quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Varguismo, Lulismo e a crise como combustível para um golpe de Estado no Brasil

Flávio Azevedo 
Boris Fausto e Daniel Aarão, a esquerda e direita da jornalista, respectivamente.
O programa “Entre Aspas” da Globo News, apresentado pela jornalista, Mônica Waldvogel, recebeu nessa terça-feira (29/12), o historiador e cientista político, Boris Fausto; e o professor de história contemporânea, Daniel Aarão Reis, duas feras que analisaram o momento de crise que o Brasil atravessa e os seus possíveis desdobramentos. 

Ambos analisam a postura do Partido dos Trabalhadores quando surge no início dos anos 80 e também do seu líder, o ex-presidente Lula. Vale à pena acompanhar a análise de Boris e Aarão, sobretudo o comparativo histórico que eles traçaram entre o Varguismo e o Lulismo.

Mediados pela perspicaz jornalista, Mônica Waldvogel, Boris e Aarão também falaram sobre a consolidação da Democracia no Brasil; o funcionamento das instituições de controle; as possibilidades de golpe de Estado, como já aconteceram em outros momentos de crise no país; uma intervenção militar, outra possibilidade golpista acariciada por muitos brasileiros; a postura da população diante desses cenários; entre outros temas.

Ainda segundo os historiadores, uma das críticas da atualidade é a ausência de lideranças que liderem as massas, que por outro lado, é o principal combustível para um golpe. Na análise dos historiadores, esse vazio de liderança acaba sendo benéfico, porque corrige a deformidade de se resolver os problemas através de uma “Salvador da Pátria”, fazendo a população entender que só através do comunitarismo e da perseguição aos interesses coletivos é possível superar crises e mudar realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário