domingo, 23 de fevereiro de 2014

PT terá senador Lindbergh como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro

Flávio Azevedo 
Senador terminou o evento nos braços dos correligionários que lotaram o espaço.
O diretório estadual do PT aprovou oficialmente no último dia 18 de fevereiro, o nome do senador Lindbergh Farias como candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Com o lançamento da candidatura própria no Estado, a direção regional do partido determinou que deixará o governo Cabral Filho(PMDB) em 28 de fevereiro.
– A resolução que foi votada é que a partir de 28 de fevereiro se encerra a nossa participação no governo Cabral. A partir do 1º de março não haverá nenhum petista participando do governo Cabral – disse o presidente do diretório estadual do partido, Washington Quaquá.

A homologação da pré-candidatura de Lindbergh será feita em um encontro estadual, marcado para o dia 22 de fevereiro. No dia seguinte, o PT convocará um ato no Centro do Rio para o lançamento oficial da candidatura. “No dia 23, vamos fazer a apresentação do nosso candidato em uma atividade que pretende reunir cerca de 10 mil pessoas no Centro do Rio, dando largada para a campanha”, afirmou Quaquá, acrescentando que o partido nunca foi chamado para discutir as grandes políticas do governo Cabral.
– Fizemos parte (do governo) por conta de uma aliança nacional, fizemos parte em setores do governo onde demos nossa contribuição. Nunca fomos chamados a discutir a política geral – criticou.

O presidente do PT do Rio estima que o PT participe do governo do PMDB no Estado com cerca de 600 a 700 cargos. Segundo o presidente nacional do partido, o deputado estadual Rui Falcão (PT/SP), a saída do PT do governo no Estado não afeta em nada a aliança no âmbito nacional. Ele tentou tirar da decisão do PT do Rio o caráter de conflito com os peemedebistas.
– Não estamos rompendo com o PMDB, estamos, como em outros Estados em que o PMDB tomou a iniciativa, apresentando uma candidatura própria. Como em São Paulo, como em outros lugares onde há candidato do PMDB e do PT – disse.

Segundo Falcão, é hora de definir as diretrizes do programa de governo e dialogar com os aliados e movimentos sociais e populares. Lindbergh disse que o clima de embate com o ex-aliado (PMDB) dependerá da reação do partido. “Vamos tentar manter uma relação amistosa, mas vai depender muito do PMDB, que aqui no Rio, reiteradas vezes, age de forma truculenta”, disparou.

Demora

A decisão encerra um longo processo de discussão. Desde o segundo semestre de 2013 o PT do Rio tentava marcar uma data para deixar o governo Cabral, sem sucesso devido a pressões do PT nacional e pedidos de adiamento feitos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o PT sairá da administração cerca de um mês antes da renúncia do próprio Cabral, que deve deixar o Palácio Guanabara no fim de março, possivelmente para concorrer ao Senado.

Discurso inflamado contagia

Dono de uma oratória contagiante desde os tempos que participava da liderança dos “Caras Pintadas”, movimento popular que pedia o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, nos anos 90, o senador Lindberg Farias voltou a empolgar os presentes com o seu discurso. Ele destacou a importância da união das forças populares em torno de sua candidatura e lembrou que, ao começar a Caravana da Cidadania, em Japeri, na Baixada Fluminense, ainda em 2013, percebeu as dificuldades enfrentadas pela população.
– Na Caravana, conheci pessoas como Seu Messias, que mora em Japeri, trabalha na Zona Sul e demora quatro horas e meia para chegar ao trabalho e mais quatro horas e meia para voltar para casa. Precisamos mudar a realidade dessa população sofrida – afirmou Lindberg. 

O senador criticou a política de investimentos do governo do estado, ao não dar prioridade a projetos para a população mais pobre. “Gastaram R$1,2 bilhão para reformar o Maracanã e vão gastar R$ 8,5 bilhões para levar o metrô da Zona Sul para a Barra, enquanto falta água para 40% da população de Caxias e a Baixada não tem metrô”, afirmou Lindberg.

Ao fim do discurso, ele afirmou que suas duas inspirações são o ex-presidente Lula e o ex-governador Leonel Brizola, “que fizeram muito pelo povo desse país, olharam pelos pobres, pelo trabalhador e tiveram coragem de colocar as prioridades do povo em primeiro lugar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário