terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Rio Bonito recebe projeto “Resgatando Cidadania” da Fundação Leão XIII

Flávio Azevedo 
No próximo dia 7 de dezembro, a Fundação Leão XIII vai promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Rio Bonito, o projeto “Resgatando Cidadania”. A partir das 9h, no CIEPE da Mangueirinha, o cidadão terá acesso a diversos serviços, entre eles, procedimentos voltados para a saúde da mulher, exames de vista, confecção de óculos, tudo oferecido gratuitamente. A secretária de Promoção Social, Rosemary Cerqueira, afirmou que haverá um ônibus para transportar, até o CIEP, as pessoas interessados em participar do projeto.
– O ônibus sairá do posto de combustível que está desativado na esquina da Rua Nilo Peçanha (Rua da Cedae), com a Av. Manuel Duarte, próximo a Praça Dr. Astério Alves de Mendonça, no Centro. O coletivo vai transportar as pessoas, ida e volta, durante o todo dia. O projeto está previsto para terminar às 15h, mas segundo os organizadores, enquanto houver procura, o atendimento continuará – destacou a secretária, lembrando que essa é uma oportunidade que não pode ser perdida por quem necessita desses serviços.

Entre os serviços oferecidos está o teste de “Papanicolau”, principal exame de prevenção ao câncer do cólon do útero. Outro serviço para as mulheres é a orientação sobre o autoexame da mama, realizado pelo Uniabeu, centro universitário parceiro da Fundação Leão XIII. Na oportunidade, também será oferecido o projeto Novo Olhar, que oferece exames oftalmológicos, óculos e indicação, se necessário, de cirurgia de catarata, para pessoas com idade superior a 40 anos e renda de até dois salários mínimos. O evento também contará com verificação da pressão arterial, glicose, tipagem sanguínea e outros procedimentos.

Documentação

Para quem está precisando colocar a documentação em dia, a Fundação Leão XIII vai disponibilizar seu serviço de documentação, que fornece o formulário que dá isenção de pagamento para a obtenção da segunda via da Carteira de Identidade e certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. A Fundação Leão XIII vai fazer também, na hora, a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social. Já o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) vai emitir a primeira via da Carteira de Identidade.

Cuidados pessoais

Corte de cabelo para homens, mulheres e crianças e embelezamento feminino, com corte de cabelos e manicure, que serão oferecidos pela Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), outro parceiro da Fundação Leão XIII. Para as crianças, haverá aplicação de flúor e orientação sobre a forma correta de escovar os dentes e atividades culturais especialmente programadas para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário