quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Aumento do IPVA será votado nessa quinta-feira (1º/10)

Flávio Azevedo
O projeto de lei 911/15, que altera as regras e alíquotas de cobrança do IPVA será votado nesta quinta-feira (1º/10), às 11h, em sessão extraordinária da Alerj. Os líderes das bancadas se reuniram nesta quarta-feira (30/09) para discutir as 167 emendas feitas ao projeto, que altera a lei 2.877/97.

O secretário estadual de Fazenda, Júlio Bueno, participou da reunião e explicou que a aprovação da proposta vai realinhar as alíquotas do IPVA, reduzir parte dos subsídios que estavam sendo dados, em comparação a estados como São Paulo e Minas Gerais; e garantir o financiamento do Bilhete Único. 

Secretário, que tal equiparar o IPVA do Rio de janeiro ao do Espírito Santo, que é de 2%?

De onde é essa água?

Flávio Azevedo
Alô autoridades! Tem uma galera reclamando de desabastecimento de água em vários bairros de Rio Bonito. Todavia, eu estou recebendo inúmeras fotos de uma água misteriosa que está vazando próximo ao Ciepe, na Mangueirinha. Não sabemos se é água da CEDAE ou água da rede de esgoto. Mesmo com sol quente, a água está lá atrapalhando a vida dos usuários e gerando indignação pelo incômodo e pela possibilidade de ser água potável que poderia estar abastecendo residências. Quem vai resolver isso? Depois reclamam que das críticas! 

Inusitada contenção no rio do Green Valley

Flávio Azevedo 
No Green Valley, localidade que ganhou ruas pavimentadas com recursos do governo estadual, uma realização chama atenção: a contenção feita com "resistentes" bambus. Conversei com engenheiros amigos sobre o assunto e descobri que essa modalidade de contenção é "ecologicamente correta". 
Se em alguns pontos, o rio que corta o bairro Green Valley recebeu “contenções ecologicamente corretas” (feitas de bambu), nesse trecho nós encontramos os operários da empreiteira Macadame fazendo uma “contenção realmente correta”. O representante da empreiteira que conversou conosco disse que as “ecologicamente corretas” darão lugar a “realmente corretas”.


Vamos esperar para ver!

Governo do Estado do Rio de Janeiro quer aumentar o IPVA

Flávio Azevedo

Então o governador Pezão está querendo amentar o IPVA? A ALERJ recebeu a proposta de aumentar de 2% para 3,5% a alíquota de IPVA para motocicletas, quadriciclos e motonetas. A mensagem que chegou ao Legislativo estadual prevê ainda aumento de 1% para 2% para veículos movidos a gás natural e de 1% para 1,5% para caminhões e tratores. Está previsto ainda, o aumento do imposto dos carros flex, que passaria de 3% para 4%.


Senhor governador e deputados estaduais, não esqueçam que o salário do cidadão fluminense não é igual ao de vocês! Aliás, esse é mais um item da Carta Aberta ao governador, que vem a Rio Bonito, hoje, para entregar oficialmente as obras do Green Valley. Se o IPVA seguir subindo desse jeito, o cidadão fluminense terá que fazer “Uber” para poder sair de casa ou andar de helicóptero igual aos políticos de grife.

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense

Flávio Azevedo 
Eu não comemorei a chegada de Ronaldinho Gaúcho ao Fluminense. Quando chegou ao clube, a equipe brigava pelo título do Campeonato Brasileiro de 2015. Hoje, briga para fugir da zona do rebaixamento. Jogador que já foi considerado o melhor do mundo, o Gaúcho chegou sob desconfiança e se despede sob uma certeza: já foi tarde! É visível a queda de rendimento do time e a divisão do elenco a partir da sua chegada. A rescisão de contrato entre clube e atleta, que eu classifico como “ex-jogador em atividade”, foi decidida amigavelmente na noite dessa segunda-feira (28/09).

Segundo reportagem do G1, amigos de Ronaldinho afirmam que o camisa 10 "quer largar o futebol" e não aguenta mais jogar. Na análise desses amigos, "uma história linda não podia ser manchada dessa forma". A palavra usada no Fluminense foi de que Ronaldinho foi "digno" ao expressar sua vontade de deixar o clube e reconhecendo seu baixo rendimento. Eu concordo com essa análise! Se eu não me empolguei com a chegada dele, a forma como está saindo faz com que eu o admire: reconhecer que não dá mais e pedir para sair não é fácil e nem todos os atletas têm essa postura.

O comportamento de Ronaldinho no dia a dia do clube causou seu desgaste. O jogador chegava ao treinamento uniformizado e logo ia embora sem tirar o uniforme. Essa postura mostrava o isolamento de um atleta que não se envolvia nas questões relacionadas ao time. Diante do pouco que apresentou nos primeiros jogos pelo tricolor, ficou decidido que Ronaldinho precisava de recondicionamento físico, o que o tirou de algumas partidas.

Nos treinos marcados para o período da manhã, ele chegava bem antes do horário, sugerindo a possibilidade de estar virado. Os copos de café e os cigarros eram fiéis companheiros. Fica nítido que, aos 35 anos, Ronaldo não deseja ser e não reúne mais condições de ser um atleta profissional.

A postura do jogador incomodou o capitão Fred, que em várias ocasiões, mesmo vetado pelo departamento médico, vai ao estádio, inclusive, dando um forte sermão na equipe após as derrotas. “Quem tiver comprometimento com o clube deve remar junto comigo pela recuperação no Brasileiro”, disse o capitão. Na rodada seguinte, contra o Coritiba, no Couto Pereira, Fred ainda não tinha condições de atuar. Mas, para dar o exemplo, viajou com a delegação, ficou no banco de reservas e atuou como um "auxiliar" técnico.

Aos que tentaram comparar a contratação de Ronaldinho a de Deco, outro atleta brilhante, que chegou ao clube em fim de carreira, analisem a vida particular de ambos e você perceberá uma enorme distância entre o Gaúcho e luso-brasileiro. Sobre Ronaldinho, eu lamento o triste fim de carreira de um atleta que por muitos anos encheu os nossos olhos com o seu encantador futebol, marcou o seu nome como um dos grandes do futebol brasileiro e se despede do esporte de forma melancólica e triste.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Carta aberta ao governador Pezão

Foto de 14/10/2009, quando o então governador Cabral e o então prefeito Mandiocão; assinaram um convênio de intenções para realizar boa parte de tudo isso aí que está sendo pleiteado no texto. Foi um dia de manifestação dos topiqueiros durante o evento e de muitas promessas dos políticos presentes do palanque.
 Na tarde dessa quarta-feira (30/09), o governador Pezão (PMDB) estará em Rio Bonito entregando oficialmente as obras do Green Valley. Eu não sou morador do bairro, mas como frequentador, eu agradeço a obra que beneficiou essa localidade. Independente de alguns buraquinhos que começam a aparecer, a obra ficou excelente e deu outra cara ao bairro. É isso que esperamos do poder público e dos seus operadores. Realizações que beneficiem a coletividade e não a meia dúzia de puxa sacos e investidores.

Aproveito a ocasião para apresentar ao governador, outras necessidades urgentes do nosso município. Todas elas conhecidas pelo senhor, porque são necessidades que lhe foram apresentadas quando ainda eras o vice-governador e secretário Estadual de Obras. São elas:

*Levar água da CEDAE ao 2º Distrito, sobretudo ao Parque Andréa. Vale lembrar que em 2011 o senhor esteve aqui e condicionou essa obra a autorização para que a CEDAE por prazo de 20 anos explorasse a água do município. A concessão foi dada e a água, que segundo contratado deveria chegar ao Parque Andréa em dois anos, está onde?
*Estruturar a CEDAE com pessoal, ferramentas e instrumentos;
*Liberar os recursos da Saúde atrasados para beneficiar Hospital Darcy Vargas e UPA;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para a Jacuba;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para o Cajueiros;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para a Viçosa;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para o Sambê;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para o Loteamento Schueler;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para Lavras;
*Pavimentação, saneamento e abastecimento de água para a Mangueira, que também precisa de um aliado do porte do governo do Estado para pressionar o DNIT a cobrar da concessionária, Autopista Fluminense, a solução para os problemas que surgiram no bairro com a obstrução da saída das águas que irrigam a localidade que se tornaram criadouro de mosquito;
*Intervenção junto a ViaLagos, concessionária que administra a RJ – 124, para que ao longo do trecho que corta o município de Rio Bonito, alguns retornos sejam mudados, passarelas sejam construídas, entre outras necessidades;
*Novas instalações para o Detran, em terreno que há muito tempo está cedido pela Prefeitura ao Estado;
*Colocar, de verdade, o município de Rio Bonito na Região Metropolitana;
*Aumentar o efetivo de policiais civis e militares no município;

PS: A foto que eu uso para ilustrar esse texto é 14 de outubro de 2009, quando ao lado do então governador Sérgio Cabral (com o microfone), o senhor esteve aqui em Rio Bonito para assinar, com o então prefeito José Luiz Antunes, um convênio de intenções que previa a realização de quase todas essas realizações descritas acima.

Muito obrigado/Flávio Azevedo – Jornalista

domingo, 27 de setembro de 2015

“Os 10 Mandamentos”

Flávio Azevedo
“Os 10 Mandamentos” é uma telenovela brasileira produzida pela TV Record que estreou em 26 de março de 2015. A trama é uma das bem sucedidas estratégias da emissora que percebeu a insatisfação de milhares de espectadores insatisfeitos com a programação da TV Globo. Aliás, há anos as novelas globais vêm sendo criticadas por inúmeros setores da sociedade. “Os 10 Mandamentos” sucede sucessos como “A História de Ester”, “Sansão e Dalila”, “Rei Davi”, “José do Egito” e “Milagres de Jesus”. Com orçamentos cada vez mais robustos e volume de espectadores aumentando, as tramas ambientadas nas histórias bíblicas têm sido sinônimo de sucesso.

Ao longo dos últimos meses “Os 10 Mandamentos” tem conseguido a façanha de superar a audiência a novela global do mesmo horário. Não é segredo para ninguém a guerra por espectadores entre essas emissoras. Também está nítido que a TV Record tem sido uma pedra no sapato da TV Globo. Na área da teledramaturgia, a Globo é considerada a melhor do mundo. A Record, porém, tem incomodado, tem conquistado audiência e o principal: está oferecendo produtos padrão Globo de qualidade.

Aproveitando que a novela “Os 10 Mandamentos” estão em alta, eu gostaria de perguntar: “você conhece os 10 mandamentos?”. Sim, eu estou falando dos 10 mandamentos originais. Aqueles que foram escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues a Moisés enquanto o líder hebreu estava no Monte Sinai. A história está narrada no Livro de Êxodo, o segundo livro da Bíblia. Já os 10 mandamentos podem ser conhecidos se você ler o capítulo 20 do livro de Êxodo (versos 1 a 17).

Vamos conhecer os 10 mandamentos?

1 – Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.
2 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3 – Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
5 – Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6 – Não matarás.
7 – Não adulterarás.
8 – Não furtarás.
9 – Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10 – Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Vale lembrar que os quatro primeiros mandamentos falam sobre o respeito e a reverência a Deus. Já os demais (seis) falam sobre o respeito ao semelhante. Por isso, Jesus Cristo reduziu brilhantemente o conteúdo dos 10 mandamentos quando disse: “o primeiro mandamento é ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor, Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

Pense nisso!

sábado, 19 de setembro de 2015

Espetáculo “Estúpido Cupido” mergulha na inocência ‘transviada’ dos anos 60

Flávio Azevedo 
Quem viveu os anos 170 assistiu “Estúpido Cupido” e se lembra de Maria Tereza Muniz, uma jovem que sonhava ser Miss Brasil. A história, contada em 160 capítulos, era assinada por Mario Prata e acabou entrando para história da teledramaturgia brasileira pelo sucesso de audiência e por ter sido a última produção em preto e branco da TV Globo (os dois últimos capítulos foram em cor). Se você não lembra ou não era nascido na década de 70, a trama está em cartaz no Imperator, no Centro Cultural João Nogueira, no Meier, e traz no elenco a atriz Françoise Forton, que viveu a Maria Tereza, a Tetê, em 1976.

A trama é totalmente diferente, foi montada como musical e diverte o público nos 90 minutos de espetáculo. A trilha sonora é um espetáculo a parte. O público é embalado por canções como “Banho de lua”, “Lacinhos cor de rosa”, “Tetê”, “Broto Legal”, “Biquíni de bolinha amarelinha”, entre outros. Com 11 atores no elenco, 16 coreografias inspiradas no twist e em outros ritmos daquele tempo, “Estúpido cupido” não abandona o clima de comédia romântica, uma das marcas da trama na TV. 
Meu momento tiete juto dos atores do espetáculo. Ao lado de Françoise Fourton, a minha esposa. 
Com texto assinado por Flavio Marinho, a peça mantém o clima ingênuo que dominava a telenovela e “aqueles tempos”. A história se passa no século XXI. Tetê (Françoise Forton), ex-miss, transformou-se em uma atriz famosa e apresentadora de programa de TV. Por insistência da melhor amiga da escola, Ana Maria (Clarisse Derzié Luz), aceita ir a um reencontro da turma de colégio. A festa é temática: anos 1960 e 70. Tetê então reencontra a rival Wanda (Sheila Matos), o ex-marido Frankie (Aloísio) e uma antiga paixão, Teddy (Bonow) que chega de lambreta, acompanhado de sua jovem namorada de 21 anos, Danielli (Carla Diaz).

Desfilam no palco os tipos bom moço, bad boy de casaco de couro, a bad girl e as mocinhas comportadas, numa mistura de elementos que remetem a filmes como “Juventude transviada” (1955) e “Grease — Nos tempos da brilhantina” (1978).

O recurso dramatúrgico da festa de colégio funciona como um túnel do tempo, em que os personagens voltam ao passado, ainda que emocionalmente. Em cena, há uma realidade espelhada, com os personagens refletidos como eram na juventude. Apenas Carla Diaz, que vive Danielli, a namorada do gostosão Teddy, não tem um duplo, porque não viveu aquele momento que os outros revisitam. Segundo Marinho, ela é o próprio convidado bem trapalhão, numa referência ao filme de 1968 estrelado Peter Sellers em que o ator faz misérias em uma festa para a qual foi convidado por engano.

Serviço: Estúpido Cupido

Temporada: 14 de agosto a 20 de setembro, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h30
Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, nº 170 - Méier
Ingressos
Sextas: balcão e plateia sentada R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Sábados e domingos: Balcão R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) / plateia sentada R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Classificação etária: 10 anos

Maiores informações: (21) 2596-1090

Fonte: O Globo

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O cenário político de Rio Bonito e o que vem por aí

Flávio Azevedo

Depois das últimas derrotas no Judiciário e diante da provável perda de mandato e direitos políticos (seis anos), a prefeita de Rio Bonito ingressou com agravo regimental no STJ. O instrumento jurídico é chamado pelos técnicos da área de “agravinho” e já será analisado na tarde dessa quinta-feira (17/09), às 14h. O propósito dela é ganhar algum tempo no comando da Prefeitura de Rio Bonito. O meu pai dizia que “cada minuto que passa é um milagre que não se repete”. No caso da prefeita, cada dia a frente do Executivo representa a chance de cumprir acordos e atender compromissos assumidos em campanha (2012). Isso pode ser considerado uma vitória.

Não é segredo para ninguém, a montanha de processos que a prefeita tem na Justiça. Todavia, chama atenção a velocidade que esses processos, inertes há anos, passaram a tramitar nos últimos meses. Esse cenário nos permite algumas reflexões que não são palatáveis aos puxa sacos, mas são perfeitamente aceitáveis aos que não têm os olhos vendados pela ‘boquinha’. Um dos problemas dela é o amadorismo na condução da sua vida pública, característica que fica cada vez mais evidente. E não adianta orientar, porque ela se acha autossuficiente.

A certeza da impunidade, a confiança no poder de convencimento e a convicção de que os eleitores são tapados e interesseiros são os outros pilares da autossuficiência. Eu não sei se o amigo já percebeu, mas quem está no poder municipal (todos agem assim) suga aqueles que estão a sua volta e depois os abandona como se cospe uma goma de mascar que perdeu o doce. Esse fenômeno, porém, também acontece nas escalas de poder acima do âmbito municipal.

Com a crise de credibilidade que os partidos políticos enfrentam, as siglas partidárias iniciaram processos de renovação dos seus quadros. Entre eles está o PMDB, que é um caso à parte. Sempre coadjuvante, mas importante na tomada de decisões do país, boa parte delas contra o povo, o PMDB era aliado do PSDB, mas com a saída dos ‘tucanos’ se aliou ao PT. Isso gerou um desgaste assombroso ao partido, que vive mergulhado em escândalos, alguns deles investigados pela operação Lava Jato.

O que se percebe é que a principal representante do PMDB em âmbito municipal também se desgastou e não combina com a lógica de renovação que os partidos estão pretendendo para as próximas eleições. Diante desse cenário, quem formou novas lideranças recorreu ou está recorrendo a esses novos nomes. Mas e quem a vida toda trabalhou aniquilando as lideranças que ameaçavam surgir a sua volta? Essas pessoas ficaram sem opção e tendem a desaparecer.

Embora o PMDB não aguente mais o peso e o desgaste da sua principal representante, a saída dela, agora, pode colocar a Prefeitura no colo dos grupos políticos adversários. Assim, a única alternativa do PMDB é manter a prefeita no cargo e permitir o tiro de misericórdia num momento que os adversários não terão poder de se apresentar como opções palpáveis. Quando o tiro de misericórdia for disparado, a prefeita será substituída pelo vereador Marcos Luanda (muito bem votado na cidade nas eleições de 2014, quando foi candidato a deputado federal).

O vereador, hoje, olhado pela prefeita como adversário, entra no jogo sem ter adversário e o principal, sem ser aliado a ela. Por outro lado, o vice-prefeito, Anderson Tinoco (PSDB) não terá tempo de se viabilizar para concorrer ao pleito; e Matheus Neto (PR), esperando o ex-prefeito Mandiocão decidir se será candidato, acabará se inviabilizando. A estratégia do PMDB parece ser essa, resta saber eles combinaram com as outras siglas partidárias.

domingo, 13 de setembro de 2015

A população de rua e a lógica do próximo

Flávio Azevedo 
Não é uma fotografia tirada no Centro do Rio de Janeiro, mas em Rio Bonito.
Noite de sábado (12/09). Depois de assistir o espetáculo “Lisbela”, no Espaço Cultural Lona na Lua, minha filha e eu fomos lanchar no Trailer Amarelinho, na Praça Dr. Astério Alves de Mendonça, no Centro de Rio Bonito. Ainda dentro do carro chamou a nossa atenção a figura de uma pessoa deitada no chão. Estávamos diante de alguém que diariamente faz a calçada de cama, a soleira da porta de travesseiro e as marquises de abrigo.

A minha filha me olhou e perguntou: “pai, eu posso comprar um lanche para essa pessoa?”. Eu mostrei a ela um pratinho e uma garrafa de refrigerante ainda cheia próximo dela. No Amarelinho, o nosso amigo Leonardo explicou que quando ele chegou para trabalhar aquela pessoa já estava ali. Ele contou que um cliente fez exatamente o que a minha filha sugeriu: pediu dois lanches e levou um para aquela mulher. Depois que ele levantou, veio ao trailer, pediu mais comida e Leonardo a serviu.

É triste ver uma pessoa, sobretudo numa noite fria e chuvosa, dormindo ao relento. Por isso eu defendo a construção de um abrigo que receba essas pessoas. Mas a minha concepção de abrigo é diferente do que vejo ser oferecido. Esclareço aos amigos que eu sou técnico de enfermagem, conheço bem a dificuldade que é a relação com moradores de rua e tenho total consciência de que essas pessoas sofrem sérios transtornos metais, emocionais, sociais e espirituais. Essas situações as arrastam para essa condição existencial degradante. Todavia, impor uma lógica de existência que elas se recusam a viver tornam essas pessoas ainda mais alijadas do convívio social.

Todos nós sabemos também, que 99% dessas pessoas estão na rua, porque assim decidiram viver. Outra realidade é que vários desses indivíduos têm família, algumas, inclusive, com excelente condição financeira. Mas eu gostaria de me deter na questão do abrigo, que precisa ser um lugar que receba a pessoa, ofereça um banho, algo para comer e uma cama para dormir. No dia seguinte, se ela desejar ficar e se tratar ótimo! Se não quiser, paciência! Mas sem essa de obrigar o sujeito a “aceitar Jesus”, pegá-lo para criar; querer casar com ele etc.

Mas falando em Jesus, toda essa conversa me lembra da pergunta feita por Ele quando contou a parábola do Bom Samaritano (ilustração): “quem é o meu próximo?”. Segundo o fundador do cristianismo, “o próximo é quem usa de misericórdia com quem necessita”. Isso mostra que todos nós somos "o próximo" das pessoas que vivem em condição de vida degradante e marginal. Baseado nessa lógica eu afirmo não ser culpa da Prefeitura ou de qualquer governo essa situação, MAS DE TODOS NÓS!

O problema é que nós tentamos forçar as pessoas a “aceitarem Jesus”, quando o próprio Jesus não se impõe a ninguém. Ele fazia o milagre e o beneficiado ia embora. Ele morreu na cruz por todos e não apenas por aqueles que O aceitam. Ou seja, Ele fez a parte dEle e quem desejar aceitar ótimo! Deus respeita as escolhas das pessoas, mas nós não agimos da mesma forma. Temos o mau hábito de forçar a barra e queremos obrigar o sujeito a "aceitar Jesus".

Para provar o que digo, eu convido você a visitar a história dos 10 leprosos. Eles foram purificados por Jesus, mas o relato bíblico diz que apenas um deles retornou para agradecer. Todavia, Jesus não retirou a cura dos nove que não agradeceram o benefício que receberam. Ele apenas elogiou a iniciativa do que voltou para agradecer. Portanto, esse papo de não vou ajudar por causa disso e daquilo é a prova real de que no fundo nós não queremos é ajudar e não entendemos o sentido de “próximo”.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Zeca Novais

Flávio Azevedo
Centro do Rio de Janeiro. Ao fundo, um dos prédios ícones da Cultura brasileira, o “Theatro Municipal”, palco que contribuiu para imortalizar inúmeros artistas brasileiros. Ao meu lado, o meu camarada Zeca Novais, comandante do Espaço Cultural Lona na Lua de Rio Bonito. 

Para mim, hoje, Zeca é um ícone cultural da nossa cidade, da nossa Região, do nosso Estado. Aproveito a ocasião para destacar que Zeca Novais é um amigo de velha data e alguém por quem eu torço muito. Considero um amigo, um irmão...

Esse jovem sonhador tem crescido muito profissionalmente; é um cara que corre atrás pra caramba dos seus sonhos; e ao que parece, a sua ideia ‘maluca’ de espalhar uma Lona estrelada que oferece Cultura gratuitamente para as crianças rompeu de vez as fronteiras de Rio Bonito. Hoje, além da cidade sede, o Lona na Lua está em Silva Jardim, pode chegar a Tanguá e vai fincar sua bandeira em Rio das Ostras.

Parabéns Zeca Novais! Sucesso sempre meu camarada! Tenho orgulho de ser seu amigo e mais orgulho ainda de ser um dos que escreve a sua história!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O político/deus é criado pelo eleitor/torcedor

Flávio Azevedo

O Brasil começará a caminhar rumo ao desenvolvimento, quando o ELEITOR conseguir entender que ele não é TORCEDOR. É importante compreender que na qualidade de cidadão, ele deve analisar as ações do “político do seu coração” e deve ser livre para concordar com elas ou não. Discordar do “político do seu coração”, não significa que você não será inimigo dele. Significa que você tem cérebro, que não é “vaca de presépio” e não é um alienado imbecil.

No Brasil, boa parte do eleitorado torce pelo “político do seu coração”, como se ele fosse Flamengo, Vasco, Fluminense ou Botafogo. Isso é cultural e esse erro de concepção não será mudado por outro caminho que não seja a Educação. Por outro lado, sabedores dessa postura dos seus eleitores/torcedores, o cínico político se comporta como os reis da antiguidade. Esses políticos/deuses acreditam estar acima do bem e do mal e não aceitam ser corrigidos e/ou criticados, afinal, eles são seres divinos e Deus não erra.

O dia que não tivermos mais eleitor/torcedor e político/deus, o Brasil muda e para melhor!

O polêmico desfile cívico escolar em celebração ao Dia da Independência em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Amigos, independente do nosso posicionamento partidário e visão do momento político de Rio Bonito, nós não podemos deixar de cumprimentar os alunos da rede municipal, profissionais de Educação e funcionários do município de maneira geral que estiveram no Centro da cidade, na manhã dessa segunda-feira (07/09), para fazer acontecer a solenidade pelo Dia da Independência. Também é interessante agradecer aos riobonitenses, que por curiosidade sobre o que iria acontecer ou para prestigiar os seus filhos que desfilaram, prestigiaram o desfile.

Aos puxa sacos, buchas e bobalhões, eu aviso que o meu estarrecimento não é motivado pela realização do desfile cívico escolar em celebração ao Dia da Independência, mas o cancelamento do evento que deveria ser realizado em 7 de maio, em celebração ao aniversário de 169 anos de emancipação politico-administrativa Rio Bonito.

O cancelamento do tradicional desfile de sete de maio e a realização do desfile de sete de setembro, que há muito tempo perdeu a sua tradição, nos permite acreditar que o cancelamento do evento em maio foi estratégia política e tentativa de esvaziar o movimento dos profissionais de Educação, que havia sido programado para aquela oportunidade.

Isso salta aos olhos, porque as crianças continuam sem uniforme, os profissionais de Educação seguem insatisfeitos, a popularidade da mandatária segue no padrão Dilma de qualidade (caindo), mas nada disso impediu a realização do “Desfile da Independência”. A única diferença é que em maio, os profissionais de Educação anunciaram manifestações, início de greve e, hoje, não.

Não podemos permitir, porém, que o cenário político conturbado que Rio Bonito atravessa e a administração pífia da nossa cidade, nos impeçam de celebrar o Dia da Independência, nos impeçam de cumprimentar os alunos e profissionais que estiveram, debaixo de chuva (vestidos de preto, de branco ou de rosa), presentes no evento; e nos impeçam de agradecer a quem compareceu.

Quanto a argumentação de simpatizantes do governo, de que os críticos são parasitas? Bem, já fazem cerca de 20 anos que concluí o curso técnico de enfermagem, mas eu acho que a definição de “parasita” que eu estudei naquele tempo não mudou. Até onde eu sei, “os “parasitas” são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro”. Vale lembrar que todas as doenças infecciosas que atingem os seres vivos (animais e vegetais) são causadas por um “parasita”, que por vezes suga o hospedeiro até a morte. Analisando esse conceito cientifico sobre os “parasitas”, fica muito nítido quem realmente são os verdadeiros “parasitas”.

#valorizeriobonito #riobonitopedesocorro

sábado, 5 de setembro de 2015

Padrasto mata enteado com golpe de foice em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Aos amigos que estão me perguntando sobre uma tragédia familiar que ocorreu na noite dessa sexta-feira (04/09), na Bela Vista, em Rio Bonito, infelizmente, é fato. Segundo informações dos vizinhos e pessoas próximas, o padrasto encontrou o enteado agredindo a mãe. O jovem seria usuário de drogas e a recusa da mãe em oferecer dinheiro, provavelmente para ele comprar mais drogas, seria a razão da agressão.

O padrasto foi defender a mulher. Iniciou se uma luta entre o enteado e o padrasto. Munido de uma foice, o padrasto desferiu golpes no jovem. Um dos golpes teria atingido o braço do enteado e o outro a cabeça (o golpe fatal). Alguns vizinhos que estiveram no local disseram que encontraram o jovem, que é conhecido como Tartaruga, ainda agonizando.

Não estamos aqui para julgar, mas não podemos nos furtar de tocar no assunto das drogas, essa desgraça que tem destruído famílias, encurtado vidas e aniquilado futuros. Até quando nós seremos tolerantes com as drogas? Até quando vamos fazer cara de paisagem diante dessa desgraça? Que tal parar de olhas o filhos dos outros e observar os hábitos dos nossos filhos? As pessoas devem ser amadas, abraçadas, mas os atos precisam ser corrigidos e mudados.

Aos pais, às mães, aos tios e tias, padrastos e madrastas; avós, irmãos, filhos, sobrinhos... Se alguém próximo de vocês sofre com o flagelo das drogas, por favor, ajude! Não finja que você não sabe ou não está vendo. Nos acostumamos com a lógica do “não é problema meu” e do “eu não tenho nada com isso”... Esse tipo de postura nos faz pecar um dos piores pecados: a omissão.

A droga, mesmo para quem não é usuário, é problema nosso, pois os seus efeitos atingem a todos nós. Diante de reflexões dessa natureza é comum encontrarmos argumentações de cunho libertário e anárquico, que defendem o uso das drogas. Acrescento que defende essa desgraça, o usuário de drogas, quem lucra com elas ou quem acha interessante apoiar para causar polêmica. Pensemos nisso!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Meu amigo de Brasília!

Por Victor Hugo Ximenes 
Tenho um grande amigo que fiz nas minhas andanças por Brasília. Lá ele me ensinou um monte sobre os meandros e os bastidores, coisas que até eu, já com certa experiência no ramo, duvidava que pudesse existir. Com tantos ensinamentos naquele mundo de possibilidades, nos tornamos próximos.

Meu amigo era muito esperto, digo, inteligente. Raposa velha, como dizem. Nada era impossível para ele, que sempre tinha um atalho para tudo e resolvia todo o tipo de problemas. Muito solícito, inclusive comigo, que mal conhecida, mas já dizia considerar pacas.

Quando já não havia maneiras de admirá-lo ainda mais como profissional, comecei a conhecer seu lado humano e caridoso. “Que ser humano fantástico”, falava com meus pares a respeito dele. Mesmo trabalhando incansavelmente, ele ainda fazia orações no escritório durante o expediente, com a presença de líderes religiosos de toda a parte do país que o visitavam em caravana. “A palavra de Deus é muito importante e não pode faltar. Isso lava a alma”, costumava dizer.

Dinheiro não era problema para ele, e apesar de nunca tê-lo visto colocando as mãos no bolso, seus amigos jamais deixavam Brasília de mãos abanando. Sempre tinham seus pedidos e queixas resolvidos à jato, com simples telefonemas, alguns não tão amistosos.

Ele tinha tanta preocupação comigo, que até achava estranho. Me ajudava a resolver vários problemas com uma facilidade impressionante e não pedia nada em troca, apenas ajudas esporádicas com documentos protocolares. Nada demais.
Homem religioso, íntegro e defensor da família. É claro que uma amizade dessas desperta a ira dos invejosos, que tentam destruí-la com mentiras. Não acreditem em nada do que estão falando! Coisa de gente inescrupulosa e que não tem Deus no coração. Estaremos juntos até o fim!

PS: Victor Hugo Ximenes é jornalista e colunista do jornal Folha da Terra, de Rio Bonito. Esse texto foi publicado na edição 774, publicada em 22 de agosto de 2015. A sutileza e o sarcasmo presente na narrativa me fizeram lembrar alguém que era mestre nesse tipo recado: Leir Moraes. Parabéns Victor Hugo!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Desordem e retrocesso!

Flávio Azevedo
Na próxima segunda-feira (07/09), a Prefeitura de Rio Bonito promove um desfile em homenagem ao Dia da Independência. Na ocasião, representações das escolas municipais vão participar da solenidade, que não contará com nenhuma unidade estadual e particular. Segundo fontes, manifestações e protestos, por conta da atual situação administrativa do município, são aguardadas.

Pais de alunos reclamam que em 33 meses de governo, apenas em 2013 novos uniformes foram entregues para os alunos. A falta de material didático e de trabalho é outra queixa de pais, alunos e profissionais de Educação. Merenda de qualidade, salários dignos para os profissionais de Educação (piso nacional) e investimento na infraestrutura das escolas, são melhorias anunciadas a plenos pulmões em campanha (2012) e aguardadas com ansiedade por “docentes” e “discentes”.

O curioso é que reuniões já estão sendo feitas pela mandatária com grupos de pessoas e lideranças. O argumento é que “preciso de mais quatro anos para cumprir as promessas de 2012 que não saíram do papel”. Acredite se quiser!

Seu Madruga... O maior!

