quinta-feira, 15 de maio de 2014

Secretário Estadual de Meio Ambiente vista lixão do Mato Frio e promete investimentos no local

Flávio Azevedo 
Ao lado do secretário de Estado, Carlos Portinho (de blazer preto), o secretário municipal de Meio Ambiente, Murilo Oliveira fala sobre os problemas que o município enfrenta para remediar o lixão do Mato Frio.
O secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Portinho, em visita a Rio Bonito, no último dia 5 de maio, disse que vai empregar todos os seus esforços para conseguir remediar o espaço que abrigava o antigo lixão de Rio Bonito, na localidade de Mato Frio. Ele estava acompanhado do ex-secretário de Meio ambiente, Índio da Costa. Eles foram recebidos nas primeiras horas do dia pela prefeita Solange Almeida e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Murilo Oliveira. Os visitantes chegaram de helicóptero. A aeronave que trouxe os representantes do Meio Ambiente no Rio de Janeiro pousou no Rio Bonito Atlético Clube (RBAC).

Depois de um rápido café da manhã, que foi ‘temperado’ com o assunto Meio Ambiente, Carlos Portinho, junto com a prefeita e parte do seu staff de trabalho, se dirigiram para a localidade de Mato Frito, onde um caminhão do governo do Estado já havia chegado para remover a ‘montanha’ de pneus velhos que estão no local, dando a eles a devida destinação.

As instalações da antiga usina de compostagem de lixo, hoje, totalmente paralisada, foram apresentadas ao secretário de estado, que também conheceu as pessoas que trabalham no local fazendo a seleção do lixo, antes que ele seja enviado para Itaboraí, município que está recebendo o lixo conforme protocolo do Estado. A prefeita comentou as vantagens que isso representa para Rio Bonito e lembrou a fala do ex-secretário, Carlos Minc, que garantiu recursos da ordem de R$ 500 mil por conta da iniciativa. “Estamos tentando sensibilizar o governo do Estado a nos ajudar com a remediação desse espaço e outros projetos para serem implantados aqui”, frisou a prefeita, acrescentando que “por isso foi importante trazer o secretário estadual de Meio Ambiente, para que ele visse ‘in loco’ que a situação é muito grave e precisamos de ajuda”.

Relembrando
A montanha de pneus velhos que está acumulada no lixão e está sendo removida pelo governo do Estado.
No dia 9 de abril de 2103, o lixo de Rio Bonito passou a ter destinação ecologicamente correta. A Secretaria Estadual do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura fecharam o lixão, que recebia, diariamente, cerca de 50 toneladas de resíduos. A época, o então secretário do Ambiente, Carlos Minc, garantiu que o governo do Estado apoiaria o município na remediação do terreno. Ele disse que estavam assegurados recursos da ordem de R$ 15 milhões, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Os recursos devem ser aportados nos municípios que fecharam lixões para que seja feita a remedição das áreas.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário