sábado, 18 de julho de 2015

Os bastidores da eleição e comando do Hospital Regional Darcy Vargas

Flávio Azevedo 
Na manhã desse domingo (19/07), os associados do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) se reúnem em assembleia para escolher o novo comando dessa instituição que tem 72 anos de fundação e 53 de funcionamento. Segundo fontes, apenas uma chapa, encabeçada pelo empresário, Silvino Flores, foi registrada. As vice-presidências serão compostas por Elmo Marques da Cruz, Carlos Augusto Albuquerque e Marcio Soares, respectivamente. Na tesouraria, Djalma de Paula e Walter Terra. Na Secretaria, Marcelo Benevides e Leilton Abrahão. Na procuradoria da instituição, o advogado Saulo Borges.

O Conselho Fiscal passará a ter a seguinte composição: Aníbal Nogueira, Antônio José Alfradique, José de Aguiar Borges, Marcelo Cardoso, Cleuma Balbi, Luiz Osmar Vieira, Rozany Meirelles, Paulo Carvalho, José Ronaldo Ferreira e Edson Araújo.

A expectativa dos grupos políticos que acompanham as notícias que envolvem o HRDV é pela natural força que a prefeita Solange Almeida ganha no comando da instituição, uma vez que boa parte dos nomes têm ligações com a chefe do Executivo. Sinceramente, eu duvido muito que ela tenha vida fácil, mesmo com uma diretoria formada por “amigos”, uma vez a ordem maçônica segue predominando os principais cargos de comando da unidade hospitalar.

Se existe um grupo forte e que sabe atuar nos bastidores de qualquer setor e poder, esse grupo é a Maçonaria. Em vários momentos da historia da humanidade isso fica evidente! Cabe lembrar que há anos a ordem tem maioria nos assentos de comando do HRDV e essa é a razão da derrocada política dos grupos, Mandiocão e Solange, nas tentativas frustradas de comandar o hospital.

Penso que toda e qualquer tentativa de colocar “amigos” na direção do HRDV, sob a expectativa de alcançar o comando da casa, jamais irá frutificar diante dos laços de “irmandade” dos integrantes da Maçonaria. Estamos falando de laços muito mais sólidos que acordos políticos. Eu tenho certeza que o “canto da sereia”, característica natural aos políticos, nunca surtirá efeito sobre aqueles que contam com o “Olho da Providência” como amuleto.

O HRDV é uma entidade que representa poder. É uma entidade que movimenta um valor da ordem de R$ 2 milhões por mês; oferece cerca de 400 empregos; e caso queira tem legitimidade para determinar quem vive e quem morre. Quem comanda essa casa tem poder e se não souber lidar com esse poder destrói vidas, inclusive, a dele próprio.

Estudei, pesquisei, conversei e li bastante sobre a história da Maçonaria, uma ordem milenar. O que aprendi estudando sobre a ordem é suficiente para que eu finalize esse texto com a seguinte provocação: o revezamento de Mandiocão e Solange na Prefeitura de Rio Bonito continua enquanto a Maçonaria entender que deve continuar. O comando nos demais cargos e funções importantes da nossa cidade também segue essa lógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário