terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rio Bonito sediou etapa do Circuito Regional de Educação Ambiental

Denilson Santos 
A prefeita Solange Almeida e o secretário de Meio Ambiente, Newton Almeida, participaram da 2ª etapa do Circuito Regional de Educação Ambiental Lagos São João, realizado nesta quarta-feira (23/10), no Espaço Ceccarelli, no Centro de Rio Bonito. O evento reuniu educadores ambientais, ambientalistas, pescadores e demais interessados, com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre Educação Ambiental na gestão dos Recursos Hídricos. A etapa 2013 do circuito tem como tema "JUTURNAÍBA: NOSSA ÁGUA VEM DAQUI" e busca contribuir para a qualificação da participação social no processo de gestão deste importante manancial fluminense.

Durante a abertura do evento, o Secretário Executivo do Comitê das Bacias Hidrográficas das Lagoas de Araruama e Superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) da Região dos Lagos, Túlio Wagner dos Santos, explicou que o comitê tem várias Câmaras Temáticas e que o objetivo do circuito é aprofundar o diálogo sobre educação ambiental na gestão das águas. “As grandes de mudança nesse setor só irá acontecer com educação ambiental. O encontro busca contribuir para a qualificação da participação social no processo de gestão da água fluminense”, garante Túlio dos Santos.

A prefeita Solange Almeida falou da necessidade de aumentar a participação popular nesse processo. “Esse evento de educação ambiental é um dos mais importantes para trazermos esse debate da preservação para o nosso dia a dia. Temos que disseminar esse sentimento na sociedade. Podemos fazer planos e obras maravilhosas, mas nada disso vai adiantar se as pessoas não compartilharem dos mesmos ideais em relação a preservação ambiental”, garante.


Durante o evento também aconteceram oficinas de trabalho, construindo de forma coletiva as orientações para planos de ação da Educação Ambiental na gestão dos Recursos Hídricos e algumas palestras, entre elas a de Daniel Buss da Fundação Oswaldo Cruz, que falou sobre integridade ecológica dos rios por meio de bioindicadores da qualidade da água. A 1ª etapa do circuito foi realizada na cidade de Araruama. A próxima será em Silva Jardim no dia 13 de novembro.  Também estiveram presentes Marla Domingues, Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Carla Espíndola, secretária de Meio Ambiente de Silva Jardim, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário