sábado, 10 de maio de 2014

Praça Fonseca Portela recebe espetáculo “Algumas do Aristeu”

Flávio Azevedo 
O premiado Grupo Teatrama, do município de Araruama, visitou Rio Bonito nessa sexta-feira (02/05), com o espetáculo “Algumas do Aristeu”. Dezenas de pessoas acompanharam a apresentação e segurar o riso foi impossível para os expectadores. A trupe foi indicada ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Sob a coordenação de Alexandre Marinho e direção de Perla Duarte, o elenco composto por André Roberto, Dani Gomes, Perla Duarte e Igor Soares tem como principal característica o “Teatro de Rua”.

O espetáculo já visitou as cidades de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e estará Iguaba Grande (16/05) e São Pedro da Aldeia (17/05), num circuito pelas cidades fluminenses. Fundado por Alexandre Marinho e Perla Duarte, o Grupo Teatrama estreou em 2005 no I Festival de Esquetes de Araruama e já participou de festivais por todo o estado.

A partir de 2006, o projeto da trupe foi oferecer cursos e oficinas de teatro, gratuitamente, para alunos da rede municipal de Araruama. De acordo com os líderes do grupo, o Teatrama conta com mais de cem participantes, incluindo estudantes e professores.

Sinopse

Aristeu é um gaiato contador de histórias que resolve escrever sobre seu amor por Judite. Para conquistar o coração da amada, o atrapalhado herói se envolve numa aventura recheada de histórias e lendas do folclore de Araruama, entre eles o invocado Cacique Tupinambá; o poeta Comedor de Orelhas e uma estranha bola de fogo que assombra a salina.

Inspiração folclórica

De acordo com os pescadores da região, “há muitas luas” surgia em meio à tempestade, na ilha de Santa Rita, a imagem de um cacique Tupinambá. Segundo relato, quando as águas da lagoa de Araruama se agitavam, o vento soprava forte e as ondas ameaçavam virar as embarcações, o que amedrontava os pescadores, o a imagem do cacique, musculoso e gigante, aparecia na ilha de Santa Rita. Com os braços erguidos, ele acalmar os trovões, o vento e a chuva. O fenômeno fez com que os pescadores passassem a pedir a proteção do velho índio. A ilha situa-se em frente à praia de Iguaba e abriga o oratório de Santa Rita de Cássia, que pode ser acessada caminhando pois o trecho tem pouca profundidade.

Bola de Fogo

Já a ‘bola de fogo’ que o espetáculo comenta é alusão ao fenômeno que foi avistado por moradores das cidades de Araruama, Campos, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, que afirmaram em 20 de fevereiro de 2013 terem visto a bola no céu. O Clube de Astronomia de Campos afirmou que moradores do Espírito Santo também relataram terem visto o fenômeno. Segundo as tais testemunhas, a bola teria deixado um rastro amarelo no céu e logo depois teria explodido. O fenômeno foi notícia nos principais veículos de comunicação do país. A Marinha em São Pedro da Aldeia, disse que não tinha conhecimento do assunto e afirmou não haver nenhum relato de queda de aeronave na Região. O caso acabou entrando para o folclore local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário