quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Prefeita Solange Almeida distribui Carta Aberta com esclarecimentos sobre situação do Hospital Darcy Vargas

Flávio Azevedo

A prefeita distribui sua Carta Aberta no HRDV
A prefeita Solange Almeida esteve no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), na noite dessa quarta-feira (12/02), distribuindo uma Carta Aberta aos funcionários e usuários da instituição. De acordo com a prefeita, “amanhã, às 7h, momento de troca de plantão, eu vou voltar para informar aos que estiverem chegando para trabalhar, o que realmente está acontecendo”. A prefeita está indignada com os boatos que dizem estar “os funcionários do hospital sem pagamento, porque a Prefeitura não está repassando os recursos que a instituição necessita para efetuar a referida remuneração” (SIC).
– Os nossos repasses sempre foram feitos rigorosamente em dia! A nossa luta para oferecer o melhor para a população é uma constante, mas a má administração do hospital está interferindo nesse bem estar que almejamos para a população e também na vida dos funcionários que estão sem pagamento por problemas administrativos da diretoria do hospital. Além do recurso que nós deveríamos repassar, nós pagamos R$ 900 mil de dívidas deixadas pela gestão anterior – dispara a prefeita.

Muito aborrecida com “os boatos mentirosos”, a prefeita decidiu informar a opinião pública o que está acontecendo. Assim, na tarde dessa quarta-feira (12/02), acompanhada do secretário de Saúde, Anselmo Ximenes, ela já participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde, que esperava contar com a presença do presidente do HRDV, Joaquim Pacheco Martins. De acordo com a presidência do Conselho, eles foram informados, por ofício, que por conta de outros compromissos, a presença do comandante da instituição e de qualquer outro representante da casa não seria possível na referida reunião.

Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, a prefeita voltou a afirmar que, junto do seu staff de trabalho, ela está tentando assinar o Plano Operativo Anual (POA) que define os repasses para o HRDV, desde o último dia 30 de dezembro, “mas o presidente não assina o documento”. Na Carta Aberta que está sendo distribuída pela prefeita, ela põe as pessoas a par dessa situação, reafirma o seu compromisso com a Saúde do município, reitera que tem repassado os recursos para o HRDV rigorosamente em dia e justifica o motivo de ter preparado a Carta Aberta.
– Faço este desabafo, por não suportar mais ver as mentiras ditas dentro do Hospital contra a minha pessoa. Mentiras que tem a intenção de colocar os funcionários e usuários dessa instituição contra a minha gestão e ao mesmo tempo, esconder a péssima administração da instituição – dispara a prefeita, que lamenta o fato de estar com dinheiro em caixa para efetuar o repasse para o hospital, “mas não poder fazê-lo sem ter um contrato assinado com a instituição”.

Carta Aberta 
A reunião do Conselho Municipal de Saúde contou com a presença da prefeita, Solange Almeida; e do secretário, Anselmo Ximenes.
O texto da Carta Aberta começa abordando a impossibilidade de repassar os recursos destinados ao HRDV por não existir um contrato assinado. De acordo com o texto, a não assinatura do convênio entre as partes faz com que a Prefeitura fique sem instrumento legal para a realização dos repasses para o HRDV. A chefe do Executivo acrescenta que “os recursos encontram-se nas contas do Fundo Municipal de Saúde, lembra que a Prefeitura repassou para o Hospital Darcy Vargas, em 2013, a quantia de R$ 4,8 milhões a mais do que foi executado em 2012” e volta a lembrar que não pode mandar o recurso sem a assinatura do POA.

No término da Carta Aberta, a prefeita diz que a Secretaria de Fazenda tem a disposição de todos, os valores repassados com respectiva ordem de pagamento e data que foi feito. “Quem quiser conferir o que nós estamos falando basta procurar a Tesouraria, na Secretaria de Fazenda”. Ela conclui reiterando o compromisso com a Saúde do município e destaca o carinho que tem por todos os funcionários deste hospital.

Repercussão

Enquanto a prefeita distribuía a Carta Aberta aos funcionários, dois profissionais se aproximam da nossa reportagem e comentam ter sido uma decisão acertada, “porque nós ainda não recebemos o nosso pagamento esse mês e estão colocando esse atraso na conta da Prefeitura”. Um dos profissionais, que por razões obvias pede para não ser identificado acrescenta: “sempre que acontece algum problema desse tipo eles dizem que a responsabilidade é da Prefeitura, isso é um absurdo!”.

Na recepção do HRDV, onde a prefeita também distribuiu a Carta Aberta, os usuários ficaram espantados ao tomarem conhecimento do fato. Com um ar de admiração, um homem que estava por ali comentou que conhecia a prefeita desde os tempos que ela era vereadora.
– No corpo a corpo ela é imbatível e se a direção do hospital está usando o boca a boca para distribuir informação mentirosa, eles vão acabar se enrolando, porque ela é incansável, tomara que tudo se resolva, porque nessa queda de braço só quem perde somos nós – afirmou.

Um comentário: