terça-feira, 1 de abril de 2014

Parque Andréa ganha creche comunitária

Flávio Azevedo 
– Os proprietários da “Creche Comunitária Vivendo em Cristo” e o líder comunitário Fernando Elso.
De acordo com dados constantemente apresentados pelos vereadores de Rio Bonito, entre eles o parlamentar Aissar Elias de Moraes, que faz parte da direção da tradicional Creche Nossa Senhora da Conceição, no bairro Caixa D’Água, “cerca de 2,5 mil crianças do município estão sem creche”. A prefeita Solange Almeida reconhece essa necessidade, afirma que está trabalhando firme para suprir essa demanda, uma questão que não se resolve de maneira instantânea.

No Parque Andréa, no 2º Distrito, onde o município mantém uma creche que por conta do volume de moradores, não reúne condições de atender todas as famílias que necessitam do serviço, uma iniciativa popular pode amenizar essa demanda, pelo menos naquele bairro, um dos mais populosos do município.

Desde o último dia 17 de fevereiro, o Parque Andréa conta com uma creche comunitária. A entidade é administrada por pessoas comuns e com experiência no setor. A “Creche Comunitária Vivendo em Cristo”, já tem 32 alunos, capacidade para abrigar cerca de 60 crianças, está localizada num espaço privilegiado do bairro e funciona das 7h às 17h.
Acompanhado do líder comunitário, Fernando Elso da Conceição, a nossa reportagem visitou as instalações da creche, que conta com oito funcionários. O comando é do casal, Almira e Jorge Gonçalves, que administram, há cerca de 15 anos, uma creche comunitária em Rio do Ouro, São Gonçalo, que atende 82 crianças.
– Estamos em busca de parceiros que nos ajudem a manter essa creche. Vamos oferecer tudo que é necessário para o desenvolvimento dessas crianças. Na nossa creche de São Gonçalo, nós temos parceria para tudo. Hoje, nós estamos tirando um pouco de lá e colocando aqui, mas esperamos conseguir parceiros para que a creche do Parque Andréa consiga se manter – ponderou Almira.

Realidade que precisa ser mudada

De acordo com o líder comunitário, Fernando Elson Conceição, a creche que o município mantém na localidade, além de não comportar todas as crianças, sempre têm necessidades que acabam penalizando aqueles que necessitam do serviço. O líder comunitário estima a população do Parque Andréa em 12 mil pessoas, “sobretudo depois que as 90 casas populares foram entregues”. Desse volume de moradores, o líder comunitário acredita cerca de 4 mil são crianças.
– A verdade é que o Parque Andréa cresceu muito, mas os equipamentos urbanos e públicos, como escolas, praças, fornecimento de água, entre outras coisas, não acompanharam esse crescimento. O conjunto de 90 casas populares ganhou outras 27 moradias, as pessoas estão chegando, mas as escolas, posto de saúde, creche, transporte público, continuam com a mesma capacidade de antigamente – destaca o líder comunitário.

Integrante da Associação de Moradores do Parque Andréa, Fernando Elso comenta que a Creche Comunitária Vivendo em Cristo é uma ferramenta que vai ajudar a amenizar os problemas enfrentados pelas mães que têm essa necessidade. Ele, porém, faz um alerta: “mas, não resolve!”. Ele acrescenta que o bairro precisa de investimentos urgentes, lembra as obras do novo Colégio Dr. Kingston de Souza Mota, que foram iniciadas há cerca de três anos, em seguida paralisadas e “continuam no mesmo lugar”; ressalta a área da Segurança como “um problema sério a ser resolvido”; e afirma que “opções de lazer e recreação para os moradores do bairro são tímidas e deveriam ser ampliadas”, conclui.

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito tem projetos para o bairro, destaca que a creche da localidade será ampliada; assegura que as obras do Colégio Kigston Mota serão retomadas; e destaca que as ruas 3 e 4 da localidade, as únicas sem pavimentação serão asfaltadas através do projeto “Bairro Novo”, do programa Somando Forças do governo do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário