quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Definidas as semifinais do Indústria e Comércio de Futsal de 2014

Flávio Azevedo 
Terminada a primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal da Indústria Comércio, os confrontos das semifinais estão definidos. A partir das 14h do próximo sábado (13/12), se enfrentam Sport House x Eloin (feminino); MGU x Vip Tur (masculino); Cerâmica Marajó x Shekinah (feminino); e Boteco do Cruzeiro x Zaniboni (masculino). Se na modalidade feminina, os jogos já estavam definidos, na masculina era necessário saber os resultados dessa quarta-feira (10/12), para conhecer a ordem dos confrontos, uma vez que os quatro times já entraram em quadra classificados.

Na primeira partida, uma das melhores da competição, o Boteco do Cruzeiro venceu a badalada Vip Tur por 7x5. Destaque para as grandes atuações do goleiro Matheus Guimarães; e do incansável Padeiro. A dupla acabou como jogo e o torcedor do Boteco nem percebeu que Fernandinho e Guigui, duas estrelas da companhia, não estavam em quadra. O goleiro conseguiu uma façanha que ele estava tentando há várias rodadas: marcar um gol. A novidade do Boteco foi Matheus Cabral. O jogador saiu do banco para fazer dois gols em menos de dois minutos em dois lances seguidos. Os gols deram a tranquilidade que o Boteco precisava e decretou a desanimação da Vip Tur, que jogou desfalcada de um dos seus pontos de equilíbrio, o jogador Bernardo.

O que se percebeu da Vip Tur nessas duas últimas rodadas é que a equipe perdeu a sua principal característica: a precisão. O time não foi cirúrgico nas finalizações. O artilheiro Ari Quintanilha, por exemplo, não esteve numa noite feliz. Por outro lado, apesar dos placares elásticos e do Futsal mais bem jogado até aqui, a Vip Tur nunca teve vida fácil diante dos adversários, inclusive, quando enfrentou as equipes mais frágeis. Sobretudo no primeiro tempo, os jogos sempre eram parelhos, mas a precisão do “carrossel azul” era mortal. No segundo tempo, quando a equipe encaixava o jogo, a goleada vinha naturalmente.

Padeiro desequilibrou para o Boteco.
A preocupação é que diante das equipes mais qualificadas, exatamente aquelas que a Vip Tur terá que enfrentar nas fases decisivas, o carrossel emperrou. Em entrevista a nossa reportagem, o jogador Guilherme Duarte, o mais experiente do grupo, deixa claro que a equipe está apresentando um futebol previsível.
– Além de já entrarmos em quadra classificados, termos desfalques por lesão ou cartão, ainda existe a questão dos adversários entrarem contra o nosso time sempre pensando em dar um gás a mais, porque a Vip Tur ganhou status de “a equipe a ser batida”. Contra a Zaniboni, eles jogaram mais. Hoje, porém, o goleiro deles (Matheus Guimarães) pegou tudo. O que está acontecendo é que os adversários já entenderam a nossa forma de jogar, estão marcando os nossos melhores jogadores e precisamos trabalhar essa questão – disse Guilherme.

Os gols do Boteco do Cruzeiro foram marcados por Padeiro (2), Matheus Cabral (2), Neto, Diego Siqueira e Matheus Guimarães. A Vip Tur descontou com Reginaldo (2), Lucas Pintas, Ari Quintanilha e Guilherme Duarte.
     
Jogo de fundo 
O camisa 10 Max Sandro, da MGU procura chegar a artilharia da competição.
As declarações do treinador e líder do Zaniboni Seguros, Marcos Zaniboni, deixa claro que apesar de estar classificado, ele não digeriu bem a derrota e a passividade do seu time no jogo contra a MGU, onde a equipe de Nova Cidade venceu pelo placar de 9x4 e sobrou em quadra. O placar foi justo e a MGU venceu com tranquilidade e autoridade.
– Enfrentamos o campeão da última edição do Indústria e Comércio num jogo atípico. Os nossos atletas estavam muito cansados, mas o que eu acho é o seguinte: o meu time não pode jogar uma partida de Futsal inteira e cometer uma falta no jogo todo... Nós não estamos na missa, isso aqui é um jogo de futebol... O meu time entrou dormindo. Nós também tivemos uma ausência que é uma liderança importante, Flavinho, mas não podemos esquecer que a sequência de jogos, por conta de calendário, foi desumana com os jogadores. Não queremos tirar o mérito do time que nos venceu, uma equipe que chega como favorita – ponderou Marquinhos, destacando que “uma coisa é QUERER GANHAR, outra coisa é querer ganhar, mas no próximo jogo eu te garanto: a postura será outra”.

Para a MGU, marcaram Welington (3), Max Sandro (3), Wemerson, Pupu e Rodrigo. Para a Zaniboni os gols foram de Paleta (2) e Murilo (2). O destaque da partida vai para a corrida pela artilharia onde já figura nome do goleador Max Sandro (MGU), que tem 10 gols; e Murilo Oliveira (Zaniboni), que chegou a 12 tentos. É importante ressaltar que na corrida pela artilharia, o grande prejudicado foi Fernandinho (Boteco do Cruzeiro). Autor de 11 gols, ele não jogou contra a Rio Ita, que não compareceu ao compromisso; e também ficou de fora da partida contra a Vip Tur, onde jogam os concorrentes pela artilharia, Ari Quintanilha, que com 16 gols é o artilheiro da competição; e Lucas Pintas, um dos vice artilheiros com 13 gols.

Artilharia

A primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal da Indústria Comércio termina com a MGU e Boteco do Cruzeiro, na liderança com 19 pontos. No critério de desempate, as equipes ficaram iguais no número de vitórias (6); e no confronto direto, uma vez que empataram em 5x5 na primeira rodada da competição. O próximo critério de desempate é o saldo de gols, onde a MGU vence o Boteco por 23 x 17. O MGU marcou 46 gols e levou 29. Já o boteco, marcou 54 e levou 31. Empatados na segunda colocação, com 18 pontos, estão Vip Tur e Zaniboni. Como no confronto entre as duas equipes, a Zaniboni venceu (3x1), a ela é dada a terceira colocação, ficando a Vip Tur no quarto lugar.

O ataque mais positivo da competição nessa primeira fase é o da Vip Tur. A equipe balançou as redes adversárias 65 vezes. Também é da Vip Tur a melhor defesa: 26 gols sofridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário