quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Moradores do Boqueirão ficam sem energia elétrica por mais de 17horas

Flávio Azevedo 
Enquanto muita gente se divertia com as luzes e os fogos de artifício pela passagem de mais um ano, esse era o cenário no bairro Boqueirão em Rio Bonito.
Em meio a confraternizações de fim de ano, reunião de amigos e familiares, marcas comuns dessa época; um problema corriqueiro tirou o brilho das comemorações dos moradores do Boqueirão, bairro de Rio Bonito. Moradores da localidade reclamam do descaso da concessionária de energia elétrica (Ampla) diante da queda de energia. Também chama atenção, o que não é novidade, o péssimo atendimento ao consumidor no momento que ele deseja registrar uma reclamação e/ou abrir um chamado para a equipe de manutenção.
– O calor que tem feito em nossa cidade e Região não dispensa o uso do aparelho de ar refrigerado, o problema é que sem energia, nem o ventilador pode ser ligado e o calor continua. Se uma trovoada se aproxima e o tempo começa a virar, o clima fica ainda mais abafado – conta o programador Willian Teixeira, acrescentando que abriu protocolos, ligou para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por cinco vezes, “a expectativa era de que a energia fosse religada por volta das 21h30min, mas o problema só foi corrigido por volta das 8h do dia seguinte”.

Sofrimento
Internautas postaram a situação do bairro nas redes sociais.
De acordo com moradores da localidade, a maior parte da Rua Hilda Jardim Faria, a principal do bairro, ficou sem energia por mais de 17 horas. A nossa reportagem ouviu Ângela Zubek e Willian Teixeira, antigos moradores do bairro. Segundo eles, somente depois de muita insistência foi possível completar a ligação para realizar o chamado técnico. A argumentação era de que a linha estava congestionada e outros, Tanguá, Silva Jardim, Magé, também enfrentavam o mesmo problema. “Ligamos para Ampla por volta das 15h para comunicar da falta de energia, mas já são 20h e nada deles chegarem aqui para resolver o nosso problema”, comenta a moradora.

Há cerca de quinze dias situação igual parece ter acontecido. Segundo relato dos moradores “no dia 17 de dezembro, ficamos sem energia de 13h até meia noite do dia 18”. Os moradores afirmam que “um estreante, em seu primeiro dia de serviço realizou (no mesmo dia 17) uma manutenção errada”.
– De acordo com os técnicos experientes que chegaram ao local, por volta das 23h, o novato não conectou o fio dentro da CS, uma espécie de central, o que causou a inversão do sentido da ligação. Ou seja, a energia não passava para as residências – contou Willian.

Ambos reclamaram que só basta uma chuva de verão, para a rede elétrica se instabilizar, tendo piques de energia ou estouro de transformador. “Está na hora da prefeita utilizar a sua influência política, aquela tão anunciada nos palanques no período eleitoral, para que esses caos que se chama Ampla seja revisto... Ou esse problema também faz parte do “cada vez melhor”, por isso não pode ser resolvido?”, provoca Willian Teixeira, que por atuar na área de Tecnologia da Informação e informática e precisar estar sempre ligado a aparelhos eletroeletrônicos e na internet, acaba contabilizando enormes prejuízos.

Uma história antiga

Em janeiro de 2014 os fios se incendiaram.
A temporada 2013/2014 de calor também foi alvo de críticas para inúmeras famílias e comerciantes riobonitenses. Todavia, um ano depois nada foi feito. Até o Centro comercial de Rio Bonito foi afetado, quando a rede elétrica da Rua XV de Novembro, em frente a filial da Drogaria Santo Antônio, pegou fogo e gerou prejuízos para inúmeros comerciantes. “Com o calor que está fazendo, todos os clientes que entram na loja esperam um ambiente climatizado, mas sem energia elétrica e com o calor que está fazendo aqui dentro, ninguém entra e estamos perdendo inúmeras vendas”, reclamou uma lojista.

No dia 28 de dezembro de 2013, um dia também de muito calor, a rede elétrica da Rua da Conceição não aguentou a demanda e incendiou. “O incêndio ocorreu por volta das 9h. Ficamos todo o dia sem energia. Os prejuízos foram enormes, porque não tivemos condições de trabalhar. Perdemos equipamentos e principalmente clientes. Com as temperaturas altas, todos os aparelhos de ar refrigerado estão ligados no máximo, o que sobrecarregou a rede e causou esse incêndio”, contou, à época, o comerciante Cláudio Portela.

Políticos ineficientes 
A qualidade dos serviços prestados pela Ampla foi a pauta de uma Audiência pública realizada n0 dia 09 de abril, na Câmara Municipal de Rio Bonito. 
Apesar das seguidas reuniões que Prefeitura e Câmara de Vereadores fizeram com representantes da Ampla; e das trocas de postes que a concessionária fez em quase todo município; não houve avanço no reforço da oferta de energia e nos esperados investimentos na rede de distribuição. A expectativa é que piore ainda mais a cada ano, uma vez que a demanda por ambientes climatizados aumenta e as altas temperaturas também.
– É uma tragédia anunciada isso que estamos vendo. Se não nos unirmos para cobrar das empresas prestadoras de serviço, principalmente AMPLA e CEDAE, investimento e melhor atendimento ao riobonitense, a nossa cidade vai entrar em colapso – disse em janeiro de 2014, o empresário e advogado, Gibran Elias Mansur, ao comentar o assunto.

A época, o empresário também disse que o poder público deveria assumir o seu papel de representantes da população na busca por soluções. Ele comentou que “a questão não é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, mas os nossos representantes precisam liderar a sociedade civil na luta por essas melhorias”. Gibran lembrou que a cidade caminha para um colapso “e esses incêndios e os seguidos picos de energia demonstram que não é exagero pensar dessa maneira”.

Nota da Redação

Apesar da expectativa positiva dos riobonitenses para com os seus representantes eleitos (a época, as declarações de empresários e chefes de família eram de que prefeita e vereadores estariam sensíveis aos seus clamores), o que se viu foi o assunto ser empurrado com a barriga. O calor diminuiu; parte dos aparelhos de ar refrigerado foi desligada; os políticos entraram em campanha, sem cobrar dos seus candidatos, ações nessa direção (fornecimento de energia elétrica); e nenhuma atitude foi tomada.

Chegou a hora dos políticos de ‘pedigree’, aqueles que a cada eleição nos são apresentados como “parceiros de Rio Bonito”, mostrem que essa parceria não consiste apenas em interferir na tramitação do processo de cassação da atual prefeita. Se a parceria consiste em usar a influência política para protelar a decisão judicial que já sabemos qual é, não esqueçam que mais importante do que isso são interesses coletivos, entre eles a pressão sobre a Ampla, que tem oferecido péssimos serviços.

Se os tais “parceiros” estão trabalhando para que o momento de “escuridão e obscuridade política” seja mantido, que trabalhem também para evitar que essa escuridão “figurada” se transforme em trevas “literais”, porque já começaram os apagões em nossos postes e residências.

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