segunda-feira, 7 de julho de 2014

Antiga cadeia pública abriga 3ª CIA da Polícia Militar de Rio Bonito

Flávio Azevedo 
Depois de alguns meses sendo recuperado, o histórico prédio da cadeia pública de Rio Bonito, onde funcionava, até o dia 4 de maio de 2011, a 119ª DP, está abrigando a 3ª CIA de Polícia Militar do município. A solenidade de entrega do novo espaço ocorreu na tarde do último dia 3 de julho. Estiveram presentes, a prefeita Solange Almeida, vereadores, parte do staff do poder Executivo e populares. A PM ficava localizada na Rua Antônio Mansur, antiga sede do Senac. Também está funcionando no histórico prédio, que segundo o pesquisador Dawson Nascimento, foi construído por volta de 1860, o Departamento Geral de Trânsito do município, que funciona nas salas que abrigava a antiga sala do delegado, arquivo e equipe de investigação.

A prefeita Solange Almeida agradeceu a parceria das polícias em prol da segurança do município e destacou o apoio dos empresários e comerciantes que ajudaram custear a reforma do prédio. Ela também citou a importância da boa relação com os vereadores, “que estão sempre aprovando as mensagens de interesse do município, criticando os problemas e fiscalizando as nossas ações”, comentou a chefe do poder Executivo, dizendo que “a crítica é importante para que os problemas sejam percebidos solucionados”.

O comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, Fernando Salema, também destacou a parceria entre as forças de Segurança do município, agradeceu a atitude dos comerciantes locais que contribuíram com a reforma do prédio; frisou que algumas questões burocráticas contribuíram para que a mudança fosse mais demorada; e disse que a população precisa confiar na polícia, procurar os seus serviços, “porque nós somos servidores públicos e estamos sempre a disposição de todos os senhores”.

Repercussão 
O Departamento Municipal de Trânsito (Degetran) também está funcionando no local.
Nas mídias sociais o assunto está repercutindo desde que foi anunciada a troca de endereço. As opiniões são variadas, as preocupações também, mas a maior parte da população entende que a presença da Polícia Militar num local mais visível e de fácil acesso é um fator positivo. O advogado José Rodrigues Peixoto Filho, porém, tem uma preocupação que também está sendo comentada por outros internautas. “A minha preocupação é se a(s) viatura(s) não estacionarão em fila dupla em frente a “nova casa” atrapalhando ainda mais o caótico trânsito no local. Espero que os responsáveis pelo trânsito atuem com a mesma eficácia para coibir com o abuso”, pondera Peixoto.

A internauta Simone Lopes, por exemplo, cobra um funcionamento eficiente do serviço de emergência 190 e afirma que não teve sucesso quando fez uso desse canal de comunicação com a PM. “Eu, por exemplo, quando precisei desse serviço não consegui, mas encontrei um bom policial na Delegacia, no Green Valley, que me deu o número. Foi assim que eu consegui, mas nem todos tem o número fixo de lá. Para mim o 190 nunca funcionou. Achei até que não existia por aqui. Ontem mesmo, na minha rua, um vizinho precisou, ligou muito e nada. Espero que realmente esse serviço funcione bem assim como a reforma do prédio”.

Já a internauta Bruna Teixeira elogia a mudança e os policiais. “Excelente mudança, porque o DPO era muito escondido. As pessoas de fora nem sabiam que existia um DPO na cidade. Será ótima essa mudança, pois dará mais visibilidade, e os nossos meninos (policiais) estão de parabéns pelo trabalho”.

Integrante da mesa diretora do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) do município, Daniele Souza deixa uma reflexão sobre a mudança de endereço da 3ª CIA da PM de Rio Bonito. “Ainda não sei em que vai mudar a segurança da população com o DPO no centro. Até onde sei muda só para os comerciantes próximos. O restante vai continuar igual”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário