segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Podólogo alerta sobre a importância do cuidado com os pés

Paula Brito 
Guilherme Menezes durante um dos seus muitos atendimentos.
Com um sorriso contagiante e dez anos de carreira, Guilherme de Almeida Menezes é um dos profissionais mais queridos de Rio Bonito. Quem algum dia já sofreu com dores nos pés, provavelmente já passou por seu consultório e reconhece a importância de sua profissão. Especializado em tratamento estético e procedimentos terapêuticos, o podólogo é responsável pelo bem-estar de grande parte dos riobonitenses.

Formado em Podologia pelo Salva Pés, Guilherme começou a exercer sua profissão aos 22 anos, em Niterói. Ao final dos estudos começou a trabalhar na Salva Pés, e na Walter's Coiffeur.  Em seguida, se mudou para Rio Bonito, onde começou a trabalhar na Clínica Vanessa Vieira Ferreira. Hoje, com 32 anos, possui seu próprio consultório, no Centro da cidade. O profissional atende a todas as faixas etárias e nichos sociais. Uma de suas especialidades é o tratamento de pés diabéticos, pois, segundo ele, as pessoas que possuem essa doença  preferem confiar em um profissional especializado.
“O podólogo é um profissional de nível técnico, com uma bagagem teórica bem interessante, o que proporciona a segurança de tratar qualquer tipo de cliente e eu faço isso com muito prazer. Acho que muito do bom relacionamento que tenho com as pessoas é referente à confiança que depositam em mim. Poucos são os que confiam seus pés a alguém, é uma responsabilidade muito grande”, destacou.

Sobre a confusão que normalmente é feita entre o podólogo e a pedicuro, Guilherme destaca as diferenças técnicas e a importância de cada profissional no mercado de trabalho. Segundo ele, a Podologia possui técnicas de tratamento que o pedicuro desconhece. Ele utiliza as ferramentas corretas, conhece a anatomia dos pés, é especializado em cuidar de cada problema e corrigir as disfunções. “O profissional sabe até onde pode chegar, sabe as técnicas de corte e etc. O pedicuro trabalha a parte estética dos pés, ele complementa o trabalho e vai até o limite do podólogo, assim como ele só vai até o limite da medicina. Quando identificamos a necessidade de outro profissional, nós recomendamos a procura de médicos especializados”, contou.

Cuidados

Guilherme deixa claro que não é preciso estar com problemas para visitar um profissional dos pés, pois o trabalho do podólogo é cuidar. “Os pés são a base do nosso corpo. Quando você dá valor a eles, dá valor ao corpo inteiro. Cuidar dos pés pode ser o primeiro passo para uma mudança psicológica e física. Não é necessário ter nenhum problema, nós fazemos o trabalho estético também. E é aconselhável cuidar dos pés uma vez ao mês”, afirmou.

Entre os serviços oferecidos estão hidratação, corte de unhas, desencravamento, tratamento de calos, calosidades e fissuras, massagem, correção de unha, etc. Segundo ele, 70% das pessoas atendidas pela primeira vez são de indicação de clientes satisfeitos com o tratamento. “Nosso maior marketing é o boca a boca. Por isso procuro fazer o meu melhor, estou sempre me especializando, conhecendo novas técnicas e utilizando sempre produtos da melhor qualidade”, destacou.

Aromaterapia

O interesse pela técnica começou como uma curiosidade sobreo óleo de Melaleuca, utilizado na podologia e hoje se tornou outra fonte de renda. “Eu sempre gostei muito dos aromas e então decidi me especializar”, contou. O passatempo se tornou um serviço e hoje muitas pessoas agregam as essências ao tratamento dos pés.  “Eu sempre converso com eles e se o cliente se interessar pelo tratamento alternativo, faço, ou vendo os produtos. É uma técnica totalmente natural e possui tanto efeito psicoterápico, quando químico. Acalma, estimula, traz sensação de bem-estar. Alguns clientes chegam aqui e me tratam como um psicólogo. Utilizo os aromas aqui na minha sala também, por isso eles se sentem tão bem. Faço questão de que eles saiam daqui muito mais leves”, afirmou.

Ao ser indagado sobre a importância da profissão em sua vida, Guilherme foi categórico: “É a opção de fazer aquilo que eu gosto e poder ajudar as pessoas a ter uma vida melhor. Por isso tenho tanto a agradecer aos riobonitenses, que me acolheram e têm me prestigiado bastante. Hoje, graças às pessoas daqui, eu tenho clientes de várias cidades, como Silva Jardim, Niterói e até Rio”, finalizou.

4 comentários:

  1. Flávio, estava passeando pela internet e encontrei esta ótima entrevista. Parabéns pelo excelente trabalho. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, foi um prazer grande abrir esse espaço para você, que faz um trabalho muito bacana! Sucesso!

      Excluir
  2. Muito bom a gente encontrar pessoas como o Jornalista Flávio Azevedo q além de motivar e incentivar a carreira do Podólogo Guilherme Menezes nos passa informações interessantes e saudáveis tbm.Bom isso.Parabéns aos dois.Ahhh se o Nosso Mundo fosse desse jeitinho c tds os seres humanos rsrs Q maravilha.Tomara q a gente cresça até chegar no ponto desse jeito!!Bjoka'sss pessoal!Fé,Força e Personalidade para uma vida melhor a tds nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Elianara! Guilherme é um profissional excelente! Grato também pela sua visita em meu Blog!

      Excluir