sexta-feira, 4 de abril de 2014

Banco de Sangue celebra os seus 20 anos com festa

Flávio Azevedo 
São 20 anos que se completam, hoje, salvando vidas. Esse é Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva de Rio Bonito. O Banco de Sangue, que funciona em prédio anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola, na Mangueirinha, iniciou as comemorações pelo 20º aniversário no último dia 31 de março. De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Denair Shurelivitz, até essa sexta-feira, data do aniversário da instituição, cerca de 80 doadores passaram pelo Centro de Hemoterapia.

A médica responsável técnica pelo Hemonúcleo, Shirley Castilho, destacou que o Banco de Sangue faz parte de uma rede que abrange vários municípios e tem coordenação do Hemorio.
– A ausência de doadores é uma realidade nacional. Em todo Brasil as nossas instituições reclamam da ausência dos doadores. Sendo assim, iniciativas como essa são importantes para conscientizar as pessoas a serem doadoras – destacou a médica.

Um dos parceiros do Hemonúcleo foi o Centro de Oncologia de Rio Bonito (CORB), que doou os brindes que foram sorteados entre os doadores. O administrador do CORB, Paulo Vieira, comentou que o CORB acha importante essa campanha e explica que a instituição que ele representa também depende de sangue.
– Os nossos pacientes, que fazem tratamento oncológico, sobretudo os cirúrgicos, precisam de sangue. Às vezes, isso é um problema, porque o sangue não é encontrado. Na última semana, por exemplo, transferimos uma cirurgia porque não tinha sangue compatível. Uma situação que é problemática para nós, para os profissionais envolvidos e, principalmente, para o paciente – destacou.

Também patrocinou o aniversário do Banco de Sangue, doando 300 camisetas, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mármores, Granitos e Manutenção e Reformas do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio), que também é parceiro do Hemorio.

Foram sorteados entre os doadores que passaram pelo Hemonúcleo entre os dias 31/03 e 04/04, dois liquidificadores, uma sanduicheira, uma cafeteira e um ferro de passar roupas. Os nomes sorteados foram Robson Ribeiro Gomes, Jorge Carvalho dos Santos, Rudimar Luiz Nicknig, Aldemir da Silva Siqueira e Aroldo Jerônimo. A coordenação do Banco de Sangue entrará em contato com os contemplados que receberão os brindes às 10h da próxima 5ª feira (10/04).

O que fazer para doar

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos. No ato da doação é preciso estar bem alimentado e não ter consumido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. As respostas devem ser verdadeiras e as informações são mantidas em sigilo pelo profissional entrevistador, geralmente um enfermeiro (nível superior). O sangue coletado sempre passa por exames preliminares.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses de uma doação para outra. Já mulheres podem doar, no ano, até três vezes, respeitando uma pausa de três meses entre as doações.


Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário