terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ranking do Enem aponta Ensino Médio da Escola Criar como o melhor de Rio Bonito

Flávio Azevedo 
A Escola Criar foi a que teve melhor desempenho entre as unidades escolares de Rio Bonito nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Além da primeira colocação no município, a unidade está entre as 81 melhores escolas do Estado e num universo de 11 mil escolas de todo país, ela aparece na 536ª colocação. Com 616,2 pontos na prova do Enem, a Escola Criar ficou 808 colocações a frente da segunda colocada do município.

Com um discurso cauteloso para não rivalizar com as demais escolas, mas sem conseguir esconder a satisfação pelo resultado alcançado, a professora Cristina Corrêa, gestora da unidade, afirma que “a colocação da Escola Criar nos enche de alegria, mas queremos melhorar”. Por outro lado, ela comenta que o crescimento da escola é o resultado de muitas noites sem dormir, lágrimas derramadas por inúmeras razões; e fruto de anos e anos de trabalho.
– Ainda existe aquele comentário pejorativo, por parte de algumas pessoas, que o aluno do Criar faz o que bem entende! Não é bem assim! Nós realmente ouvimos os nossos alunos; faz parte da nossa metodologia de trabalho mostrar para esse indivíduo em formação (o aluno) as suas responsabilidades e escolhas; permitimos que ele ande com as próprias pernas; mas a disciplina nunca foi deixada de lado – explica Cristina, acrescentando que “ao longo dos anos esses comentários enfraqueceram, mas resultados como esse (o Enem) mostram que estamos no caminho certo”.

Ensino Médio era um sonho

O principal motivo de comemoração é que, na Escola Criar, o Ensino Médio, segmento avaliado pelo Enem, é ainda um ‘bebê’. Os alunos avaliados são da nossa primeira turma (iniciada em 2010). A implantação do Ensino Médio na Escola Criar, segundo Cristina Corrêa, só existe pela insistência dos pais, que ao verem os filhos completarem o primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, na unidade, não queriam que eles deixassem a vivência da escola onde estavam, em muitos casos, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental (antiga Alfabetização).
– Por tudo que representava de mudança, foi um grande desafio e uma prova de fogo a implantação do Ensino Médio. Desde o acesso à escola, a infraestrutura do prédio, o grupo de funcionários em todos os setores precisaria ser aumentado, as certificações legais necessárias para abrirmos um Ensino Médio, tudo isso era um grande desafio, mas o Enem está mostrando que estamos no caminho certo – destaca Cristina, frisando que “o grande desafio, agora, é manter a primeira colocação entre as escolas do município e crescer ainda mais no ranking estadual e nacional”.

Celebração

Nas redes sociais a colocação da Escola Criar é motivo de comemoração entre os profissionais da unidade e pais de alunos. Em seu perfil no Facebook, a professora Melissa Cardozo postou: “se ficar em 1º lugar em Rio Bonito já nos deixou muito felizes... Ficar entre as 100 melhores escolas do estado do Rio... Não há coração que aguente! Valeu família Criar!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário