quinta-feira, 5 de junho de 2014

Programa “Comunidade Livre” recebe prefeita Solange Almeida

Flávio Azevedo 
A prefeita Solange Almeida nos estúdios da Rádio Tupi 1340 AM Rio Bonito.
O programa “Comunidade Livre”, da Super Rádio Tupi 1340 AM Rio Bonito, recebeu no último dia 17 de maio, a prefeita Solange Almeida. Muito a vontade, ela respondeu inúmeras perguntas, ao vivo, sobre a sua gestão. A chefe do poder Executivo riobonitense também ouviu questionamentos dos apresentadores, que dedicaram as 3h de programa (15h às 18h) à prefeita.
– Para mim é sempre um prazer estar com vocês, antigos conhecidos. Eu queria, inclusive, além de agradecer as pessoas que estão ouvindo, agradecer também a oportunidade que vocês estão me dando de fazer uma prestação de contas da minha gestão ao cidadão riobonitense – disse a prefeita no início do programa.

O primeiro tema a ser debatido foi o transporte universitário. Para surpresa dos apresentadores, o município custeia o transporte com recursos próprios e não existe nenhuma compensação dos governos, estadual e federal para esse investimento. “Foi um compromisso que assumi com os universitários, que eu daria mais conforto a eles quando eu chegasse a Prefeitura e isso tem acontecido”, destacou Solange.

A chefe do poder Executivo também lembrou que a Faculdade Cenecista de Rio Bonito, que já funciona no Colégio Monsenhor de Souza Gens, em breve vai para um espaço, que foi concedido pelo município, as margens da BR – 101, na área do Condomínio Industrial. Ainda segundo a prefeita, a localização estratégica do município fez com que Rio Bonito fosse procurado pela Faculdade Anhanguera, que também pode trazer um campus para a cidade.

O Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) foi outro tema abordado com a prefeita, que está preocupada com os impactos sociais que o empreendimento da Petrobras está gerando em Rio Bonito e região. Ela destacou que a TUC, uma empresa que emprega 5 mil pessoas está terminando as suas atividades no Comperj e já demitiu 500 dos seus 5 mil funcionários, “situação que trás problemas consideráveis para os municípios”.

A prefeita também falou da sua expectativa diante das obras que o governo do Estado vai executar em Rio Bonito. Um investimento da ordem de R$ 21 milhões que vai permitir ao município receber 25 km de asfalto. “São tantas as localidades beneficiadas que eu posso esquecer algumas, mas eu chamo atenção de vocês para o Green Valley, a Jacuba, o Cajueiro, a Rua da Cruz, São José de Braçanã, entre outros”, frisou Solange, destacando que até 18 de junho toda a parte burocrática precisa estar acertada, porque 2014 é um ano eleitoral e a legislação eleitoral precisa ser respeitada.

Trânsito
A prefeita Solange Almeida com a equipe do programa "Comunidade Livre".
Um ouvinte perguntou sobre a legalidade das multas que estão sendo aplicadas pelos Agentes de Trânsito de Rio Bonito. A prefeita esclareceu que a criação dos cargos de Agentes de Trânsito, a elaboração de Decretos e Legislações para que as multas sejam aplicadas foram estudadas pela Procuradoria Geral do Município e frisou que “nas cidades em que o convênio foi suspenso, isso aconteceu por conta outras questões e nós tomamos o devido cuidado para não se repetisse em Rio Bonito”.

Outra pergunta feita a prefeita foi a respeito do Estacionamento Rotativo, que está em vias de ser implantado nas principais ruas de Rio Bonito. “O assunto é polêmico, eu já havia lançado mão desse instrumento na minha primeira passagem pela Prefeitura; à época, a ideia não foi aceita, mas, agora, os setores que naquele tempo discordaram entendem que este é o caminho”. Ainda segundo ela, tudo isso será feito com muita tranquilidade, tudo será pensado e “a nossa decisão será aquilo que entendemos ser o melhor para o município”.

O assunto Saúde também esteve em pauta. A falta do médico em alguns postos, questionado por uma ouvinte, já está, segundo a prefeita, sendo resolido. A demora em se marcar os exames é outro ponto que ela disse ser alvo de constante preocupação da sua gestão e que em breve tudo será mais ágil. “As pessoas precisam realmente reclamar diante dos problemas, porque nós somos servidores públicos e precisamos servir bem a população”, destacou Solange que pediu para os ouvintes ligarem para a Ouvidoria da Saúde – (21) 2734-1190 – sempre que necessário.

A limpeza do município, segundo a própria prefeita, “não está no padrão que nós queremos”. Ela disse que está tratando isso com a empresa; destacou que alguns ajustes precisam ser feitos; e afirmou que “nesses primeiros dois anos a casa está sendo arrumada para que Rio Bonito receba profundas transformações nos próximos meses”.

Habitação

Uma preocupação de parte da sociedade riobonitense é com a construção de 1.020 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Ipê. A prefeita destaca que “muito tem se falado sobre esse assunto, mas sem conhecimento de causa”. Ela lembra que a Caixa Econômica Federal e o governo Federal criaram uma série de critérios que amenizam os problemas sociais gerados nesses empreendimentos.
– A estrutura é grandiosa, mas não podemos perder essa oportunidade. Os beneficiários já moram em Rio Bonito e já estão em nossas ruas. Eu sou muito ligada a Habitação e, em Rio Bonito, centenas de famílias esperam um lugar para poder viver com mais tranquilidade e sem riscos – concluiu Solange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário