terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rio Bonito recebe projeto “Resgatando Cidadania” da Fundação Leão XIII

Flávio Azevedo
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social é um dos benefícios do projeto.
No próximo dia 7 de dezembro, a Fundação Leão XIII vai promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Rio Bonito, o projeto “Resgatando Cidadania”. A partir das 9h, no CIEPE da Mangueirinha, o cidadão terá acesso a diversos serviços, entre eles, procedimentos voltados para a saúde da mulher, exames de vista, confecção de óculos, tudo oferecido gratuitamente. A secretária de Promoção Social, Rosemary Cerqueira, afirmou que haverá um ônibus para transportar, até o CIEP, as pessoas interessados em participar do projeto.
– O ônibus sairá do posto de combustível que está desativado na esquina da Rua Nilo Peçanha (Rua da Cedae), com a Av. Manuel Duarte, próximo a Praça Dr. Astério Alves de Mendonça, no Centro. O coletivo vai transportar as pessoas, ida e volta, durante o todo dia. O projeto está previsto para terminar às 15h, mas segundo os organizadores, enquanto houver procura, o atendimento continuará – destacou a secretária, lembrando que essa é uma oportunidade que não pode ser perdida por quem necessita desses serviços.

Entre os serviços oferecidos está o teste de “Papanicolau”, principal exame de prevenção ao câncer do cólon do útero. Outro serviço para as mulheres é a orientação sobre o autoexame da mama, realizado pelo Uniabeu, centro universitário parceiro da Fundação Leão XIII. Na oportunidade, também será oferecido o projeto Novo Olhar, que oferece exames oftalmológicos, óculos e indicação, se necessário, de cirurgia de catarata, para pessoas com idade superior a 40 anos e renda de até dois salários mínimos. O evento também contará com verificação da pressão arterial, glicose, tipagem sanguínea e outros procedimentos.

Documentação

Para quem está precisando colocar a documentação em dia, a Fundação Leão XIII vai disponibilizar seu serviço de documentação, que fornece o formulário que dá isenção de pagamento para a obtenção da segunda via da Carteira de Identidade e certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. A Fundação Leão XIII vai fazer também, na hora, a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Já o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) vai emitir a primeira via da Carteira de Identidade.

Cuidados pessoais

Corte de cabelo para homens, mulheres e crianças e embelezamento feminino, com corte de cabelos e manicure, que serão oferecidos pela Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), outro parceiro da Fundação Leão XIII. Para as crianças, haverá aplicação de flúor e orientação sobre a forma correta de escovar os dentes e atividades culturais especialmente programadas para elas.

Atenção Atenção beneficiários do Bolsa Família!

A Secretaria Municipal de Promoção Social convoca os beneficiários do programa, aqueles que ainda não fizeram o processo de pesagem, que é obrigatório, para, com urgência, realizar o procedimento. Quem não fizer a pesagem até o próximo dia 6 de dezembro, pode ficar sem o benefício. Estão sendo convocadas para o procedimento, as famílias que residem nas localidades de Beira Rio, Cachoeira dos Bagres, Caixa D’Água, Paineiras (Chico Mota), Mangueirinha e Pedro Colares. A pesagem acontece no Ambulatório Municipal Loyola, de segunda a sexta-feira, de 13h30min às 15h30min. No momento da pesagem, a Carteira de Vacinação de todos os filhos da família beneficiada deve ser apresentada.

“Cultura Sobre Rodas” é destaque em Rio Bonito

Flávio Azevedo

A grande expectativa era o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”, mas o que a criançada da Creche Nossa Senhora da Conceição, da Caixa D’Água, curtiu mesmo foi o ônibus que a Secretaria Municipal de Cultura ganhou para ser utilizado como ferramenta de promoção a Cultura no município. “Operários da Arte em Ação”, é o dizer que pode ser lido nas laterais e na frente do veículo, que terá como missão, transportar estudantes para eventos culturais; “operários da arte”, para apresentações e atividades relacionadas a pasta; e também visitar as localidades interioranas de Rio Bonito para promover espetáculos e atividades lúdicas e culturais.
– A luta é constante, eu sei que a expectativa das pessoas é grande em relação ao trabalho da Secretaria de Cultura, em relação ao que podemos produzir através da Secretaria, mas a pasta acaba de ser criada, ainda estamos, junto com a prefeita Solange, estruturando o setor, mas já podemos comemorar essa conquista, porque agora temos um instrumento que será um aliado importante no estímulo a Cultura de Rio Bonito – destacou o secretário Zeca Novais, durante o embarque das crianças.

Acompanharam a estreia do “Cultura Sobre Rodas”, o vice-prefeito, Anderson Tinoco; e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Flávio Soares. No fim do dia, segundo informações do secretário Zeca Novais, 114 crianças foram transportadas e assistiram o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação. O objetivo da atividade é celebrar o mês da criança, já que no dia 12 de outubro se comemora o “Dia da Criança”. Ainda segundo o secretário, “nas próximas semanas, estudantes de escolas públicas e privadas de todo município participarão do projeto”.

E agora Rio Bonito?

Flávio Azevedo

Boa parte dos comerciantes de Rio Bonito está preocupada com o que vem por aí! Na BR-101, em Manilha, está sendo erguido o Shopping Itaboraí Plaza, empreendimento que contará com mais de 170 lojas. Serão dois prédios de escritórios, um hotel, um hipermercado e seis salas de cinema, que serão construídos em uma área de 30 milm² de ABL.

Em entrevista recente ao jornal O TEMPO, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito (Ascirb), Geison Demier, externou preocupação com os impactos do Itaboraí Plaza e falou que os empresários e comerciantes das cidades vizinhas devem se unir para evitar o êxodo de clientes em direção a “terra do Comperj”.

Historicamente, sob o pífio argumento de manter o status de “ilha de prosperidade”, a sociedade riobonitense, sempre fechada e seletiva, nunca permitiu que a concorrência estrangeira aportasse por aqui. O problema é que esse cenário criou uma perigosa zona de conforto que castrou a criatividade de quase todos. Ou seja, agora, apesar de estar há cerca de 25 km de distância, o adversário existe e a possibilidade de prejuízos é real. E, detalhe: não há o que fazer nos bastidores para impedir essa situação.

Não será muito simpático o que iremos escrever agora, mas é uma realidade o fato de que diante das adversidades nos acostumamos a ficar choramingando, reclamando e esperando o surgimento de um salvador da pátria. Se a colocação anterior foi deselegante, agora, nós iremos falar de esperança, porque quem pode mudar essa realidade é o próprio empresário riobonitense, já que historicamente o nosso comércio sempre foi referência, inclusive, recebendo, em 1946, o título de “Canaã Fluminense”.

Uma cidade de pequeno porte igual a Rio Bonito, com um Centro comercial relativamente pequeno; dona de uma classe média alta forte e com tanta gente preocupada, pode enfrentar o gigante que está sendo erguido em Itaboraí. Contudo, é preciso uma pareceria público privada, onde poder público, iniciativa privada e sociedade deem as mãos.

Diante da urgente necessidade de prestigiar o comércio local para manter a economia municipal aquecida, comerciantes e empresários devem pensar na possibilidade de diminuir a margem de lucro (para atrair o cliente). Por outro lado, o poder público, que precisa desse comércio aquecido, deve pensar alternativas que estimulem e auxiliem consumidores e empresários a se entender.

O mês de outubro chegou e o próximo dezembro pode ser encarado como laboratório para aperfeiçoar a relação entre setor comercial, poder público e sociedade, já que ao longo dos próximos anos o comércio externo irá crescer ainda mais e oferecer maiores perigos ao nosso mercado.

Sete presos em operação deflagrada pela PM na Serra do Sambê

Flávio Azevedo

Durante uma operação deflagrada pelo Serviço Reservado de Inteligência (P2), do 35º Batalhão de Polícia Militar, foram presos, no último dia 20 de setembro, na Serra do Sambê, Jhone dos Santos Barbosa, (23); Jadir Soares Lima (23); Samara Cristina Conceição da Silva (19); Joel Ribeiro Borges Júnior (33), Jardel Alves da Silva (32); Diego Peclat do Espírito Santo (18); e Thiago Honorato de Souza (24). A acusação é de tráfico drogas e associação ao tráfico. Com o grupo, os policiais encontraram 537 sacolés de cocaína, 28 trouxinhas de maconha, uma pistola 9mm, celulares e dinheiro.

Os policiais chegaram ao bairro sem farda, fingiram que eram usuários de drogas e fizeram uma encomenda. Pensando apenas no lucro que teriam com os supostos clientes e sem perceber que se tratava de uma armadilha, os vendedores não se preocuparam em proteger o esquema. Muito a vontade, eles mencionaram os nomes dos envolvidos e expuseram os pontos onde as drogas estavam escondidas. Tudo isso facilitou o serviço dos policiais que, por várias horas, varreram a localidade em busca de outros envolvidos.

Triste rotina

Quem mora na Serra do Sambê não comemora a prisão desses jovens, sobretudo porque rapidamente eles são substituídos em suas atividades. Como acontece em outros bairros do município, não é de hoje que a Polícia Militar visita a localidade, prende supostos traficantes, mas logo eles estão de volta à mesma atividade e fazendo ponto nos mesmos lugares, numa rotina desanimadora e irritante para ambos os lados. Ou seja, para os policiais e traficantes, que vivem num eterno jogo de gato e rato, que interessa somente a um sistema perverso que, diga-se de passagem, é mantido pela própria sociedade.

Em sua maioria, esses presos são filhos de pessoas de bem, gente trabalhadora, homens e mulheres responsáveis, cidadãos cumpridores dos seus deveres, que por uma série de razões perderam os seus filhos para o tráfico de drogas, que existe, e não é de hoje (e pelas mesmas razões), em todo município. Quantos dos nossos jovens não estão mais entre nós por envolvimento com essa desgraça? Não são poucos.

Se os envolvidos demonstram frieza e cara de pau, mais frieza e cara de pau têm a sociedade, que poderia contribuir mais significativamente na luta contra o flagelo das drogas. Contudo, por saber que alguns dos seus entes queridos sustentam, com o seu vício, esse sistema, muitos preferem fazer cara de paisagem e fingir que nada está acontecendo. É mais cômodo, por exemplo, para alguns pais, transferir a responsabilidade, que é deles, para a escola, para o líder religioso, para um parente, para o Conselho Tutelar, para a Casa da Criança, para o Balé, para a Capoeira, para o Curso de Idiomas, para alguma prática esportiva etc.

Sem querer desanimar os policiais que, nessa e em outras operações, tiveram brilhante atuação, a tarefa dos senhores é enxugar, sob intenso calor, uma grande pedra de gelo. A Justiça, que pela sua morosidade parece ser conivente, na verdade faz valer leis formuladas por deputados e senadores que se são, de quatro em quatro anos, eleitos com o nosso voto. Vale lembrar então, que se os nossos representantes são ruins, é possível que seja exatamente nesse momento que eles estejam nos representando, porque juntos formamos uma sociedade que foge das suas responsabilidades, é egoísta, cínica, mesquinha, interesseira e geralmente mascara as suas intenções individualistas e perversas com um falso altruísmo e um caricato bom mocismo.

Tem solução? Tem, mas vai demorar! Até que isso seja resolvido nós ainda vamos perder muitas famílias e muitos jovens! Portanto, prezado leitor, seja o pai do seu filho, antes que um traficante o adote!

Centro Oncológico de Rio Bonito estimula prevenção do câncer de mama

Flávio Azevedo

Aproveitando o movimento internacional “Outubro Rosa”, que pretende conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Centro Oncológico de Rio Bonito (CORB) promoveu, no último dia 4 de outubro, uma palestra com o tema “Prevenção, Diagnóstico Precoce e Tratamento do Câncer de Mama”. Ministrada pela oncologista, Lilian Campos Caldeira, o evento, que contou com a presença da prefeita Solange Almeida (PMDB), ocorreu no Espaço Ceccarelli. O câncer de mama, segundo especialistas, é o tipo mais comum no mundo, junto com o câncer de pele.
– Hoje encontrei algumas amigas que passaram por esse problema, mas, devido ao diagnóstico precoce, conseguiram se tratar e vencer a doença. O caminho realmente é a prevenção, pois além de ser mais barato, evita que a pessoa passe por um tratamento que é longo e muito doloroso – afirmou a prefeita Solange Almeida, que na oportunidade anunciou a implantação do serviço de mamoplastia em Rio Bonito.

A mamoplastia é uma cirurgia que redução da mama que tem como propósito, remover o excesso de gordura do tecido glandular e da pele para que o paciente tenha a mama proporcional ao corpo. Mamas muito grande causam desconforto e problemas posturais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Anselmo Ximenes, também presente ao evento, outro objetivo da atual gestão do município é, além de investir na prevenção do câncer de mama, focar no combate a outros cânceres, como aqueles que atingem o colo de útero e a próstata.
– A palestra mostrou a importância da prevenção. Por isso, vamos trazer mais profissionais para falar sobre outros tipos de cânceres que vem assolando a população. A prevenção faz com que tenhamos uma melhor qualidade de vida – afirmou o secretário, que também agradeceu a dedicação da sua equipe de trabalho.

Prevenção

A doutora Liliam Campos apontou várias formas de fazer a prevenção conta o câncer de mama. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma das principais recomendações, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
– Mas nada disso vai surtir efeito se a pessoa não procurar um médico e fazer os exames preventivos regulares, principalmente para verificar se há alguma irregularidade na mama – explicou a médica.

No último sábado (05/10), no período da manhã, entre às 8h e 12h, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola e Silva Júnior, na Mangueirinha, foram realizadas coletas de exames preventivos além de orientações. Cerca de 200 procedimentos foram realizados na ocasião. Outras informações devem ser procuradas nos postos de Saúde do município.

Rotary Clube de Itaboraí recebe visita oficial do governador do Distrito 4.750

Flávio Azevedo

No último dia 23 de setembro, o governador do Distrito 4.750 do Rotary Clube, Luiz Oscar Valadão Spitz, esteve num jantar promovido pelo Rotary Clube de Itaboraí. Filiado ao Rotary de Araruama, Spitz passou o dia no município, visitou o prefeito Helil Cardoso, outras autoridades e conheceu as instalações do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). O governador representa o Rotary Internacional, que está presente em 216 países e regiões geográficas. O Rotary conta com cerca de 1.250 milhão de rotarianos em todo mundo.

O concorrido jantar contou com a presença do prefeito Helil Cardoso, do juiz Almir Carvalho, de representantes da Câmara Municipal de Vereadores e da sociedade civil organizada de Itaboraí.
– O Rotary pode contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios. Aqui em Itaboraí nós participamos de melhorias significativas para a nossa população. Sentar com o poder público e sugerir mudanças para as áreas da Saúde, da Educação, do Trânsito e pensarmos juntos na geração de renda e emprego para o nosso povo é uma das nossas prioridades – disse o governador em entrevista exclusiva a nossa reportagem.

Sobre o Comperj, o governador Spitz não só comentou a grandiosidade do empreendimento da Petrobras, como também falou sobre a importância desse investimento para Itaboraí e toda região.
– É uma realidade que vai impactar essa cidade e os seus moradores já estão percebendo isso. Esses impactos, positivos e negativos, também serão sentidos pelos municípios vizinhos e é exatamente nesse contexto que entra a comunidade rotariana. Formado por um grupo de pessoas que estão preocupadas com o desenvolvimento da sociedade, o nosso objetivo é, através de sugestões e ideias, contribuir para que os empreendimentos que estão chegando a essa região sejam muito mais positivos que negativos – frisou.

Rotary de Rio Bonito

Questionado sobre o Rotary Clube de Rio Bonito e sobre a tradicional Casa da Amizade, que sempre foi um ponto de encontro da sociedade riobonitense, mas que nos últimos anos está adormecido, o governador afirmou que o Distrito 4.750 está atento a essa situação e convocou a sociedade riobonitense para ajudar a reerguer o Rotary riobonitense.
– Sei de muita gente que está preocupada com a nossa representatividade em Rio Bonito, nós estamos planejando visitar a cidade e eu já convoco, através desse meio de comunicação, os riobonitenses de bem, comprometidos e abnegados com a cidade a participar conosco do reerguimento do Rotary de Rio Bonito que não pode deixar a referência positiva que sempre foi – afirmou o governador.      

35ª Subseção da OAB na luta pelo direito dos advogados

Paula Brito

“Quando se fere os direitos dos advogados, é o cidadão que está sendo atingido”. A frase é do o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Gomes de Sá que, durante entrevista ao Jornal “O TEMPO”, explicou a necessidade da Campanha Prerrogativas sim, Privilégio não! Ele anunciou também algumas novidades da instituição para os municípios de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, como o projeto que visa dar mais independência aos Conselhos Comunitários Municipais.

Escrito em 2011, o ‘Prerrogativas sim, Privilégios não!’ tem o objetivo de informar sobre os direitos dos advogados em exercício profissional. De acordo com César, durante o mês de junho a OAB/Rio Bonito coletou reclamações dos colegas sobre as principais violações às prerrogativas para elaborar cartilhas com linguagem compreensível, que será distribuída nos principais órgãos públicos, e servirá para implementar ações mais contundentes, de repressão às violações.
“Chegamos à conclusão de que boa parte dessas violações ocorre porque existe desinformação. Então decidimos apresentar à sociedade os direitos da advocacia e seu papel dentro de um estado democrático”, contou. A maioria dos advogados já vivenciou situações que beiram o ridículo e segundo César, tais procedimentos precisam ser denunciados, pois denigrem, afrontam e prejudicam de forma contundente o livre exercício da Advocacia. “Uma sociedade que deseja viver mediante aos princípios da justiça social, precisa de advogados que atuem com liberdade, dentro dos limites da lei. Precisamos atuar sem hierarquia, sem submissão ao poder público. Quando se fere os direitos dos advogados, é o cidadão que está sendo atingido”, afirmou.

A Campanha é um projeto da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas - da 35ª Subseção, presidida por Karen Lívia, e conta com o auxílio das Comissões de Acesso a Justiça e Prestação Jurisdicional, presidida por Gustavo Fróes, e Advocacia Criminal, presidente Paula Carvalho. Aprovado por unanimidade em maio deste ano, no Colégio de Presidentes das Subseções, onde estiveram presentes representantes das 62 Subseções do Rio de Janeiro, o projeto foi o único aprovado do estado. “Todas as Seccionais abraçaram a causa e agora faremos aqui em Rio Bonito o Primeiro Seminário de Capacitação de Advogados. Acontecerá no dia 12 de Dezembro, onde pelo menos um representante dessas Subseções irá aprender a assistir outros advogados em situação de risco, no exercício de sua profissão. Nesse dia também será instaurado o Fórum Permanente de Debates de Defesa das Prerrogativas”, contou.

Reivindicações

César aproveitou a entrevista para destacar as principais aspirações da 35ª Subseção. Segundo ele, dentro dos 16 projetos existentes hoje na repartição, os principais dizem respeito à instalação de um Fórum no município de Tanguá, aumento de serventuários nos juizados especiais de Rio Bonito e Silva Jardim e a valorização do servidor público, como forma de beneficiar toda a sociedade. Na última semana essas reivindicações, encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça desde 2012, foram reiteradas junto ao Corregedor de Justiça, e aguardam aprovação.

Conselhos Comunitários

Desde que assumiu a Subseção, César luta para que a OAB/ RB possua assento em todos os Conselhos Municipais dos três municípios onde atua. Por conta disso, está desenvolvendo um projeto em parceria com o Conselheiro Federal da AOB, Wadih Damous, e o Doutor em Direito Municipal, José Carlos Buzanello. Segundo ele o projeto, que ainda está sendo escrito, visa trazer mais efetividade e independência aos Conselhos que, em alguns casos, poderia trazer maiores benefícios à comunidade, se atuasse de forma equidistante do Poder Público.
“Esses Conselhos Comunitários poderiam estar prestando um serviço maior à população, mas às vezes dependem até das instalações de algumas secretarias para que possam se reunir. Eu não vejo como saldável um conselho, que se diz comunitário, se reunir na Câmara de Vereadores. Ali não é o espaço adequado para se debater assuntos que podem, de repente, respigar negativamente no trabalho dos vereadores”, declarou.

Balanço

Há três anos e 10 meses a frente da 35ª Subseção, César analisa seu segundo mandato de maneira positiva. Segundo ele, a receptividade dos projetos pelo Poder Público e pela própria Advocacia só mostra que o trabalho está sendo bem feito. Ainda segundo ele, o aumento no número de advogados militantes da Subseção é motivo de muito orgulho e comemoração. “Estou tento experiências muito interessantes aqui. Acredito que a importância da OAB decorre de sua utilidade e queremos transformar a OAB em instrumento de realização, de direitos e de princípios republicanos  - como a participação popular e a defesa das prerrogativas. Estamos recebendo um retorno muito grande, percebo uma adesão às ideias a cada advogado novo que chega, percebemos neles a vontade e o espírito coletivo. Acredito que esse será um ano com mais objetividade, aquilo que era ideia vai se transformar em ação com mais naturalidade”, finalizou.

Mudanças na legislação de Trânsito próximas de entrar em vigor

Flávio Azevedo

De acordo com a resolução 358/10, além da estrutura física, o governo federal está em vias de implantar, como obrigatoriedade em todo Brasil, o simulador de direção, onde o aluno terá que cumprir uma carga horaria de cinco aulas. A novidade, além de aumentar o valor da Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) em cerca de R$ 500,00, pode elevar o índice de aprovação para 60% nos exames teóricos e práticos. A média do Estado do Rio de Janeiro, hoje, segundo dados do Sindicato das Autoescolas, gira em cerca de 38%.

No último dia 17 de setembro de 2013, o Detran/RJ convocou os diretores de ensino das Auto Escolas que não conseguem atingir este percentual e a Autoescola Peixe foi a única de Rio Bonito a não ser chamada, segundo a direção da unidade, porque conta com resultados superiores a esse patamar. Durante esse encontro foi informado que, a partir de janeiro de 2014, este percentual estará valendo para todos. A empresa que não alcançar 60% de aprovação, foi comunicado durante esse encontro, terá que melhorar os seus índices e caso o percentual persista a autoescola pode ser descredenciada.

A Autoescola Peixe se tornou referência em Rio Bonito e região e isso pode ser comprovado pelo volume de alunos de outros municípios que procuram a empresa para tirar a CNH. De acordo com o diretor da unidade, o empresário Leandro Neto, o Peixe, “os nossos investimentos estão direcionados a prática, por isso, contratamos instrutores capacitados e treinados, iniciativa que tem despertado o interesse de moradores de cidades como Itaboraí e São Gonçalo”.

Motoboy

O diretor da Autoescola Peixe também abordou a Lei 12.009/09, que estabelece normas para motofretistas ou “motoboys”.
– Esta lei foi prorrogada algumas vezes, porque os poucos centros de ensino não estavam em conformidade com os padrões estabelecidos para a ministração dessa qualificação. A nossa empresa é pioneira na aquisição de equipamentos para o curso de motofretista, já formamos uma turma, estamos prestes a formar um segundo grupo e somos a única Auto Escola da região que tem autorização do Detran/RJ para formar motofretistas – declarou Peixe.

Outra mudança polêmica na Legislação de Trânsito é o aumento do número de aulas praticas (hoje, a exigência é de 20 aulas obrigatórias). Segundo Peixe, algumas correntes defendem a tese de que para uma boa aprendizagem, o número ideal de aulas deveria ser 40 e faz uma revelação preocupante para aqueles que ainda não têm habilitação: “caso essa mudança se concretize a CNH terá um aumento de 100%, pois o que torna a habilitação mais cara são as aulas praticas”.

COMUNICADO:

Desde o último dia 1º de outubro, eu, Flávio Azevedo, jornalista e editor do jornal O TEMPO, respondo pela Secretaria de Comunicação Social do município de Rio Bonito. Agradeço a confiança da prefeita Solange Almeida; o apoio da minha família; o carinho dos meus amigos; e sou grato, sobretudo, aos milhares de seguidores, leitores e ouvintes, que acompanham, admiram e confiam no meu trabalho.

Quanto a trabalhar, “com” e “para”, a prefeita Solange Almeida, alguém que sempre foi alvo das minhas críticas, me enche de orgulho participar do staff de uma das maiores figuras políticas do nosso estado (eu nuca disse o contrário). Por outro lado, é bom destacar que o agente público presta serviço para o município e não especificamente para o chefe de um poder. Divergências de pensamento continuarão existindo (ela é Botafogo e sou Fluminense), mas a nossa vontade de ver Rio Bonito mudando, crescendo e se desenvolvendo, é igual, o que penso ser suficiente para termos uma parceria sólida e duradoura.

Acrescento que o jornal “O TEMPO” prossegue normalmente com a sua nobre missão de informar. Devo lembrar ainda, que em nenhum momento a prefeita Solange me pediu mudança de postura. Entretanto, eu entendo que a crítica (uma das minhas marcas) tem que ser trabalhada de forma diferente quando se responde por uma instituição seja ela qual for. Embora isso possa parecer diferente, como municipalista eu não poderia recusar a oportunidade de contribuir ainda mais com a minha cidade natal.

Rio Bonito promove caminhada para celebrar Dia Internacional do Idoso

Flávio Azevedo

O programa Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito, promoveu no último dia 6 de outubro, uma caminhada que teve o como objetivo, comemorar o Dia Internacional do Idoso. O grupo, composto por cerca de 50 pessoas, partiu da Praça Fonseca Portela, por volta das 8h, percorreu as Ruas XV de Novembro, Conceição, Av. Sete de Maio, Dr. Mattos, Getúlio Vargas, até chegar, novamente, na Praça.

Durante o trajeto, marcado pela animação e alegria dos idosos (muitos deles deixam muitos jovens no chinelo), eles cantaram e distribuíram vitalidade e energia. Concluído o percurso, os integrantes do programa apresentaram um coral, poemas e se deliciaram numa convidativa mesa de frutas.
– O evento foi um sucesso! Nós estamos sempre lembrando quando estamos com os idosos, que a atividade física trás uma série de vantagens, por exemplo, melhora a autoestima, reduz a pressão arterial, estimula a circulação, o que contribui para diminuir a quantidade de medicação usada por eles. Isso espanta a depressão, o baixo astral e produz melhor qualidade de vida – disse a coordenadora do programa Maria Icleia Marinho.

A caminhada contou com a presença do secretário de Saúde, Anselmo Ximenes; da secretária de Promoção Social, Rosimery Cerqueira; e parte da equipe da Secretaria de Saúde. O Programa Saúde do Idoso funciona no Ambulatório Municipal Monoel Loyola, na Mangueirinha, às terças e quintas-feiras, a partir das 8h30min.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vereadores de Rio Bonito de olho na Saúde do município

Flávio Azevedo

Vereadores fiscalizando alguns postos de Saúde de Rio Bonito.
Assunto muito presente na tribuna do poder Legislativo riobonitense, a área da Saúde continua preocupando os vereadores. Depois de receber uma série de denúncias de má prestação de serviços e faltas, de medicamentos e profissionais, em alguns postos de Saúde, um grupo de parlamentares decidiu inspecionar as unidades básicas de Saúde das localidades de Praça Cruzeiro, Monteiro Lobato e Boqueirão.

As visitas aconteceram no último dia 6 de novembro. Liderados pelo presidente da Câmara, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis; os vereadores, Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança; Cláudio Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches; e Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão, fiscalizaram as instalações e a presença dos profissionais de cada unidade, sobretudo a presença do médico.
– Esse é o nosso papel! É claro que nos preocupamos com o social, porque as pessoas são carentes, mas não podemos abrir mão do nosso papel fiscalizador – destacou o presidente Reis, que também tem criticado as constantes falta de médicos na emergência do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), o que tem resultado num festival de críticas da população aos poderes, Executivo e Legislativo.

Chamou a atenção dos vereadores, o posto de Saúde de Praça Cruzeiro, em obras desde 2012. Para os parlamentares, o responsável pela empreiteira que executa o serviço assegurou que a demora na conclusão das obras se dá por conta das mudanças que foram feitas no projeto inicial, que não estaria em conformidade com as normas exigidas pelos órgãos fiscalizadores. A previsão de conclusão da obra é março de 2014.

Concluída a fiscalização, os vereadores se mostraram satisfeitos com o que encontraram. “As nossas indicações e preocupação com a Saúde, assunto, inclusive, que é prioridade da prefeita Solange Almeida, visam exatamente proporcionar melhor qualidade de vida para o nosso povo”, frisou Reis. O parlamentar acrescentou que “a população paga impostos absurdos, escolhe pessoas para fazer a máquina pública funcionar e nós, que fiscalizamos, precisamos dar conta disso”.

O presidente do Legislativo e os demais vereadores também informaram que boa parte das denúncias e queixas que chegaram ao poder Legislativo ou já estavam solucionadas ou eram inverdades. “Fizemos aquilo para o qual nós fomos eleitos, mas de maneira geral, precisando de um ajustezinho ali e aqui, as unidades estão atendendo bem a população”, concluiu.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mudanças nas eleições para conselheiros tutelares de Rio Bonito

Flávio Azevedo
O presidente do CMDCA, Jorge Walace Bretas.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Rio Bonito, Jorge Wallace Bretas (foto), anunciou no último dia 24 de outubro, em seu perfil pessoal no Facebook, que urnas eletrônicas serão utilizadas no processo eleitoral que definirá os novos conselheiros tutelares do município. Depois de uma concorrida reunião, que contou com a participação de representantes do CMDCA, da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB), do Ministério Público (MP) e candidatos que participarão do pleito, também ficou decidido, “em comum acordo”, que o número "1" será acrescentado diante do número dos candidatos.

O presidente do CMDCA define as mudanças como forma de conferir “lisura e celeridade tanto na votação quanto na apuração, pois uma das maiores preocupações que tínhamos (CMDCA) em relação a votação manual era a grande possibilidade de fraude, pois além de ser um modo arcaico de votar, daria muita margem para que "FORÇAS OCULTAS" influenciassem os resultados”.

Também ficou acordado, segundo Bretas, que a Prefeitura dará publicidade ao processo eleitoral, sobretudo a essa questão da numeração dos candidatos. Ainda segundo o presidente do CMDCA, além de banners informativos nos locais de votação, será criado um link na página principal do site da PMRB e haverá publicação semanal nos jornais, Tribuna da Região (veículo oficial) e Folha da Terra. O objetivo é reforçar a publicidade do processo eleitoral e a inclusão do dígito "1" antes do número de cada candidato.

Concluindo, Bretas agradece a compreensão dos envolvidos no processo e declara: “infelizmente tivemos alguns percalços que deixaram o início da campanha meio confuso, mas acredito que é um preço pequeno a se pagar pela busca de um Processo de Escolha limpo e sem ingerência de grupos que só tem interesse no próprio bem e nunca no bem comum”.

A eleição que definirá os novos conselheiros tutelares de Rio Bonito ocorrerá no próximo dia 24 de novembro. O CMDCA organiza o pleito e informações podem ser buscadas no próprio órgão, que está sediado no antigo Fórum da cidade, na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, no Centro.