quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novo comandante da 3ª CIA da PM quer diminuir índices de violência em Rio Bonito

Paula Brito

O tenente Sodré durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança, no último dia 6 de setembro.
Há 14 anos na Policia Militar, o novo Comandante da 3º CIA do 35º BPM, tenente Anderson Sodré de Souza, pretende intensificar operações no município de Rio Bonito a fim de reduzir os índices de violência na cidade, assim como a redução do tráfico de drogas. Durante entrevista ao jornal “O TEMPO”, Sodré falou sobre sua carreira e as expectativas para o novo comando. Responsável também pela 5ª CIA (Silva Jardim), o Tenente abordou os principais problemas da Segurança Pública, assim como a necessidade de parceria com a população, para que o trabalho da PM seja mais eficaz.

A mudança de cargo entre o tenente Lima e tenente Anderson Sodré aconteceu no dia 26 de agosto, em resposta à troca de comando do 35º BPM (Itaboraí), onde o Tenente Coronel Fernando Salema foi designado para substituir o tenente-coronel Wagner Guerci. Sodré, que faz parte da Policia Militar desde 2000, está no 35º BPM (Itaboraí) há um ano e nove meses, tendo atuado como oficial por dois anos no 34º BPM (Magé). Com menos de quatro dias no cargo, já realizou um trabalho de apreensão de veículos irregulares na cidade. Durante a operação – que aconteceu no dia 30 – o tenente também percorreu alguns bairros, sobretudo, os mais críticos.
– Conheci vários pontos durante a primeira semana em que estive aqui. Principalmente o Rato Molhado, que acredito ser um dos principais problemas, e no Rio Vermelho que é um local que merece uma atenção especial. Em Rio Bonito vamos implantar um policiamento mais eficaz no sentido de repressão ao tráfico de drogas, o comando está focado em manter a cidade segura – declarou.

Sodré falou ainda sobre a necessidade de repressão às famosas ‘saidinhas de banco’. Segundo ele, com a ajuda do Regime Adicional de Serviços (RAS) será possível intensificar o policiamento na área bancária, principalmente entre os dias 30 e 10, que é quando os pagamentos acontecem. “O RAS será de grande importância, porque conseguiremos aumentar um pouco o efetivo local. Não é o suficiente, mas ajuda. Creio que com o policiamento de revista dentro dos coletivos (Ptou), o Policiamento Ostensivo Geral (POG) – que evita roubo ao pedestre e o Patrulhamento (PTR), nós conseguiremos diminuir significativamente os registros”, analisou.

Índices precisam ser diminuídos

Os crimes de assalto a residências, embora aconteçam em números bem menores que nos grandes Centros, também são uma preocupação para o comando. De acordo com o Primeiro Tenente o objetivo da tropa também é reduzir os índices negativos do Instituto de Segurança Publica (ISP). “Estamos empenhados em diminuir os crimes de latrocínio e roubo a transeunte, pois esse tipo de violência incide negativamente tanto na comunidade, quanto para o comando que não consegue bater as metas”, destacou.

Mesmo com a falta de efetivo, Sodré está disposto a manter a cidade tranquila. Para isso, vai trabalhar em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal Antidrogas, Conselho Comunitário e Prefeitura.
– Contamos com a participação do Secretário Eloir Cardoso na última operação e estamos colaborando com a Guarda nas rondas escolares. Já apresentei um projeto que visa manter um policial em cada escola, como forma de prevenir que as crianças tenham contato com o mundo das drogas. Essas parcerias são muito importantes, assim como a interação com o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), afinal, a Polícia Militar não trabalha sem informação e nós precisamos da ajuda da comunidade. Se o tráfico, por exemplo, se instaurar em determinado local, nós precisaremos de informação para identificar e localizar essas pessoas. Se percebeu uma pessoa estranha, que não é do local, ligue que nós iremos averiguar – destacou.

Durante a entrevista Sodré lamentou os crimes que abalaram os riobonitenses nos últimos meses, como o estupro seguido de morte de Pedro Lucas, de nove anos, no Rato Molhado; o assassinato de Cristiane de Carvalho Silva, no Parque Andréa; e recente, o assassinato de ‘Riquinho’, no Centro da cidade. Casos que estão diretamente ligados ao tráfico de drogas.
– Estarei aqui todos os dias para atender e colaborar com o município. O tráfico de drogas deve ser cortado antes que se estenda por toda a cidade, antes de ser enraizado como em Itaboraí, onde é necessário fazer operações diárias. O Coronel está me dando esse voto de confiança e espero desempenhar o meu trabalho da melhor forma possível. Estou aqui para ajudar a população de Rio Bonito e deixar o município tranquilo, como sempre foi – garantiu.

Um comentário:

  1. Parabenizo o jornalista Flávio Azevedo, seu jornal, O TEMPO,o tenente Anderson de Souza, pela divulgação de assuntos/temas que interessam, vivamente, à comunidade Riobonitense. A Anderson de Souza os desejos de um profícuo trabalho à frente dos Serviços de Segurança Pública de Rio Bonito.

    ResponderExcluir