Flávio Azevedo 

O célebre personagem, Seu Madruga, interpretado por D. Ramón Valdés.
Estaria completando mais um ano de vida nesse dia 02 de setembro, aquele que para mim é um dos maiores atores da história do cinema, sobretudo da comédia. Ele nasceu na Cidade do México em 1923 e foi batizado como Ramón Valdés. No Brasil, nós o conhecemos como Seu Madruga, célebre personagem do seriado Chaves. Segundo os críticos, Seu Madruga acabou tendo mais destaque e fãs que o próprio Chaves, personagem principal do seriado. “D. Ramón”, como era chamado, faleceu aos 64 anos, em 09 de agosto de 1988, vítima de câncer no estômago. Fumante inveterado, os médicos dizem que o tabagismo foi a causa da doença que matou o ator.

Paulo Francis tinha razão...

Flávio Azevedo 
O jornalista Paulo Francis
Um dos grandes jornalistas da história da Comunicação Social no Brasil, Paulo Francis, estaria completando, hoje, 84 anos. Nasceu no Rio de Janeiro em 1930 e acabou se sagrando como um dos maiores jornalistas do país. Francis faleceu aos 66 anos, em 4 de fevereiro de 1997. Uma morte recheada de absurdos, sobretudo por conta das razões que desencadearam o ataque fulminante que o matou.

Participante do programa, “Manhattan Connection”, transmitido pelo canal GNT, Paulo Francis propôs a privatização da Petrobras e justificou a sua posição com o argumento de que os diretores da estatal possuíam US$ 50 milhões em contas na Suíça. Por conta da declaração, ele foi processado, já que não apresentou provas.

Ciente que seria condenado a pagar indenização milionária aos “santos” diretores da Petrobras, ele entrou num estado de estresse profundo que provocou o ataque cardíaco. O curioso é que 18 depois da morte de Paulo Francis, a Petrobras está mergulhada num escândalo de desvio de recursos que se aproximam dos R$ 6 bilhões.

É... Parece que o velho Paulo Francis tinha inteira razão quando classificou como “ladrões”, os escrotos diretores da Petrobras. Eu acrescento o termo mafiosos, safados, bandidos, marginais, escroques etc.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Psicopatas... Eles estão por aí!

Flávio Azevedo 
Quando me preparava para ser técnico de enfermagem, eu estudei uma matéria chamada Psiquiatria. Entre muitas doenças e transtornos mentais, nós aprendemos sobre os psicopatas. Há quem relacione o termo “psico” a ´palavra grega “psique”, usado para falar sobre alma e espírito. Já o termo “pata” deriva de “patia” que significa “mórbido”, “padecimento”, “moléstia”. O psicopata (espírito doente) tem marcas muito próprias: desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e/ou culpa para atos cruéis e inflexibilidade diante de castigos e punições.

A Psiquiatria aponta que os psicopatas geralmente são do sexo masculino, mas a doença também atinge as mulheres. A favor do psicopata está o fato de que a sociedade entende a postura antissocial como o principal sintoma do psicopata, o que não é verdade. Disfunções cerebrais (biológicas) ou traumas; predisposição genética; e experiências mal resolvidas (sobretudo na infância); são as origens da doença. Nos homens, o transtorno é sempre mais evidente que nas mulheres, que por serem indivíduos mais passivos e discretos, a doença acaba passando despercebida.

O cinema e a ficção se encarregaram de confundir ainda mais o entendimento popular sobre os psicopatas, que sempre são associados ao temido “serial killers”. Curiosamente, os estudiosos da Psiquiatria afirmam que um número muito pequeno de psicopatas manifesta comportamento violento e/ou assassino. Mas todos eles são manipuladores, fingem ter sentimentos genuínos em relação às pessoas, conquistam com facilidade a simpatia dos outros e, por vezes, alcançam cargos relevantes onde exercem poder. Os psicopatas também são impulsivos e destemidos, características que os impede de ouvir conselhos e refletir sobre os seus atos condenáveis.

A história humana está repleta de psicopatas, entre eles podemos destacar Herodes, Nero, Calígula, Hitler, entre outros. Com o advento das novas tecnologias, os psicopatas encontraram novas formas de atormentar suas vitimar pessoas. O escritor, poeta, filósofo e professor, Heribaldo de Assis; comenta que eles se apropriam das ferramentas de comunicação, do espaço virtual (internet), para cometer diversos crimes e “Bulliyng Virtual”.

Ainda segundo Heribaldo, entre as manifestações do psicopata estão “fazer print de conversa alheia para expor”; “se apropriar de fotos intimas das pessoas e torná-las públicas”; e “manipular seguidores virtuais para que eles cometam crimes e persigam pessoas”. O escritor destaca o risco que consiste proteger os psicopatas e destaca que essas pessoas devem ser enxergadas como doentes e não como pessoas admiráveis e exemplo a serem seguidos. Ele acrescenta que “o psicopata deve ser identificado e tratado, para o bem da sociedade, para o bem da humanidade e para o bem da paz”.