quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Meio Ambiente de Rio Bonito tem novo comando

Flávio Azevedo 
O novo secretário municipal de Meio Ambiente, Murilo Romero de Oliveira.
O advogado e empresário, Murilo Romero de Oliveira é o novo secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito. Ele assume a pasta no lugar de Newton Almeida, que foi remanejado para a Secretaria de Turismo. Aos 40 anos, o novo secretário é casado e pai de dois filhos. O secretário atua no ramo ceramista e ressalta que o Meio Ambiente é uma das principais preocupações da sua empresa, que tem todos os licenciamentos e autorizações para funcionar regularizadas. Na área do Direito, atua como procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário, as atividades na Secretaria de Meio Ambiente serão facilitadas, “porque a equipe do setor é muito boa e me dará um grande auxílio”. Murilo acrescenta que encontrou a Secretaria organizada; destaca que o seu antecessor vinha fazendo um bom trabalho; e a afirma que, agora, “basta acrescentar as suas ideias ao planejamento que já vinha dando certo”.

Questionado sobre os seus objetivos, o novo secretário comenta que pretende preservar as áreas verdes do município; criar parcerias com entidades privadas que queiram desenvolver atividades ecologicamente correta; e valorizar as praças, cachoeiras e parques do município, “muitos deles desconhecidos dos próprios riobonitenses”, frisa.

Aumentar a arrecadação do município através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde; divulgar entre os proprietários rurais, a vantagem das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); estimular a Educação Ambiental e criar mecanismos que desenvolvam a consciência preservacionista (mananciais, nascentes e matas), são outros propósitos de Murilo.

Contato com catadores; conscientizar o cidadão sobre o uso das lixeiras e da coleta seletiva; remediar o antigo lixão do Mato Frio; promover caminhadas ecológicas; manter contato permanente com Instituto Estadual de Ambiente (INEA); segundo o secretário, são desafios não só para a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, mas para o município como um todo.
– Muitas das iniciativas promovidas por uma Secretaria de Meio Ambiente, para dar certo, necessitam da participação direta do cidadão. Também é preciso saber que o sucesso de vários projetos que visem a preservação do Meio Ambiente depende do engajamento das pessoas; envolve mudanças de hábitos; e o abandono de algumas práticas erradas que, às vezes, fazemos involuntariamente – conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário