quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Não pagar o “Abono Natalino” é irresponsabilidade administrativa

Flávio Azevedo 
O não pagamento do “Abono Natalino” (13º) dos servidores municipais contratados (e não são poucos) demonstra desinteresse nesses prestadores de serviço, que vão ter o orçamento covardemente desfalcado numa época em que normalmente se gasta um pouco mais. Além disso; ficou muito nítido que o poder Executivo de Rio Bonito não está preocupado com o comércio local, que normalmente espera ansiosamente pelo mês de dezembro, na expectativa de faturar um pouco mais.

Vale destacar, que a maioria dos contratados recebe salário mínimo e é esse dinheiro que movimenta a economia local, no mês de dezembro do ano corrente; e os meses de janeiro, fevereiro e março do ano seguinte. A chefe do poder Executivo esqueceu que é esse contratado que compra e aquece o comércio; ao contrário daqueles que tem maior rendimento, que ao receber vão gastar em outros centros, nos shoppings etc. Ela perdeu de vista, inclusive, o seguinte fato: enfraquecer a balança comercial do município representa diminuir a arrecadação da Prefeitura nos primeiros meses do ano, o que nos faz pensar num futuro sombrio para a nossa cidade.

Nos primeiros dias do ano de 2013, a prefeita reuniu a imprensa para dizer que aquele ano seria ruim porque assumiram a Prefeitura com dívidas herdadas da gestão anterior. Mas chegando o mês de dezembro, o Abono Natalino foi pago normalmente aos contratados. Esse ano, ela apresenta a desculpa “a arrecadação do município não está se comportando como nós gostaríamos e por isso não vamos pagar o Abono Natalino” (?).

Para quem entende um pouco de política e de administração pública, isso significa que o governo municipal também não está se comportando como o riobonitense gostaria e isso nos faz pensar que a situação financeira do município, faltando dois anos para terminar o atual mandato, é pior do que aquela que foi encontrada em janeiro de 2013, uma vez que em dezembro de 2013 o “Abono Natalino” foi pago normalmente aos contratados.

Diante desse cenário de horror, o riobonitense pode ter três certezas. A primeira é que Rio Bonito caminha a passos largos para o caos. A segunda é que o próximo prefeito vai encontrar um município falido e endividado. A terceira e última é a mais séria: apesar de termos feito um Raio X tão preciso e claro do atual momento de Rio Bonito, ainda teremos alguns puxa sacos criticando a nossa análise e dizendo que tudo está maravilhoso e correndo as mil maravilhas!

A conclusão que chegamos é a de que Rio Bonito, a “Cidade Risonha”, apresenta um riso sardônico, desdentado e os poucos dentes que aparecem estão cariados e precisando de um profundo tratamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário