domingo, 2 de março de 2014

O brilho do Carnaval de Rio Bonito está ofuscado por outras luzes

Flávio Azevedo 
Todos os anos o poder público prepara as ruas de Rio Bonito para o Carnaval. Porém, muitos preferem procurar outros centros para passar o período dos festejos de Momo. Alguns ficam e se divertem.
Desde 1993, Rio Bonito está sendo comandado por duas pessoas. O revezamento acontece entre José Luiz Antunes, o Mandiocão (93/96, 2005/2012); e Solange Almeida, a Formiguinha (97/2004, 2013...). Pois bem, 20 anos depois, as pessoas que integram os grupos políticos dessas duas figuras públicas, insistem em culpar um e outro pela falência do Carnaval riobonitense, que antigamente era muito concorrido, inclusive, atraindo pessoas de outros centros. Quando Solange está no poder, o grupo de Mandiocão diz que ela é a responsável pelo Carnaval sem brilho. Quando Mandiocão está no comando, o grupo de Solange põe nele a responsabilidade do Carnaval estar sem a graça de outrora.

Não podemos afirmar se a postura desses falastrões é fruto de uma flagrante cara de pau, de uma declarada desfaçatez, do tradicional mau caratismo, de alguma deficiência mental ou tudo isso junto. Pode ser também, e quase sempre esse é o problema, preguiça de pensar, analisar, comparar contextos históricos, analisar a situação do país, entre outras coisas. Por outro lado, nós estamos falando de partidários. Ou seja, aquele pessoal que torce por ele ou por ela, como se estivessem torcendo pelo Flamengo. Assim, propagar a alienação é bem mais fácil que refletir sobre as transformações econômicas e sociais do nosso país.

Se pararmos para analisar, o declínio do nosso Carnaval começa quando as pessoas passam a ter acesso a um monte de coisa, inclusive, a fazer parte de um país onde a economia se tornou mais estável. Esse cenário permitiu que muitas famílias adquirissem casas em outros centros; reunissem condições financeiras de alugar uma casa, uma pousada ou um apartamento, em outros lugares... E essa tendência contribuiu para o que vemos hoje: um êxodo de riobonitenses em direção a Região dos Lagos, destino preferido do nosso povo.
No Carnaval 2014, a banda Rio Sul anima a galera que comparece a Praça Fonseca Portela.
Anos atrás, conversando sobre esse tema com o ex-vereador e ex-deputado estadual, José de Aguiar Borges, o Kaki, ele apresentou um cenário que me pareceu muito interessante e pouco explorado pelos analistas que discutem esse assunto. Segundo Kaki, as igrejas evangélicas se expandiram e muitos ritmistas, passistas e foliões ingressaram nessas igrejas e abandonaram os festejos de “Momo”. Ele contou que ao organizar o seu bloco, o Condor, ao procurar os seus principais ritmistas, ele percebeu que todos estavam fazendo parte do “bloco dos crentes” e integrando o Ministério de Louvor das suas respectivas igrejas.

A tese de Kaki, que nos foi apresentada na casa do poeta, jornalista e escritor, Leir Moraes, num Carnaval em que o Bloco Condor homenageou Leir, pode até ser contestada, mas tem lógica. Aliás, é flagrante a expansão das igrejas evangélicas nos últimos 20 anos. Junte-se a isso, a prática de um catolicismo mais responsável e o comando de padres que aboliram a ideia de não ter problema o católico andar de pés espalhados, sobretudo no Carnaval. Pelo contrário, já há alguns anos os líderes católicos têm se mostrado mais preocupados com a conduta dos seus fiéis, que muitos líderes evangélicos. E essa nova percepção religiosa contribuiu para esvaziar a “Festa da Carne”.

Outro ponto que deve ser destacado nesse debate “falência do Carnaval de Rio Bonito” é a paixão que o riobonitense tem pelo modismo. E sim... Fique você ofendido ou não, virou modinha sair da cidade. O sujeito que não viaja na época dos festejos de Momo, sobretudo se for jovem ou adolescente, corre o risco de ser rejeitado pelo grupo de amigos, porque ele é o único que não tem histórias carnavalescas para contar. Amores de Carnaval para enumerar... E não adianta discordar desse viés, porque é assim que a coisa funciona!
O concorrido bloco, Perseguida de Ouro, saiu as ruas de Rio Bonito uma semana antes do Carnaval, uma forte tendência para os próximos anos: a festa ser realizada fora da época.
Vale lembrar que essa debandada em direção a outros centros no Carnaval e ultimamente em quase todo fim de semana, contribuiu não só para falir o Carnaval de rua – as escolas de samba locais (Cruzeiro, Serrano, Canarinho e Leleô) perderam o brilho –, mas também o Carnaval de Clube, que era tradicional, mas por ser frequentado por famílias mais abastadas, que nesse novo cenário estão em Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras ou alguma cidade praiana, acabou.

Outra epidemia que aniquilou o Carnaval é a tal da “subvenção”. Estamos falando daquele dinheiro que a Prefeitura Municipal “tem que dar para que escolas e blocos venham para a rua”. Também contribui para esse cenário, o fato de o Carnaval ter deixado de ser uma ‘brincadeira’ para se tornar uma ‘competição’. Antigamente, os blocos eram custeados pelos seus integrantes, que no dia aprazado saiam para ‘brincar’ ou ‘pular’ Carnaval. Hoje, os blocos pensam que são Beija Flor, Imperatriz, Mangueira ou Portela. Por conta da maldita competição, essa grande festa popular perdeu o seu espírito lúdico e a liberdade que ela representava.

Concluindo, como apontamos no título desse texto, o brilho do Carnaval não apagou. Ele apenas está ofuscado por luzes que foram acesas nos últimos 20 anos. A culpa da falência do Carnaval não é nem de Solange nem de José Luiz. É da sociedade em geral, que elegeu outras prioridades para esse período. Ou seja, trocaram o brilho do saudoso Carnaval por outras luzes, um novo esplendor, outras formas de adereços e diferentes serpentinas. Mas como, hoje, está na moda transferir responsabilidades, é mais fácil culpar os governantes, que não se defendem por medo de perder a simpatia e, naturalmente, o voto dos boca abertas de plantão.

Um comentário:

  1. concordo.
    mas esse ultimo mandato da formiguinha ta de mais.
    ano retrazado nao teve carnaval nao teve aniversario da cidade,
    e esse ano esta caminhando para a mesma coisa.
    para onde esta indo a verba do esporte e lazer.
    porque nem esporte a prefeitura ta ajudando.
    entre outras coisa que esta acontecendo...
    e ainda tem a cara de pau de botar cartaz na rua dizendo para a populaçao de rio bonito gastar dinheiro aqui na cidade.
    concordo, mas cade ela que nem ta aqui para da o exemplo.
    https://www.facebook.com/Vinny.e.Fefe
    ass.vinicius

    ResponderExcluir