sábado, 14 de setembro de 2013

Reis é reeleito para presidir Legislativo no biênio 2015/2016

Flávio Azevedo 
Depois de conseguir aprovar mudanças no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB), foi reeleito no último dia 5 de setembro, para presidir o Legislativo de Rio Bonito no biênio 2015/2016. Nove vereadores foram favoráveis. O voto contrário veio do vereador Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car (PMDB). A votação foi secreta, mas o parlamentar anunciou, publicamente, a sua posição contrária. O vereador Reis ressaltou que a sua reeleição mostra o clima de união e harmonia que existe, hoje, entre os vereadores.
– Tudo que foi feito para que a minha reeleição acontecesse ocorreu de forma democrática. As mudanças regimentais foram aprovadas pela maioria dos pares e eu entendo isso como um voto de confiança dos colegas nesse vereador. Eu estou cumprindo tudo aquilo que havia dito, não só aos vereadores, mas também a imprensa. Todos os vereadores são tratados de forma igual, porque o parlamentar tem que ter condições de trabalhar e exercer o seu mandato. Esse presidente é parceiro dos colegas e a prova que estamos fazendo uma boa gestão ficou demonstrada a partir da minha reeleição – destacou Reis.

O parlamentar também falou sobre a posição contrária do colega Marquinhos da Luanda Car e ressaltou que respeita a opinião do parlamentar, “porque o Brasil é um país democrático e numa democracia, além das opiniões contrárias serem uma realidade, é preciso maturidade para lidar com os pensamentos divergentes”.
– Eu agradeço o voto de confiança, o vereador Marcos da Fonseca é meu amigo particular, pertencemos ao mesmo partido, mas o que aconteceu aqui foi feito com transparência, a imprensa está presente em todas as nossas sessões, o Legislativo, hoje, trabalha com tranquilidade e pretendo continuar administrando essa Casa, com a mesma seriedade que venho demonstrando até aqui. Tudo que está acontecendo de positivo é porque temos um grupo bom de vereadores que pensam em Rio Bonito – afirmou Reis.

Outras ponderações

Apesar de ter sido contrário a mudança do Regimento Interno, que permitiu o vereador Reis ser reeleito para a presidência do Legislativo no próximo biênio, o vereador Aissar Elias (PTN) votou favorável a permanência do colega na presidência da Casa. “Desejo muito sucesso aos integrantes da nova Mesa Diretora e afirmo que o meu voto foi favorável, porque a sua gestão está apresentando um perfil que dá aos vereadores condições de desenvolver as suas atividades”, ponderou Aissar, lembrando que não via necessidade de antecipar a eleição da nova Mesa Diretora, mas como a maioria concordou e a gestão Reis tem agradado, ele foi favorável a sua continuidade.

A vereadora Marlene Carvalho (PPS) concordou com o colega e ressaltou que “o presidente conta a simpatia dos pares, porque é sempre solícito, os telefonemas sempre são atendidos e terminou pedindo as bênçãos de Deus para todos”. A vereadora Rita de Cássia (PP) frisou que, “hoje, nós temos mais alegria de chegar nessa Casa para trabalhar; o presidente tem demonstrado ser um bom gestor; fez mudanças importantes no Legislativo; nós somos pessoas diferentes, às vezes, politicamente nós pensamos diferente, mas a harmonia deve existir e que o presidente continue defendendo a igualdade entre os vereadores”.

O vereador Marquinhos Luanda Car também se manifestou e argumentou sua contrariedade, esclarecendo que “nada tem contra o presidente ou contra a nova composição da Mesa Diretora, mas a sua insatisfação é contra ao ato político que permitiu a reeleição do colega”.
– Eu tenho uma história na política e fui eleito para defender a população de Rio Bonito. O presidente Reis é um companheiro de longa data; nós já lutamos várias batalhas, juntos, ao longo das últimas duas eleições municipais; em janeiro desse ano eu fui favorável ao seu nome para a presidência da Casa; e poderia votar novamente com ele se a eleição não fosse feita dessa forma – frisou o vereador, se referindo a antecipação do processo de escolha da Mesa Diretora que vai atuar no próximo biênio.

Em 2015 e 2016, a Mesa Diretora, eleita em chapa única, será composta por Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (presidente); Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (vice-presidente); Carlos Luis de Carvalho Júnior, o Jubinha (1º secretário); e Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (2º secretário).

Um comentário: