quinta-feira, 5 de junho de 2014

SAMU de Rio Bonito celebra Dia da Enfermagem e 10 anos de fundação

Flávio Azevedo 
A equipe do SAMU atendeu 127 pessoas enquanto esteve na Praça Fonseca Portela.
Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esteve durante todo o dia 12 de maio na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito. O grupo oferecia serviços como verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar. A equipe também lembrava os 10 anos de funcionamento do SAMU em Rio Bonito. Orientações sobre a dengue e como funciona o SAMU também eram oferecidos.

Concluída a atividade, o coordenador de Enfermagem do SAMU, Vanderlei Teles, revelou que 127 pessoas foram atendidas durante todo dia. A média de ocorrências da base do SAMU de Rio Bonito, segundo o enfermeiro, é de 250 por mês. Para dar conta desses atendimentos, uma equipe de 52 profissionais, sendo 07 médicos, 07 enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem e 21 condutores; atuam no programa.

Na cartilha explicativa que a equipe do SAMU distribuía à população, estava sendo informado que as viaturas do programa devem prestar atendimento em caso de urgência e emergência, por exemplo, atendendo pacientes com problemas cardiorrespiratórios, queimaduras graves, trabalho de parto, crises hipertensivas, acidentes/traumas com vítimas, choque elétrico e na transferência de doentes graves de uma unidade hospitalar para outra.

A base de Rio Bonito funciona diariamente, inclusive, nos fins de semana e feriados, e tem na sua composição uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com médico, enfermeiro e condutor; duas Unidades de Suporte Básico (USB), onde atuam dois profissionais: um técnico de enfermagem e um condutor; e a motolância, veículo pilotado por um técnico de enfermagem habilitado.

Outra orientação importante é que quando o solicitante aciona o ‘192’ ele é atendido pela Central de Regulação (CR) que funciona em Niterói. Quando as ambulâncias de Rio Bonito estão em ocorrência e um morador de Rio Bonito solicita o atendimento, a Central aciona a base mais próxima (Tanguá e Silva Jardim). Caso as viaturas desses municípios estejam em atendimento, a base de Itaboraí, Maricá, São Gonçalo ou até Niterói, municípios que compõe a Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, será acionada para que uma equipe venha fazer o atendimento em Rio Bonito.

O enfermeiro Vanderlei Teles lembra que os trotes são problemas enfrentados pelo SAMU e discorre sobre os “sérios prejuízos” que eles podem trazer.
– Os trotes levam a viatura para lugar algum. Enquanto isso, alguém que realmente está precisando de atendimento fica na fila de espera, porque a viatura e a equipe estão procurando um endereço inexistente, um paciente que não existe... Fazemos muitas campanhas para conscientizar as pessoas sobre isso, mas o volume de trotes ainda é alto – alerta.
Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário