sábado, 14 de setembro de 2013

Vereador Marcos da Luanda Car critica reeleição de Reis para o biênio 2015/2016

Flávio Azevedo

O vereador Marcos da Fonseca
Insatisfeito com o movimento que foi feito pelo vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB), para ser reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, o vereador Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB), anunciou na sessão do último dia 5 de setembro, quando foi realizada a eleição da Mesa Diretora que vai comandar o Legislativo no biênio 2015/2016, a sua insatisfação com o que ocorreu.

Único vereador a se mostrar frontalmente contrário a permanência do colega na presidência, Marquinhos ressaltou que “nada tem contra o presidente ou contra a nova composição da Mesa Diretora, mas a sua insatisfação é contra ao ato político que permitiu a reeleição do colega”.
– Eu tenho uma história na política e fui eleito para defender a população de Rio Bonito. O presidente Reis é um companheiro de longa data; nós já lutamos várias batalhas, juntos, ao longo das últimas duas eleições municipais; em janeiro desse ano eu fui favorável ao seu nome para a presidência da Casa; e poderia votar novamente com ele se a eleição não fosse feita dessa forma – frisou o vereador, se referindo a antecipação do processo de escolha da Mesa Diretora que vai atuar no próximo biênio.

Para o presidente da Casa, a sua reeleição mostra o clima de união que existe, hoje, entre os vereadores. Segundo Reis, os tramites da reeleição ocorreram de forma democrática, as mudanças regimentais foram aprovadas pela maioria e eu entendo isso como um voto de confiança dos colegas. Sobre a posição contrária do colega, Reis ressaltou que respeita a opinião do parlamentar, disse que “o Brasil é um país democrático e numa democracia, além das opiniões contrárias serem uma realidade, é preciso maturidade para lidar com os pensamentos divergentes”.

Para Marquinhos, a sociedade nunca esteve tão atenta ao que acontece na política e uma ação dessas pode representar um retrocesso. “A população está saindo às ruas. Brasil à fora as manifestações pedem que a classe política mude de atitude e priorize o bem estar popular”, destacou o vereador, reiterando que não haveria necessidade dessa antecipação, uma vez que, hoje, o Legislativo vive um momento de tranquilidade. “Eu tenho certeza que se o presidente seguir a mesma linha de atuação que ele vem demonstrando até aqui no comando da Casa, dificilmente ele não seria reeleito”, encerrou.

Rio Bonito precisa de Procon

Uma das ausências reclamadas pela população de Rio Bonito é a falta de um núcleo do Procon na cidade. Se depender do vereador Marquinhos da Luanda Car, esse problema será resolvido. Pensando nisso, ele sugeriu, no último dia 3 de setembro, a criação de uma Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor.
– O número de pessoas que me procura para reclamar a falta de um Procon em Rio Bonito é grande. Eu não tenho a quem recorrer e me veio a ideia de criar essa Comissão, que pode ser um instrumento de amparo importante para o cidadão riobonitense. Essa comissão receberia uma reclamação e nós iríamos averiguar, procurar saber o que esta acontecendo, poderíamos ter a participação do poder Executivo, o que não pode é o consumidor continuar levando prejuízo por desconhecer os seus direitos – ponderou.

Sobre a possibilidade de criar essa comissão junto com a 35ª Subseção de Rio Bonito, que dispõe de uma comissão que tem esse viés, o vereador comenta que a comissão tem, inclusive, a atribuição de defender os mais fracos e oprimidos, que acabam tendo dificuldades de ver os seus direitos serem respeitados.

Transmissão das sessões

A transmissão das sessões legislativas através da internet, segundo o vereador, é um grande avanço para mostrar, à sociedade, as atividades do vereador, a frequência dele, a postura do parlamentar, e os debates de maneira geral. Ele também fez uma solicitação pedindo investimentos da Mesa Diretora nessa questão.
– A correria do mundo moderno, a globalização, a falta de interesse por conta de uma série de razões, é um problema crítico que nós enfrentamos. Com a modernidade, a globalização e a facilidade de acesso a internet, muita gente deixa de sair a noite e acabam não vindo na Câmara. Eu fui eleito com a promessa de que faria um mandato transparente, o meu eleitorado confia em mim e, por isso, eu não posso deixar de cobrar essa mudança – comentou o parlamentar, frisando que importantes debates e discursos feitos na Casa acabam passando despercebidos, porque não temos uma janela onde o cidadão possa acompanhar o nosso trabalho com tranquilidade.

Um comentário: