domingo, 11 de janeiro de 2015

Segundo Distrito de Rio Bonito – O Nordeste é logo ali

Flávio Azevedo 
O relato a seguir é uma prova que precisamos acabar com esse revezamento de comando que existe na Prefeitura de Rio Bonito. Nesse sábado (10/01), na companhia do amigo Alex Hudson, eu visitei a localidade que chamam de “90”, no Segundo Distrito. A localidade, principalmente o “90”, sofre com a falta d’água, porque em todas as suas etapas, os prefeitos não foram coerentes e responsáveis.

As casas do “90” começaram a ser construídas na segunda gestão Solange Almeida (2004), que as iniciou sem as licenças devidas e sem se preocupar com o abastecimento de água da população que moraria ali. Ela saiu e entrou Mandiocão, que em oito anos, conseguiu ampliar as “90” casas para 127 moradias, conseguiu os licenciamentos, pavimentou o local, mas também não cuidou do abastecimento de água. 

Nesses oito anos (2005/2012), as obras se arrastaram e somente no último ano, 2012, as moradias foram entregues e ao apagar das luzes, de maneira atabalhoada, sem o tal abastecimento de água, sem energia elétrica; e numa correria desnecessária, porque isso deveria ter sido resolvido nos seus oito anos de governo.

O curioso é que a prefeita Solange retornou, resolveu questões assistenciais, mas não estruturais. Depois de dois anos, o governo patina na questão do fornecimento de água, um artigo de primeira necessidade. Conseguimos ver a existência de um mecanismo para levar água a população do "90" (na foto à esquerda), mas ele não funciona. 

Moradores denunciam que, hoje, o Parque Andréa e, sobretudo o “90”, vive uma política nordestina, onde a água chega através de caminhão pipa. Segundo os moradores, a prestação desse serviço é de ordem política, porque a água é levada apenas a eleitores de "A" e "B". Já quem votou em "C" e "D" fica sem água. 

O que fica nítido é que o nascedouro das ilegalidades é a incompetência administrativa dos governos municipais, que nesse aspecto, está de mãos dadas a ineficiência do governo estadual, uma vez que a realização da obra é do governo do Estado, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PADEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário