sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prefeita Solange Almeida, por favor, renuncie!

Meu nome é Flávio Azevedo, brasileiro, riobonitense, filho de família humilde da Serra do Sambê. Aproveitando que vários atores e personalidades públicas estão usando esse modelo de manifestação ao tratar de assuntos relacionados ao país, na qualidade de jornalista e comunicador – um dos mais conhecidos de Rio Bonito – venho usar esse expediente para fazer um pedido a senhora prefeita Solange Almeida. Eu sei que não será fácil atender a minha reivindicação, mas peço acreditando na sua boa fé e reunindo as minhas últimas gostas de esperança de que a senhora também deseja ver Rio Bonito se tornando um município mais justo, mais desenvolvido e, sobretudo, mais igualitário.

Confesso que não é possível fazer muitas análises em relação aos governos municipais de Rio Bonito, porque nos meus 40 anos de vida, o nosso território foi governado somente por quatro pessoas (Maria Luiza Cid Loureiro, que substituiu Aires Abdala, ficou tão pouco tempo que nem sei se vale contar). Tenha certeza que o meu texto está amparado no desejo de milhares de riobonitenses, inclusive, muitos que votaram na senhora nas eleições de 2012. O meu pedido, prefeita, é que a senhora: RENUNCIE.

Eu gostaria de destacar que em agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas tirou a própria vida. Ele culpou os “tubarões” e deixou um bilhete dizendo que preferia o suicídio a se render aos que tentavam convencê-lo a tornar o país um clube de amigos. Cerca de 20 anos depois, o presidente Jânio Quadros, alegando atrito com “forças ocultas”, renunciou o mandato. Ele revelou que “desejou um Brasil para os brasileiros”, mas saiu porque esse modelo de gestão afronta a corrupção, a mentira e a covardia.

Assim, quando faltam dois anos para o termino do seu mandato, a senhora, é claro, sabe que não realizou 1% do que Rio Bonito precisa. Eu não sei se a senhora já se deu conta disso, mas no último dia 1º de janeiro, iniciou-se o terceiro ano da sua gestão, que até aqui tem sido sofrível para a coletividade. Batem palmas aqueles que de alguma maneira estão sendo beneficiados. A sua gestão tem desprezado a coletividade e privilegiado meia dúzia (aqueles que induzem a senhora acreditar que tudo está ótimo). Caso não acredite, caminhe pelas ruas – sem os seca pimenteiras que andam ao seu redor – e ouça a população, sobretudo aqueles que acreditaram nas suas propostas na campanha de 2012.

A verdade prefeita, é que até algumas pessoas que estão bem próximas da senhora também querem vê-la RENUNCIANDO. Sendo assim, eu reforço aqui esse pedido: RENUNCIE. Por favor, renuncie à corrupção, os corruptores, os corrompíveis e os corrompidos. Renuncie à política rasteira do toma lá dá cá; as escandalosas faltas remédios e as filas de chefes de família e donas de casa nas portas de escolas, simplesmente porque querem matricular os seus filhos na rede municipal. Renuncie e falta de merenda. Renuncie as ruas escuras, as escolas sucateadas, a falta de exames e a essa queda de braço perversa entre Hospital Regional Darcy Vargas e Prefeitura.

Prefeita, nós imploramos, renuncie o excesso de secretarias, de assessorias especiais e de cargos no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito. Renuncie os compromissos de campanha, sejam eles estabelecidos com figurões ou figurinhas. Renuncie as compensações escusas, o apadrinhamento político, os parasitas, os morcegos e a falta de valorização do seu quadro de funcionários efetivos. Renuncie à falta de planejamento e as iniciativas atabalhoadas. Renuncie o assistencialismo e o empreguismo. Renuncie à falta de políticas públicas de Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Esporte e Econômica. Renuncie o desemprego e as políticas compensatórias que encabrestam e alienam a população. Renuncie os parceiros do mal e a forma de governar ultrapassada e centralizadora. Renuncie as ameaças e as perseguições aos que discordam da sua forma de governar.

Não há dúvidas de que essa RENUNCIA vai escrever o seu nome de maneira única na história política de Rio Bonito. Não quero que tome decisões extremadas como Getúlio Vargas e Jânio Quadros. Mas fazer diferente do que sugiro é RENUNCIAR o município. O meu pedido é que a senhora GOVERNE, mas faça isso com aqueles que te criticam e que apontam os seus erros. Não precisa nomear nenhum deles, mas leia e preste atenção no que eles dizem e escrevem, porque todos os seus críticos buscam uma cidade melhor. Que essas palavras façam guarida no seu coração e, por favor, não permita que os seus puxa sacos deturpem o real sentido do que acabo de escrever! Feliz Ano Novo!

Flávio Azevedo Ribeiro (quem desejar compartilhar fique à vontade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário