sábado, 10 de maio de 2014

Sociedade fluminense de fotografia abre inscrições para nova oficina prática de telejornalismo

A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) está com inscrições abertas para mais uma turma da Oficina Prática de Telejornalismo que acontece nos dias 17 e 18 de maio, em horário integral,  na sede da SFF. As aulas serão ministradas por cinco profissionais da Rede Bandeirantes de Televisão com larga experiência na apuração, produção, apresentação e edição de reportagens em TV. “Esta será a segunda Oficina de telejornalismo que oferecemos e faz parte de uma nova fase de cursos que começamos a ofertar, em comemoração aos nossos 70 anos de fundação”, explica Antonio Machado, presidente da SFF.

Para se inscrever, o interessado deve procurar a secretaria da SFF, as vagas são limitadas e serão 20 horas de aulas que acontecerão, em sua maioria, no estúdio de imagens da SFF. Aberto a profissionais de imprensa e estudantes de jornalismo, a Oficina terá, ainda, a apresentação de trabalhos realizados pelos profissionais ao longo de sua experiência em vídeo. “É um curso totalmente voltado para a prática. A exemplo do curso anterior, vamos fazer com que o aluno pratique, monte uma reportagem e faça a sua gravação. Ao término, disponibilizamos, além do material didático, um cd com o trabalho produzido pelo aluno, que terá a exata experiência de como funciona a redação de um telejornal”, explica Camila Grecco, uma das profissionais que ministra o curso. A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Cel​estino, 115 – Centro – Niterói. Telefone (21) 2620 1848.

Profissionais:

SANDRO GAMA

Sandro começou a carreira em aos 18 anos, como locutor da rádio nova geração FM em Colatina. Veio para o rio em 1996 quando entrou para a rádio Globo. Ficou quase 6 anos no sistema Globo de rádio, fazendo coberturas esportivas. Em 1998 ganhou o prêmio Bola de Ouro, oferecido para os destaques da mídia esportiva no Rio de Janeiro. Em 2001, foi convidado para a TV Bandeirantes, onde permanece até hoje. Desde 2001, participa das coberturas diárias dos times de futebol do Rio de Janeiro e também das transmissões esportivas dos seguintes campeonatos: Copa do Brasil, Brasileirão, Estadual do RJ, Copa sul-americana. Em 2002 participou da cobertura dos Jogos Sul-Americanos. Em 2008 acompanhou o Fluminense em viagem ao Equador na decisão da Libertadores da América. Em 2010 ficou na Africa do Sul durante 38 dias, participando da cobertura da Copa do Mundo. Entre tantas entrevistas, destacam-se algumas com alguns grandes nomes do futebol mundial: Diego Maradona, Neymar, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Petr cech, Goycochea, Nilton Santos, Pelé, Zico, entre outros. Durante a Copa da Africa fez a cobertura diária da seleção espanhola, que na mesma copa se tornaria campeã do mundo. Apresentou o programa São Paulo acontece, em São Paulo. Apresentou durante o último mês de janeiro, o programa "Os donos da bola", na Band. Na rádio Bandnews FM participa de segunda a sexta às 11hr de um quadro sobre futebol, onde faz um comentário sobre os assuntos do momento, com Ricardo Boechat e Rodolfo Schneider. Este ano, já está escalado para acompanhar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo.

FÁBIO BARRETTO

Radialista desde 1993, jornalista desde 1995, Fábio Barretto começou a carreira profissional na Rádio Nacional quando foi repórter ganhando destaque na
programação esportiva. Logo em seguida foi contratado pela Rádio Tamoio do Rio de Janeiro seguindo carreira pela pioneira Rádio Tropical, a primeira emissora
em FM a transmitir jogos de futebol em FM no fim dos anos 90. A sua chegada ao Grupo Bandeirantes de Comunicação em 1999 veio credenciada após passagem pelo programa Momento Esportivo do sistema LBV de rádio. Na TV, a sua ascensão foi rápida. Participou das coberturas esportivas da Band nos primeiros anos 2000, quando recebeu convite para migrar para o jornalismo. Começava uma outra história. Trabalhando durante 7 anos nas madrugadas do Rio de Janeiro, Fábio Barretto se viu diante de muitos desafios e com a coragem que caracteriza os profissonais, o repórter flagrou e vivenciou cenas do cotidiano violento, mostrando e denunciando, inclusive, tiroteios. Sua participação desde a estréia do programa Brasil Urgente, na época ancorado pelo jornalista Roberto Cabrini, começou a se destacar quando virou correspondente do Rio de Janeiro. Mas, foi com a chegada de José Luiz Datena que Fábio Barretto ganhou destaque no jornalístico. Fez parceria com o apresentador ancorando as notícias do Rio credenciando-se para trabalhar em São Paulo como um dos principais repórteres do Grupo Bandeirantes. De volta ao Rio, em 2011, Fábio Barretto foi convidado para apresentar o Brasil Urgente Rio para mostrar a população carioca e fluminense a realidade dos fatos na nossa cidade e no nosso estado. Notícia dinâmica, em tempo real, denúncia e opinião são as fórmulas para o sucesso do programa nas tardes do Rio.

CAMILA GRECCO

Sua primeira formação foi em Moda e Estilismo. E também foi cobrindo moda que ela ingressou no jornalismo, sua segunda faculdade. Depois de uma passagem rápida pela Rádio Jovem Pan no RJ, Camila Grecco trabalhou no Segundo Caderno do Jornal do Brasil onde participou de grandes coberturas como Carnaval, Fórmula Indy e Fashion Rio. No Rio, foi editora e produtora da revista Unno e também produtora de Moda na Revista Agente. Em 2005 ingressa no Jornal OFluminense em Niterói. Primeiramente como repórter do Segundo Caderno cobrindo eventos, lançamentos, moda e TV. Em menos de dois meses Camila Grecco já estava fazendo as coberturas nas demais editorias. (Cidade, Polícia, Decoração, Beleza e Veículos). Em 2007 Camila Grecco ingressa na TV como Apresentadora dos canais Band News TV e Band Sports. Em 2009, deixa os canais e ingressa no jornalismo local da TV Bandeirantes. De 2010 a 2012 foi âncora do jornal local RJ Acontece e ainda atuava como 2ª apresentadora do Jornal do Rio. Hoje, com quase 7 anos de
casa Camila faz parte da equipe de reportagem dos telejornais locais e ainda os Nacionais, Brasil Urgente e Jornal da Band. Também apresenta a programação local nos plantões, fins de semana e férias. Na TV participou de coberturas como a Tragédia da Região Serrana e a Chacina da Escola Tasso da Silveira. Durante 4 anos esteve a frente de coberturas ao vivo nos desfiles das escolas de samba do Rio, no Sambodromo e ainda viajou por dois anos ao lado do reporter cinematográfico Santiago Andrade para cobrir o Carnaval do Rio em San Luis, na Argentina.

GABRIELA DAVID

Gabriela David é jornalista há dez anos. Formada pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada na Fundação Getúlio Vargas, trabalha no Grupo Bandeirantes
de Comunicação há quatro anos como editora de texto e repórter. Atualmente apresenta o quadro semanal "Divirta-se!", no "Jornal do Rio", onde entrevista
personalidades da música, teatro e artes plásticas, além de dar dicas culturais em todo Estado. Paralelo a isso, edita matérias para o telejornal de rede "Jornal da
Band". Eventualmente também faz matérias de cidade para os telejornais locais da emissora. Gabriela passou ainda pela Rede Record em duas oportunidades: editora do "RJ no Ar" e no início da carreira ainda como estagiária. Fez trabalhos como correspondente no Rio para a Rádio Web, localizada em Brasília, que transmite notícias para rádios de todo país. Foi apresentadora e roteirista do programa semanal da TV Comunitária do Rio (canal 6 da Net). Participou da produção do documentário "os dois Lados da Bola", vencedor do Festival Internacional de Pilotos do IETV em 2010. Ainda na faculdade ganhou o prêmio de melhor Telejornal Universitário do país na Expocom 2001 e foi indicada a melhor documentário Universitário em 2005.

LEO TEIXEIRA

Depois de atuar durante 9 anos no jornalismo da rede CNT, Leo Teixeira foi convidado para ingressar no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na Band TV há sete anos, pode se dizer que Leo Teixeira tem uma vasta experiência no jornalismo, cobrindo fatos importantes na história do país, como a Tragédia da Região Serrana, as manifestações no Rio, a Copa das Confererações, a vinda do Presidente americano Barack Obama no Rio, os Jogos Pan Americanos 2007 e Rio +20. No ano passado, esteve a frente de uma série de reportagens sobre Mobilidade Urbana na Alemanha e na França. Trabalho que o colocou na final do Prêmio Mobilidade Urbana 2013.

Oficina Prática de Telejornalismo da Sociedade Fluminense de Fotografia

OBJETIVO: Desenvolver técnicas básicas de apuração, produção, reportagem,
edição e apresentação em telejornalismo. Destinado a estudantes de comunicação, jornalistas ou pessoas interessadas na área.

CONTEUDO PROGRAMÁTICO:
O mercado de apresentação em TV
Disciplina de um profissional em apresentação de TV
O uso profissional da voz e as técnicas de locução em TV
Postura, moda e maquiagem para o vídeo
Diferentes enquadramentos de câmera (vídeo reportagem, técnicas em diferentes coberturas, direção de câmera, a escolha de imagens, bom senso)
Apresentação (notas e cabeças do locutor com uso de Teleprompter)
O papel teórico e prático do apresentador
Cabeças, entrevistas e comentários
Corpo, voz e energia
Os desafios do programa ao vivo
Atuação, improvisação e desinibição
Antropologia teatral
Gravação e análise individual
Apuração de notícias (fontes)
Produção de matérias (personagens, direcionamento, passagem, standups e teaser)
Reportagem (estrutura e condução de matérias)
Texto (técnica e linguagem)
Edição (técnicas, laboração, escolha de imagens)
Os exercícios são gravados e disponibilizados em um dvd. Ao final do curso, os
alunos fazem sua própria matéria em externa.
CARGA HORÁRIA: 20 horas (Sábado e Domingo - De 8 da manhã às 7 da noite com uma hora de pausa para almoço).


INVESTIMENTO: R$700,00 (dividido em três vezes, incluídos no valor: apostila e DVD do aluno ao final do curso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário