quinta-feira, 15 de maio de 2014

Secretaria de Agricultura distribui Calcário para pequenos produtores

Flávio Azevedo 
Um dos desafios da Agricultura do Brasil é a pobreza do solo, característica de territórios de clima tropical, que apresentam acidez e poucos nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento da lavoura. Mas como a agricultura exige eficiência e qualidade, especialistas descobriram que o calcário é o produto que fornece quantidades adequadas de elementos como carbonatos de cálcio e magnésio, que corrigem a acidez dos solos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Bonito iniciou no último dia 8 de maio (foto), a distribuição do calcário na região de Rio Seco, Mata e Tomascar, um dos celeiros da produção agrícola do município. De acordo com o secretário, Hedilberto Medina, o produto fornece nutrientes, potencializa o efeito dos fertilizantes e ainda é ecologicamente correto.
– O produtor precisa revitalizar a terra para poder trabalhar. Com a utilização do calcário, ele certamente conseguirá produzir mais e melhor, o que ajuda esse produtor a ganhar espaço no mercado por conta dos bons produtos que ele irá colher. E o mais interessante disso tudo é que tudo acontece sem trazer prejuízos ao meio ambiente – destacou o secretário, acrescentando que a Secretaria da Agricultura vai distribuir cerca de 150 toneladas de calcário.

Em Rio Seco, os irmãos e produtores de citros, Cleber e Atanael Ribeiro Silva, proprietários de 14 hectares de terra, celebram a chegada das 13 toneladas do produto que foram destinadas a eles. “Esse calcário vai dar uma força e tanto para a nossa plantação”, comentam os ruralistas, destacando que na propriedade eles também cultivam aipim e lavoura branca.

O secretário Hedilberto Medina frisa que recebe o benefício, os proprietários que estejam dentro do modelo de “Agricultura Familiar”, que deve seguir uma especificação que é determinada pelo Ministério da Agricultura. Acompanhado do presidente do Sindicato do Produtor Rural, Edon Quintanilha; o secretário anunciou que um trator, também da Secretaria Municipal de Agricultura, foi disponibilizado aos beneficiários do projeto.

O calcário é base do trabalho no manejo da fertilidade do solo e na melhoria nas condições de desenvolvimento das culturas. Alguns benefícios do produto:
- Baixo custo;
- Corrige a acidez do solo e fornece Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg);
- Atua como fertilizante;
- Estimula o desenvolvimento de microorganismos;
- Eliminam os efeitos tóxicos do Manganês (Mn), Ferro (Fe) e Alumínio (Al), presentes nos solos ácidos;
- Aumenta a eficiência da adubação;
- Proporciona maior crescimento radicular, aumentando absorção de nutrientes e água;
- Maior resistência a veranicos e maior produtividade.

Outros serviços

A Secretaria Municipal de Agricultura aproveita a ocasião para lembrar aos pecuaristas que o período de vacinação do gado foi iniciado no último dia 1º de maio e se estende até o próximo dia 31. “Veterinários e assistência técnica está a disposição dos pecuaristas do nosso município, basta procurar a Secretaria”, disse o secretário, que comemora o início do projeto “Horta nas Escolas”, que já está sendo realizado na Casa da Criança, na Escola Munir Abdala (Prainha), no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), na Escola Governador Roberto Silveira (Vertentes), entre outras.
– Os diretores que quiserem promover esse projeto em suas unidades também podem nos procurar na Secretaria de Agricultura. A nossa equipe vai lá, analisa as condições, para em seguida, iniciarmos o projeto que é muito interessante para as nossas crianças e para a unidade escolar como um todo – declarou o secretário.

A Secretaria Municipal de Agricultura está localizada na Prainha, no Km 9,5, da RJ – 124 (ViaLagos).

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário