segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Centro Oncológico de Rio Bonito estimula prevenção do câncer de mama

Flávio Azevedo 
A palestra sobre câncer de mama no Espaço Ciccarelli foi um dos eventos do "Outubro Rosa", em Rio Bonito.
Aproveitando o movimento internacional “Outubro Rosa”, que pretende conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Centro Oncológico de Rio Bonito (CORB) promoveu, no último dia 4 de outubro, uma palestra com o tema “Prevenção, Diagnóstico Precoce e Tratamento do Câncer de Mama”. Ministrada pela oncologista, Lilian Campos Caldeira, o evento, que contou com a presença da prefeita Solange Almeida (PMDB), ocorreu no Espaço Ceccarelli. O câncer de mama, segundo especialistas, é o tipo mais comum no mundo, junto com o câncer de pele.
– Hoje encontrei algumas amigas que passaram por esse problema, mas, devido ao diagnóstico precoce, conseguiram se tratar e vencer a doença. O caminho realmente é a prevenção, pois além de ser mais barato, evita que a pessoa passe por um tratamento que é longo e muito doloroso – afirmou a prefeita Solange Almeida, que na oportunidade anunciou a implantação do serviço de mamoplastia em Rio Bonito.

A mamoplastia é uma cirurgia que redução da mama que tem como propósito, remover o excesso de gordura do tecido glandular e da pele para que o paciente tenha a mama proporcional ao corpo. Mamas muito grande causam desconforto e problemas posturais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Anselmo Ximenes, também presente ao evento, outro objetivo da atual gestão do município é, além de investir na prevenção do câncer de mama, focar no combate a outros cânceres, como aqueles que atingem o colo de útero e a próstata.
– A palestra mostrou a importância da prevenção. Por isso, vamos trazer mais profissionais para falar sobre outros tipos de cânceres que vem assolando a população. A prevenção faz com que tenhamos uma melhor qualidade de vida – afirmou o secretário, que também agradeceu a dedicação da sua equipe de trabalho.

Prevenção

A doutora Liliam Campos apontou várias formas de fazer a prevenção conta o câncer de mama. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma das principais recomendações, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
– Mas nada disso vai surtir efeito se a pessoa não procurar um médico e fazer os exames preventivos regulares, principalmente para verificar se há alguma irregularidade na mama – explicou a médica.

No último sábado (05/10), no período da manhã, entre às 8h e 12h, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola e Silva Júnior, na Mangueirinha, foram realizadas coletas de exames preventivos além de orientações. Cerca de 200 procedimentos foram realizados na ocasião. Outras informações devem ser procuradas nos postos de Saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário