sábado, 14 de setembro de 2013

Secretário estadual de Educação anuncia investimentos para o Colégio Barão do Rio Branco

Paula Brito

Secretário estadual de Educação anuncia investimentos estruturais importantes para o Colégio Barão.
No último dia 16 de Agosto, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, esteve no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Rio Bonito, para analisar os problemas estruturais da instituição e anunciar uma reforma geral. O secretário foi recebido com apresentações artísticas dos alunos. A unidade escolar, que possui 88 anos de história e foi berço de grandes ícones do setor cultural e político da cidade, irá receber obras de ampliação e modernização em todo o espaço. Risolia, que passou horas em companhia dos alunos e funcionários, elogiou o talento dos riobonitenses e destacou a importância de investimento no setor da Educação, em parceria com a Cultura.

Durante a visita, o secretário conheceu as dependências do colégio e analisou todos os aspectos que precisam ser melhorados e estimulados. Para ele, a infraestrutura e modernização do espaço são essenciais para que o município possa receber os projetos do governo.
– Essa é mais uma das escolas que ficaram sem investimentos durante muitos anos. Já conversei com o engenheiro da empresa de obras do governo e estamos programando uma reforma geral, com a ampliação necessária para atender todos os alunos. Essa escola tem algo de muito positivo, que é o espaço. Assim, nós poderemos trabalhar em cima de uma boa biblioteca, auditório, sala multimídia, um conjunto esportivo e a urbanização do seu entorno. Pretendemos aliar a tradição à necessidade dos alunos – disse o secretário, reiterando que a obra não será fácil, devido às características do imóvel. “É um prédio antigo, com características que impõem a preservação de fachada, é tudo muito bonito aqui”.

Sobre a questão pedagógica, o secretário falou sobre a necessidade dos cursos profissionalizantes e informou que assim que a parte estrutural estiver pronta, Rio Bonito poderá contar com o sistema de Educação Integrada. Segundo ele, todo o projeto de Educação na rede estadual parte da orientação vocacional das macro-regiões e do momento econômico que o Estado está vivendo. A proposta da Secretaria é a de que 100% das escolas de Ensino Médio tenham ensino integral, associado ao mercado de trabalho.
– Nós criamos, no ano passado, um conceito que chamamos de dupla escola, que é oferecer ao jovem o ensino de idiomas ou profissionalizante. A dificuldade que temos é a infraestrutura, por isso, essa obra será pensada a luz das escolas integradas. O mercado está muito exigente e o nosso aluno será preparado por três anos, aumentando o nível de especialização – explicou.

Cultura e Educação de mãos dadas

Sobre as apresentações que presenciou, Risolia destacou a importância das atividades artísticas. Para ele, um jovem que tem a capacidade de se comunicar e formar cadeia de relacionamento tem uma probabilidade muito grande de evolução. Destacou também pesquisas que comprovam a necessidades de trabalhar competências, que também serão úteis em sala de aula. “A sociedade muitas vezes nos faz acreditar que não há qualidade no ensino público, mas se você for visitar vai ver que isso é puro preconceito. Esses jovens tem muita qualidade. Uma coisa é saber que existem pessoas talentosas, outra é ver tantos jovens talentosos numa escola pública”.
Apesar de ser uma atividade muito incomum, a visita de Risolia pode ter significado um marco para a cidade. Com características de gestor, o secretário permaneceu em constante envolvimento com alunos e funcionários. Conversou com educadores e destacou a importância de cada um deles para a educação nacional. “É uma responsabilidade muito grande tomar conta de 1.320 escolas, a comunicação não é fácil. Eu acredito muito nessa coisa de olho no olho, as pessoas precisam se conhecer, falar, se fazer escutar. O país se errou durante muito tempo e estamos pagando um preço muito alto pelas políticas equivocadas na Educação. Essa mudança gera em torno do contato com os professores”, afirmou.

Nova Gestão

Há apenas três meses na gestão do Colégio, Inez Borges acredita que a presença do secretário é de uma importância histórica. Originalmente professora de física e biologia, a educadora esteve em contato com Risolia para presenteá-lo com uma pintura (do secretário) produzida pelo estudante Iago de Jesus Silva, e aproveitou para comentar as dificuldades da instituição de ensino. Durante a reunião o secretário determinou uma equipe para comparecer ao local e, como o prometido, anunciou as obras.
– Ele veio ver pessoalmente nossas dificuldades, então nós decidimos mostrar o potencial da nossa escola e mostrar o investimento é válido. A escola está abandonada há anos, é um espaço que todos amam, que está presente na história de nomes como Leir Moraes, grande ícone de nossa cidade e por isso não podemos permitir que acabe assim – comentou.

“Seja a mudança que você quer para o mundo”

Destaque na visita, as apresentações de teatro, música e desenhos, foram geridas pelo professor André Cardoso. Calouro de Raul Gil, em 2003, André já se apresentou no Teatro Municipal e, hoje, se dedica ao trabalho voluntário com alunos riobonitenses. Mesmo sem receber nenhum tipo de remuneração, o professor acredita que um dia possa contar com o poder público para ampliar as atividades. “Eu comecei como coordenador do ProJovem Adolescente, porém o trabalho de arte eu fazia à parte, de maneira voluntária. As coisas vão acontecendo aos poucos, o importante é dar o primeiro passo. Já temos cerca de 35 alunos no coral, e com as outras turmas já somam 60 adolescentes que poderiam estar se dedicando às drogas, e outras coisas. Espero atingir um número muito maior, porque Rio Bonito tem um poder cultural incrível”, destacou.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem e por todo o blog. Administro um e sei o quanto é exaustivo, mas é recompensador quando colhemos frutos. Sua página é completa e interessante. Visito vários blogs, e só sigo os que acho originais e inteligentes. São muitos parecidos. As pessoas não sabem ser autênticas, e precisam sempre estar copiando algo de alguém.
    A troca de comentários e experiências é muito importante na blogosfera. Sei que alguns blogueiros não gostam disso, de pedidos de retribuição para seguir de volta, mas mesmo assim estou seguindo seu. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se puder.
    Busco novas páginas para ler, e novos blogueiros para conhecer o meu.
    Se você, por obséquio, entrar em meu blog, avalie os posts, critique, de opiniões. Como já disse, isso é muito importante para mim.
    Espero que goste de minha humilde página. Enfim, achei instigante tudo aqui.
    Nota para seu blog: 10
    Até mais... Aguardarei um comentário seu. Deixo o convite.

    ResponderExcluir