terça-feira, 8 de julho de 2014

Escritora Elis Franco lança livro e promove noite de autógrafos

Paula Brito 
Escritora atende leitores durante a noite de autógrafos
No último sábado a escritora riobonitense Elisangela Franco Cantalício lançou o seu primeiro romance. O evento de lançamento aconteceu no novo prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde Elis Franco, como é popularmente conhecida, organizou uma noite de autógrafos de seu livro ‘Menina Mulher’.

 Cerca de 60 pessoas, entre familiares e convidados, estiveram no local para prestigiar a escritora. Num ambiente leve e descontraído Elis recebeu uma homenagem de sua prima Flavia Loyola, que falou sobre a infância das duas e destacou a perseverança da amiga. “Guerreira, uma mãe incrível, mulher, amiga e companheira que nunca desistiu de seus sonhos. Elis é um verdadeiro exemplo de luta e perseverança”, discursou.

Aos 40 anos, formada em Administração de empresas e mãe de dois adolescentes, a autora conta que sempre gostou muito de literatura e que durante suas leituras pontuava necessidades em cada narrativa. Com o tempo, o desejo de escrever algo mais completo se tornou uma necessidade, daí surgiu o livro ‘Menina Mulher’. “Eu sempre tive o costume de fazer anotações sobre os livros que lia, com o tempo comecei a fazer rascunhos e resenhas sobre o que eu achava que faltava nos roteiros. Decidi então escrever meu próprio romance, mas achava que não conseguiria. Às vezes o teclado era lento demais para o meu raciocínio, os personagens ganhavam vida própria. Mas no final, deu certo”, contou a escritora, cheia de animação.

Sobre as dificuldades na produção do livro, Elis destaca a importância da família. Separada há dois anos, ela afirma que a presença do novo esposo, Roberto Silva, foi essencial para a concretização do trabalho. “As crianças e o Roberto são uma benção na minha vida. Havia dias em que eu ia dormir às 4h da manhã e graças à compreensão deles eu consegui terminar. Eles sempre me deram total apoio, passei muito mal nessa semana de lançamento, mas eles resolveram absolutamente tudo pra mim. ‘Menina Mulher’ foi um sonho, eu nem tinha a pretensão de publicar, mas o Roberto me encorajou a correr atrás. Ele acreditou primeiro que eu. Devo tudo isso a ele, que me fez acreditar que era possível. Em menos de dois meses o livro foi aprovado em quatro editoras”, contou.

Sobre a proposta de realizar a noite de autógrafos em um evento restrito, a autora é incisiva. “Normalmente os lançamentos são feitos em livrarias, mas infelizmente aqui em Rio Bonito não existe nenhuma. A proposta da editora era fazer no Rio de Janeiro, mas eu não quis. Não lançaria fora da minha cidade, meus amigos e minha família estão aqui, minha terra é aqui e é nela que eu quero estar. Por isso decidimos fazer um coquetel para os mais chegados”, afirmou.

Elis Franco autografa um livro
Durante entrevista Uéliton Cantalício Guimarães destacou a força de vontade e a superação da filha. “Estou muito orgulhoso de ver Elisangela realizando esse sonho. Eu não esperava, foi uma surpresa para todos nós, uma surpresa muito feliz”, disse. Já a tia paterna, Célia Cantalício, de 66 anos, lembrou de talentos que se seguiram na família e que podem indiretamente ter influenciado Elis. “Lembro que mamãe gostava muito de ler, vivia citando poemas a todo o momento. Elis é a primeira escritora da família e estamos muito felizes, foi uma surpresa pra todos nós quando soubemos que ela estava indo por esse caminho. A avó dela certamente estaria muito encantada”, lembrou.

Muito emocionada, a avó Ivetti Soares de Souza se lembrou de quando a neta estava na escola e tinha preguiça de estudar. “Estou muito feliz, creio que todos da nossa família também estejam, Elisangela merece isso e muito mais. Eu me lembro de quando ela era pequenininha e tinha tanta preguiça de estudar e hoje vemos essa mulher guerreira, que nos presenteou com essa surpresa e espero que escreva muitos outros livros”, afirmou.

Elis aproveitou para anunciar o novo livro, ‘Amor e Coragem’, que está produzindo. “A procura do livro está muito maior que o esperado e já estou escrevendo outro. Se Deus quiser vou transitar por várias áreas da literatura”, finalizou.

Livro


Menina mulher é um romance contemporâneo que conta a estória de Lina, uma jovem do interior que vai estudar medicina em New York, e agarra com unhas e dentes a chance de realizar o seu sonho. Acostumada com a pacata vida de faculdade e residência, Lina vê sua vida mudar dramaticamente de um dia para outro, quando passa por situações de extremo perigo nas mãos de um psicopata. É no meio de toda essa trama que Lina se apaixona pelo charmoso detetive Braian, por quem seria capaz de sacrificar a sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário