terça-feira, 10 de junho de 2014

Morre escritor Vinícius Almeida

Flávio Azevedo 
O escritor Vinícius de Almeida, durante evento que celebrou o Dia Municipal da Cultura em 4 outubro de 2013.
Rio Bonito se despede nessa terça-feira (10/06), do escritor gaúcho, Vinicius de Almeida, pai da prefeita Solange Almeida. Ele se submeteu, no último sábado (07/06), a uma cirurgia para corrigir um aneurisma na sua artéria abdominal. Ele apresentou complicações no pós-operatório, a situação se agravou e evoluiu para o óbito, constatado por volta das 14h dessa terça-feira.

Segundo informações dos familiares, o velório acontecerá no Memorial do Carmo, no Caju, a partir das 10h dessa quarta feira (11/06), onde também ocorrerá a cremação, marcada para às 17h.

O escritor Vinícius Almeida.
O falecimento do escritor Vinícius Almeida, que completaria 84 anos no próximo dia 31 de agosto, deixa mais pobre o setor cultural de Rio Bonito. Autor de três livros, lançados em 17 de dezembro de 2007, ele era um entusiasta das causas sociais e seus textos tinham sempre o viés humanístico. Escreveu “Pensando o Brasil”, “1001 Aforismos de Al Qã Shofr” e “O Passioneiro”, todos lançados no dia 17/12/2007.

Por ocasião do lançamento das suas obras, a então deputada federal, Solange Almeida, ressaltou que quando criança, ela e os seus irmãos viam a insatisfação do pai com as injustiças e, sobretudo com a desigualdade social. “Eu me lembro do meu pai chorando por conta de alguma injustiça. Ele sempre foi intolerante com a desigualdade social e muito sensível aos problemas alheios”, revelou Solange, que atribuiu como herança do seu pai a sua preocupação com os menos favorecidos.

No último dia 7 de maio, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores outorgou ao escritor, o título de “Cidadão Riobonitense”. A honraria foi entregue pelo presidente da Casa, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis, durante a Sessão Solene do poder Legislativo.

O que é aneurisma abdominal

É uma dilatação anormal potencialmente fatal (frequentemente com a forma de balão) de um segmento da maior artéria do corpo, a aorta, verificando-se nestas circunstâncias que a parede da artéria forma uma saliência em vez de permanecer direita. A aorta transporta sangue rico em oxigénio do coração para artérias mais pequenas espalhadas pelo corpo. Um aneurisma abdominal ocorre na aorta abdominal, a zona da aorta que se situa entre a parte de baixo do peito e a região pélvica.

Normalmente, a aorta mede cerca 2,5 centímetros de diâmetro, mas o seu tamanho aumenta muito gradualmente com o avançar da idade. Se a secção da aorta abdominal tiver mais de 3 centímetros de diâmetro, diz-se que a pessoa tem um aneurisma da aorta abdominal.

A maioria dos aneurismas da aorta está relacionada com a aterosclerose, uma doença em que depósitos de gordura chamados “placas” se formam ao longo do interior das paredes dos vasos sanguíneos, que contribui também para a doença coronária (das artérias do coração) e para o acidente vascular cerebral (AVC, por lesão das artérias que levam o sangue ao cérebro).

Quando um aneurisma da aorta se desenvolve, é uma doença para o resto da vida. A maioria dos aneurismas da aorta abdominal cresce com o passar do tempo, expandindo-se em média de 0,33 a 0,5 centímetros por ano. É possível reduzir o risco de ter um aneurisma da aorta se controlar os seus fatores de risco para a aterosclerose, especialmente o colesterol alto, a hipertensão arterial, o tabagismo e a diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário