quarta-feira, 16 de março de 2016

As vítimas do Capitão do Mato da Prefeitura de Rio Bonito

Flávio Azevedo 
O vereador Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinhos Luanda.
Um dos pronunciamentos mais emblemáticos preferidos na Câmara de Vereadores, eu ouvi nessa terça-feira (15/03). Na tribuna, o vereador Marcos Marquinho Luanda​, abordou o assédio moral que tem vitimado a professora Maria de Fátima Monteiro, que por fazer denúncias no Facebook, sobre a situação da Escola Municipal Posse, no Sambê, tem sido violentamente patrulhada pelo comando da Educação em Rio Bonito. Diga-se de passagem, nada que nós não tenhamos visto nos governos anteriores, mas é um costume que precisa acabar. Quem governa precisa respeitar o cérebro alheio e parar de querer impor os seus métodos. Faça um governo decente que as críticas diminuirão significativamente!

As questões denunciadas pelo vereador e o sofrimento da professora, Fatima Monteiro Pereira​, que ao contrário de muitos, decidiu ir para guerra; comprovam as ações do DOI-CODI Municipal. Um grupo que vigia quem se insurge contra esse governo municipal mequetrefe. Eu venho apontando isso há tempos, mas as pessoas acham que é exagero do Flávio Azevedo​. Também é nítida a atuação do Esquadrão da Morte, um grupo que atua para matar e suprimir a opinião de quem é contrário as ações descabidas da “rainha louca”. Mas isso também não é novidade e acontecia no tempo do “rei louco”!

A professora Fátima Monteiro é ativista e uma lutadora.
O funcionalismo público de Rio Bonito é mal pago, desvalorizado e vê constantemente o puxa saco sendo mais importante que os produtivos. Quem produz é deixado de lado, exatamente porque pensa, racionaliza e usa o cérebro na direção correta. A independência incomoda quem tem espirito de coronel e segue vivendo no feudalismo. Gente que critica o modelo PT, mas usa práticas iguais. Senhores feudais em tempos modernos.

Eu gostaria de terminar falando que o puxa saco é uma espécie de Capitão do Mato, aquele elemento que saia em busca dos escravos fujões. Eu não sei se você sabe, mas o "Capitão do Mato" não era o filho do Senhor de Engenho. Não era o branco europeu que se embrenhava pelas florestas em busca do negro fujão. Quem fazia isso eram os negros. Sim, os negros caçavam, castigavam e puniam os seus iguais. E esse governo está cheio de "Capitão do Mato". Gente que persegue o colega de trabalho, o companheiro de profissão, simplesmente porque está recebendo uns caraminguás. A perseguição, por vezes, não vem do secretário da pasta, mas de um serviçal comum que foi elevado ao posto de "Capitão do Mato".

O negro passava pelos processos de acomodação e assimilação. Na acomodação, o negro se sujeitava a seguir cativo até poder fugir de novo. Ele poderia até ser capturado outra vez, mas na próxima oportunidade ele fugiria novamente. Já na assimilação, o negro passava a acreditar que era branco e perseguia com ferocidade os seus iguais. E como tem "Capitão do Mato" na Prefeitura de Rio Bonito! Gente que pune e persegue os seus iguais por ter assimilado que é governo e não é. Ele é apenas um instrumento. Um "Capitão do Mato".

O Capitão do Mato caçando os seus iguais.
Assim como o senhor de engenho, ao ficar insatisfeito com o "Capitão do Mato" por questões bobas, o executava friamente diante dos negros e outros capitães do mato (era mais um negro), o governante não pensa duas vezes em exonerar o "Capitão do Mato" moderno. E ainda tenta manchar a sua reputação. Eu vejo muita gente acomodada no governo. O cara até está vendo que a gestão está horrível, mas fica calado, porque precisa do salário. Por outro lado, o volume de "Capitão do Mato" é grande. Esse número já foi maior, mas eles foram sendo executados ao longo da gestão.

E você que está acompanhando essa postagem? É "Capitão do Mato", já foi "Capitão do Mato" ou está acomodado? E os políticos que estão se apresentando como novidade para as eleições de outubro? Farão um governo realmente diferente, que vai valorizar a produtividade e o servidor crítico e suas necessidades funcionais ou seguirão nesse sistema feudal, inclusive, nomeando servidores para a função de "Capitão do Mato"? #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário