quinta-feira, 3 de julho de 2014

A mudança de endereço da 3ª CIA da Polícia Militar não acaba com a violência

Flávio Azevedo 
A 3ª CIA da PM sai da Rua Antonio Mansur para a principal Rua de Rio Bonito, a XV de Novembro.
É impressionante como as pessoas se contentam com o pouco e acham que os problemas se resolvem num estalar de dedos! Tem gente comemorando a mudança de endereço da 3ª CIA de Polícia Militar de Rio Bonito, da Rua Antônio Mansur para o antigo prédio da delegacia, como se isso fosse resolver a insegurança que assola Rio Bonito e região. É claro que a PM estava em local péssimo; a Prefeitura está de parabéns, por promover a mudança do DPO para um local de maior visibilidade; mas é pura inocência acreditar que a violência em Rio Bonito acabou por conta disso.

O tráfico de drogas, assaltos a sítios e fazendas, roubos de veículos, assaltos a transeuntes, como aconteceu nessa terça-feira (1º/07) no Basílio; não acabam com mudança de endereço! Contudo, esse tipo de reflexão não é direcionado aos policiais, que, ás vezes, somatizam as críticas à corporação, as críticas dirigidas aos políticos e até a própria sociedade, como estivéssemos falando deles.

Quem tem o devido equilíbrio para entender a sociedade sabe que os policiais precisam, por uma série de razões, matar um leão por dia quando estão em serviço. Também sabe que quando se veste essa farda azul, os policiais ganham um alvo no peito, nas costas e na cabeça. Sinceramente, a coragem do policial merece ser enaltecida.

Entretanto, mesmo reconhecendo a dedicação dos bons policiais, não é possível deixar de perceber que o Estado não gerencia a Segurança Pública com o zelo que nós entendemos ser necessário. Aliás, sabemos que bandido vota, nós sabemos que os marginais têm família e, às vezes, esse voto se “encabresta” com mais facilidade.

Também fica muito nítido, que, às vezes inocentemente, uma parcela da sociedade acredita que, por conta da mudança de endereço da PM, a violência em Rio Bonito vá acabar. Esse entendimento não é colocando em cheque a competência dos policiais. O não funcionamento dos serviços que a corporação presta, como o 190 que não atende, a falta de viaturas, a falta de combustível, não é culpa do policial.

Maus profissionais nós temos em todos os setores. Temos maus policiais, maus jornalistas, maus advogados, maus políticos, maus médicos, maus professores, maus motoristas, maus pastores, maus padres, maus garis, maus caixas de supermercados etc.

Por isso, caros policiais, não tomem para si as críticas direcionadas ao mau funcionamento sistêmico da PM; não tomem para si a expectativa equivocada do cidadão (que é inocente e, às vezes, enganado); não tomem para si a cara de pau do político, que pensa ou quer fazer a sociedade pensar, que Segurança se faz trocando o endereço da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário