quarta-feira, 24 de junho de 2015

A discussão ‘gênero’ ou ‘sexo’ é mais uma perda de tempo que não diminui a ‘intolerância’

Flávio Azevedo 
Propostas pedagógicas que incorporam conteúdos sobre sexualidade, diversidade quanto à orientação sexual, relações de gênero e identidade de gênero foi a polêmica do PME em todo Brasil
Os municípios brasileiros estão envolvidos na aprovação dos Planos Municipais de Educação. Analisando reportagens sobre o tema, eu observei que os debates sobre o financiamento da Educação; as metas que se pretende alcançar; a evasão escolar; o modelo pedagógico; deram lugar a uma discussão sobre “gênero”, que debate a questão da sexualidade das pessoas. É que algumas correntes defendem que as pessoas não sejam mais identificadas pelo ‘sexo’ (feminino ou masculino), mas pelo ‘gênero’, onde o ela poderá se apresentar conforme a sua ‘orientação’ sexual.

Amigos, eu creio que o Brasil está é perdendo muito tempo nessas discussões que envolvem apoio aos gays ou guerra aos gays. Está nítido que a “intolerância” que vemos permeando esse debate é fruto exatamente da falta de Educação, inclusive, a educação familiar. No caso do Plano Municipal de Educação, o que se percebe é que enquanto se discute o “sexo dos anjos”, a Educação, o que realmente interessa, está sendo deixada de lado.

Concluo destacando que se o homem gosta de pessoas do mesmo sexo, ele continuará sendo “masculino” e não há mudança de sexo (cirúrgica) que mude isso. Se a mulher gosta de mulheres, ela continua sendo “feminino” e não há como mudar essa lógica. Definitivamente, as maneiras da pessoa se relacionar sexualmente não mudam a natureza dela. Quem é homem é homem; quem é mulher é mulher, independente das suas escolhas ou opção sexual.

Agora vamos discutir o financiamento e a estrutura da Educação em nosso país, para que as futuras gerações, como a atual, não sejam tão intolerantes diante do diferente.

Um comentário:

  1. Enquanto se discute coisas quase banais, a corrupção come solta, os desvios das verbas para educação escoam por ralos e os profissionais da área começam mudar de profissão.A educação vai se perdendo dia a dia.

    ResponderExcluir