segunda-feira, 7 de abril de 2014

Secretaria de Promoção Social promove qualificação pelo Pronatec

Flávio Azevedo 
O Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro de Rio Bonito, recebeu na noite do último dia 17 de março, a Aula Inaugural do curso de Auxiliar de Pessoal, que é promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social (SEMPS). O curso é oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec), que também tem como parceiro, o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Cerca de 40 alunos participaram da abertura. Eles ganharam material, uniforme e orientações sobre o curso, que corresponde ao antigo Auxiliar Administrativo. A conclusão do curso está planejada para o próximo dia 16 de maio.

O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, por ter como objetivo alcançar beneficiários de programas sociais, pessoas que vivem em vulnerabilidade social, indivíduos que estejam desempregados, almejem mudar de profissão e/ou aquele que pretende ingressar no mercado de trabalho. De acordo com a coordenação do curso, orientações sobre o curso podem ser buscadas na SEMPS ou no site pronatec.mec.gov.br.

A coordenadora Thiana Reis informou que as inscrições são capitaneadas pela Secretaria de Promoção Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que funcionam no Parque Andréa, no Parque Indiano e no Centro. Para conseguir as demais vagas, os interessados devem procurar a SPMS. 
Os alunos estão se preparando para o competitivo mercado de trabalho. A ideia é não dar o peixe, mas a vara para a pessoa pescar.
Já a administrativa do Sest Senat, Sandra Lúcia Santos, frisou que embora o governo e os seus parceiros estejam promovendo a realização desses cursos, a população ainda não entendeu a necessidade de qualificação e não está aproveitando as oportunidades. Ela comentou ainda, que o Pronatec oferece uma infinidade de outros cursos, mas a população precisa pedir que as Prefeituras busquem esses cursos.

A coordenadora Thiana Reis ponderou que a SMPS tem buscado trazer novos cursos para a população de Rio Bonito, “inclusive, esse é um dos assuntos que nós abordamos nas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), do governo do Estado, onde esses temas são tratados”. Os alunos do curso recebem um auxílio financeiro de R$ 12,00 por aula. No fim do curso, caso o aluno não falte, esse auxílio pode chegar a R$ 480,00.

Outros cursos

No último dia 24 de março começaram as aulas do curso de Mecânico de Moto. Duas turmas foram formadas. Uma vai estudar das 8h ás 12h; a outra das 13h às 17h. Cerca de 50 alunos estudarão no curso que terá duração de 60 dias. Informações na Secretaria de Promoção Social, que funciona no antigo Fórum, no Centro. Os interessados devem buscar a SPMS portando documentos (Identidade e CPF), comprovante de residência, declaração escolar e o número de inscrição social (NIS).

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário