domingo, 8 de março de 2015

O que acontece na Educação de Rio Bonito?

Flávio Azevedo

Postagens no Facebook reclamam os absurdos que estão acontecendo na Educação.
Afinal de contas, o que está acontecendo com a Educação do município de Rio Bonito? A cidade, na última semana, apareceu em rede nacional de maneira vexatória e vexaminosa. Estamos falando da história do processo seletivo simplificado que pretendia selecionar pessoas para atuar em nove cargos da pasta da Educação. Os níveis eram superior, médio e fundamental, mas as três modalidades contaram com uma prova que não passou de uma piada de péssimo gosto. Aliás, também podem ser classificadas como “deboche”, as explicações sobre o motivo da prova ser tão ridícula. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Lucy Teixeira, não foi possível formular provas diferentes para os três níveis de escolaridade, porque a pasta não tem profissionais suficientes para elaborar e corrigir os exames. 
– Seguimos dentro da legalidade. O processo é simplificado mesmo. E foi uma opção nossa aplicar a mesma prova para os diversos cargos, pois nossa comissão é pequena. A prova foi só para atender ao decreto e, além disso, eliminar as pessoas que não têm noção nenhuma – declarou a secretária.

Farsa, processo indicativo, piada, comédia, loucura, combinação; foram as palavras mais usadas por quem comentou o assunto nas mídias sociais. O jornal O Dia e a TV Bandeirantes estiveram em Rio Bonito para conhecer a história da prova do processo seletivo. Quem ama Rio Bonito e deseja o melhor para o município está envergonhado. O certame é tão controverso, que pode ser tema de investigação do Ministério Público (MP), provocado a investigar o assunto pelo presidente do diretório municipal do PT, Jorge Wallace Bretas, que entrou com requerimento para a abertura de inquérito civil investigatório, na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (São Gonçalo).

Diante de tantos relatos de indignação popular, logicamente, deixando de lados os puxa sacos que dizem estar o governo no caminho certo, o que está dizendo a prefeita da cidade? O que está dizendo a secretária de Educação (e não venha com as respostas absurdas, incompreensíveis e cheias de tecnicismo)? O que está dizendo, sobre esse assunto, o poder Legislativo, em Rio Bonito, composto por 10 vereadores? O que estão dizendo a sociedade civil organizada? Até, agora, somente o diretório do PT buscou o socorro do MP. O que estamos dizendo, você e eu?

Sim amigos, a Educação precisa de mais, muito mais. Criticar por criticar, não vai ajudar. Defender por defender, também não. Fingir que não está acontecendo nada também não. A verdade é que precisamos de ação, trabalho e, sobretudo responsabilidade com os alunos. Professores, merenda, infraestrutura para as escolas e remuneração decente para os profissionais de Educação; são as primeiras prioridades para o setor. Todavia, refletir sobre tudo isso olhando a Educação como política pública ou direito, e não como negócio, já seria um avanço considerável.

Não se ganha dinheiro com Educação, mas as pessoas que mandam não abrem mão dessa lógica, porque o olho é grande, o escrúpulo é nenhum e o interesse pelo outro é zero. Que a ridícula prova do processo seletivo seja um fator motivacional para corrigirmos deformidades, esquecermos diferenças de pensamento e nos concentrarmos na Educação e nos verdadeiros patifes que exploram o setor de maneira criminosa e cínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário