contribuir para que tenhamos uma sociedade mais equilibrada... E quando o desânimo e a descrença se aproximam dos meus objetivos, eu sempre ouço a voz de papai me dizendo: “filho, a pressa é inimiga da perfeição!”... “tem tempo!”. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário