terça-feira, 8 de julho de 2014

SEPE realiza Audiência Pública para discutir melhorias para os profissionais de Educação de RB

Flávio Azevedo 
Representantes da categoria reunidos no plenário da Câmara de Vereadores no último dia 06/06.
A Câmara de Vereadores de Rio Bonito recebeu na tarde do último dia seis de junho, uma Audiência Pública que foi solicitada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) com o poder Legislativo. Os vereadores, Aissar Elias de Moraes; Marcos Fernando da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (membros da Comissão de Educação); e Marlene Carvalho, marcaram presença no evento. Os parlamentares alegaram que não foram convidados oficialmente para a reunião e estavam presentes por informações obtidas através das mídias sociais.

Além da discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), os presentes, que falaram após prévia inscrição, denunciaram a precariedade das escolas municipais, desde a estrutura física até o material didático. Os profissionais também reclamaram dos baixos salários e entendem que essa é a principal razão para a falta de profissionais de Educação nas escolas e para a fuga de profissionais. Os profissionais também comentaram que em algumas unidades escolares o volume de profissionais contratados é superior ao de concursados, o que seria ilegal.

PCCR

A direção do SEPE, através da professora, Sirley Antunes Silva, informou que dois ofícios foram encaminhados a Câmara (Of. nº 11/2014, de 29 de abril de 2014; e Of. Nº 15/2014, de 21 de maio de 2014) solicitando a referida reunião. Os vereadores também comentaram que “até a presente data eles não tiveram acesso ao PCCR que está sendo elaborado para atender a categoria”.

Na oportunidade, os representantes do SEPE também apresentaram um relatório que contou a trajetória do PCCR. “Em 13 de novembro de 2013, o SEPE convocou uma assembleia para estudar o plano, já que o que foi apresentado pelo poder Executivo prejudicava a categoria como um todo”. Ainda segundo os líderes sindicais; em 14 de dezembro de 2013, em assembleia realizada no Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro, a categoria tomou conhecimento das alterações propostas pelo SEPE.

No dia seguinte, os resultados da assembleia foram encaminhados a Secretaria Municipal de Educação (SME). De acordo com os líderes sindicais, no dia 29 de janeiro, desse ano, a SME não reconheceu as alterações feitas pela assembleia do dia 14 de dezembro e solicitou uma apreciação técnica, que foi providenciada pelo SEPE no dia 14 de abril de 2014.

Ao receber o parecer técnico, a SME solicitou a cópia da Ata da Assembleia que deliberou as referidas alterações feitas pelo parecer técnico. De acordo com os representantes do SEPE, “por exigência da SME, as notas técnicas que alteram o documento estavam anexadas ao final do PCCR, para que não se alterasse o documento original”.

Em seu perfil no Facebook, a direção do SEPE agradece os profissionais que compareceram a Audiência Pública; desafia aqueles que não estiveram presentes a participar; e informa que novos movimentos em defesa dos direitos da categoria irão acontecer nos próximos meses.

Vereadores criticam postura da categoria

Na sessão Legislativa seguinte, os vereadores criticaram a postura da categoria. De acordo com o presidente da Casa, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis, comentou que ele recebeu um ofício pedindo a seção do plenário da Câmara para uma reunião. “Depois que eu fui saber que era uma audiência pública sobre Educação”, disse Reis, destacando que se o ofício protocolado na Casa fosse mais completo ele estaria presente, “inclusive, iriamos chamar a prefeita Solange Almeida e a secretária de Educação, Lucy Teixeira para participar do encontro, o que tornaria a Audiência Pública mais completa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário