terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Rio Bonito cria DOI-CODI para monitorar críticas nas mídias sociais

Flávio Azevedo 
Essa foto é histórica e mostra a Ditadura Militar em ação. Hoje, os militares se foram, mas a ditadura continua atuando e usa os artifícios mais sórdidos para silenciar divergentes e atingir os seus objetivos. 
Segundo informações de funcionários da Prefeitura de Rio Bonito, sobretudo os efetivos que participaram da gestão anterior, a perseguição está rolando solta no atual governo. Também está sendo perseguido quem participou da campanha vitoriosa, entrou no governo, mas por variadas razões acabou saindo ou sendo convidado a se retirar.

O mais grave, porém, vem agora. O governo está utilizando uma ferramenta que se assemelha ao Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), um dos aparelhos de repressão da extinta Ditadura Militar, regime político que parece estar de volta em Rio Bonito. Nos “Anos de Chumbo”, o DOI-CODI tinha o objetivo de identificar e eliminar os pensamentos contrários ao Regime Militar.

Para coordenar as ações de repressão foi criado o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). O que observamos é que o DOPS versão Rio Bonito tem o objetivo de monitorar postagens em mídias sociais, com destaque para o Facebook. Como se não bastasse o patrulhamento sobre o que a pessoa está postando e/ou compartilhando, até as curtidas estão sendo vigiadas pelo DOPS/RB. Mensagens “in box” alertam e ameaçam quem curte, sobretudo as minhas postagens e comentários.

Concluo com uma sugestão: ao invés de tomar conta do Facebook dos outros, essa turma deveria governar, porque a cidade está entregue as traças! Que tal esse DOPS analisar as contas do município para descobrir “cadê o dinheiro que estava aqui?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário