terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mudanças na legislação de Trânsito próximas de entrar em vigor

Flávio Azevedo

De acordo com a resolução 358/10, além da estrutura física, o governo federal está em vias de implantar, como obrigatoriedade em todo Brasil, o simulador de direção, onde o aluno terá que cumprir uma carga horaria de cinco aulas. A novidade, além de aumentar o valor da Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) em cerca de R$ 500,00, pode elevar o índice de aprovação para 60% nos exames teóricos e práticos. A média do Estado do Rio de Janeiro, hoje, segundo dados do Sindicato das Autoescolas, gira em cerca de 38%.

No último dia 17 de setembro de 2013, o Detran/RJ convocou os diretores de ensino das Auto Escolas que não conseguem atingir este percentual e a Autoescola Peixe foi a única de Rio Bonito a não ser chamada, segundo a direção da unidade, porque conta com resultados superiores a esse patamar. Durante esse encontro foi informado que, a partir de janeiro de 2014, este percentual estará valendo para todos. A empresa que não alcançar 60% de aprovação, foi comunicado durante esse encontro, terá que melhorar os seus índices e caso o percentual persista a autoescola pode ser descredenciada.

A Autoescola Peixe se tornou referência em Rio Bonito e região e isso pode ser comprovado pelo volume de alunos de outros municípios que procuram a empresa para tirar a CNH. De acordo com o diretor da unidade, o empresário Leandro Neto, o Peixe, “os nossos investimentos estão direcionados a prática, por isso, contratamos instrutores capacitados e treinados, iniciativa que tem despertado o interesse de moradores de cidades como Itaboraí e São Gonçalo”.

Motoboy

O diretor da Autoescola Peixe também abordou a Lei 12.009/09, que estabelece normas para motofretistas ou “motoboys”.
– Esta lei foi prorrogada algumas vezes, porque os poucos centros de ensino não estavam em conformidade com os padrões estabelecidos para a ministração dessa qualificação. A nossa empresa é pioneira na aquisição de equipamentos para o curso de motofretista, já formamos uma turma, estamos prestes a formar um segundo grupo e somos a única Auto Escola da região que tem autorização do Detran/RJ para formar motofretistas – declarou Peixe.

Outra mudança polêmica na Legislação de Trânsito é o aumento do número de aulas praticas (hoje, a exigência é de 20 aulas obrigatórias). Segundo Peixe, algumas correntes defendem a tese de que para uma boa aprendizagem, o número ideal de aulas deveria ser 40 e faz uma revelação preocupante para aqueles que ainda não têm habilitação: “caso essa mudança se concretize a CNH terá um aumento de 100%, pois o que torna a habilitação mais cara são as aulas praticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário