quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Rio Bonito ganha salas de cinema

Ary Marmo

Em breve, os amantes do cinema em Rio Bonito terão a oportunidade de assistir os principais lançamentos da sétima arte sem sair da cidade. O município foi contemplado com o projeto “Cinema da Cidade” com um complexo cinematográfico, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

A Prefeitura elaborou o projeto técnico e depois de duas etapas habilitou-se junto aos órgãos responsáveis para receber duas salas de projeção digital com capacidade para cem pessoas cada uma, ambas com tecnologia de ultima geração, além de sala para exposições culturais, multiuso, café e bombonier.

Todo o projeto, avaliado em torno de R$ 1,5 milhão, será custeado com recursos da União. Em contrapartida a Prefeitura cedeu uma área de 22,165 mil metros quadrados, na Avenida Martinho de Almeida, 222, centro, ao lado da Casa do Educador (antiga Casa do Futuro), além disso, será de responsabilidade do município a terraplanagem e a construção de um muro de contenção no local.

Uma das idealizadoras do projeto, a Secretária Municipal de Comunicação, Rosilane Matos relembrou o histórico cinematográfico da cidade que antigamente teve salas de cinema e da importância desse resgate para a população.
“É uma felicidade muito grande estar realizando este projeto, foi um empenho de alguns meses de trabalho com total apoio da Prefeita Solange de Almeida. Rio Bonito já teve o Cine Glória, o Esperança e o Vitória, este último fechado em 1985. Desde então as pessoas tem que sair e ir para outras cidades para ir ao cinema. Poder, juntamente com a Prefeita, resgatar essa expressão cultural e possibilitar que todos tenham acesso é engrandecedor. As entradas serão a preços populares”, disse Mattos que também é responsável pela direção do departamento de Projetos Culturais.

O complexo além de promover entretenimento, irá gerar emprego para a cidade, beneficiado o comércio e a população riobonitense. De acordo com a Ancine, depois de pronto gera em média dez empregos diretos e cerca de 240 indiretos.

Projeto Cinema da Cidade

O Projeto  por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura (MinC), a  Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo implantar salas de exibição em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 mil e 100.000 mil habitantes) que não contam com cinemas em funcionamento. As salas serão de propriedade pública com gestão preferencialmente privada.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário