quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Luciano Lúcio garante que consulta ao Tribunal de Contas vai nortear ações do Legislativo de Tanguá

Flávio Azevedo 
Vereador Luciano Lúcio (D) conversa com o presidente do TCE/RJ, Jonas Lopes sobre a condução do poder Legislativo.
A realização de Concurso Público da Câmara de Tanguá; a abertura e a condução de processos licitatórios para atender a Câmara de vereadores; a realização de projetos políticos e culturais na sede do poder Legislativo; e orientações gerais; foram os temas do encontro do presidente do Legislativo tanguaense, vereador Luciano Lúcio (PSDB), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Júnior. O encontro ocorreu na manhã dessa quarta-feira (04/02), na sede do TCE, no Centro do Rio de Janeiro.
– Basicamente nós fomos até o Tribunal de Contas Fazer uma consulta, tirar dúvidas e buscar orientações sobre os meus atos no comando do Legislativo de Tanguá. Como eu tenho dito, eu quero fazer um trabalho sério; dando aos meus pares, estrutura de trabalho, mas nunca é demais lembrar que qualquer Ato da presidência leva a minha assinatura. Além de lutar para estruturar e potencializar o mandato dos vereadores, eu pretendo aproximar o Legislativo da população – disse Luciano, acrescentando que ficou muito impressionado com a atenção que recebeu do presidente do TCE.

A intenção do encontro, segundo o vereador, foi saber o que se pode ou não fazer e como fazer na condução do Legislativo, “porque é preciso mudar a forma de administrar o poder Legislativo, que é o maior instrumento de fortalecimento da democracia, mas que nos últimos anos acabou caindo em descrédito com a opinião pública por uma série de razões”. Ele lembrou que para fortalecer a Câmara de Tanguá é preciso realizar uma série de ações, mas ele discorda de algumas orientações.
– Tem coisas que eu não concordo, por exemplo, devolver recurso para o poder Executivo no fim do ano, porque o dinheiro do Legislativo tem que ser do Legislativo. Na minha campanha interna para presidente da Casa, eu disse aos meus pares que potencializaria o mandato dos vereadores, mas é preciso fazer isso da forma correta. Alguns aconselhamentos do meu corpo técnico eu discordo, por exemplo, não poder realizar três, quatro licitações ao mesmo tempo. Fiz esse questionamento ao presidente do TCE e ele disse que não existe nenhum problema se tudo estiver dentro da legalidade – frisou Luciano. 
No encontro com o presidente Jonas Lopes de Carvalho Júnior, o parlamentar também aproveitou para aprender com a experiência do conselheiro presidente do TCE. No seu terceiro mandato a frente do Tribunal, ele realizou concurso público depois de 14 anos, vem fazendo uma série de investimentos, como a construção da Escola de Cursos do TCE, e sempre respaldado pela lei. “O concurso do TCE, por exemplo, quem fez foi o Ministério Público; e eu gostaria de fazer o concurso da Câmara de Tanguá com uma entidade de respeito também, como a UFF, a Fesp, ou a Fundação Getúlio Vargas, para que as pessoas entendam a seriedade do certame”, disse Luciano, acrescentando que uma das orientações do presidente do TCE é não realizar o concurso público com cadastro de reserva.

O presidente do TCE colocou a disposição do presidente da Câmara de Tanguá todo corpo técnico do Tribunal para orientar a equipe técnica do Legislativo tanguaense. “A forma de abrir e conduzir processos, a forma de formular uma proposta, como fazer para digitalizar as nossas leis para que elas estejam no site da Câmara, tudo isso ele nos orientou, inclusive, ele também tem uma empresa que cuida da digitalização das resoluções e documentos do TCE. A terceirização de serviços que ofereçam atividade meio e fim também foi alvo da nossa conversa”, disse Luciano Lucio, ressaltando que “o posicionamento de vanguarda do presidente do TCE certamente vai orientar os meus Atos no comando do Legislativo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário