sábado, 3 de agosto de 2013

Conferência debate os novos desafios do serviço social

Reportagem: Denilson Santos
Fotos: Darlan Machado

Os grupos divididos e pensando estratégias durante a Conferência.
A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema da 6° Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Prefeitura de Rio Bonito no último dia 31 de julho, no Espaço Ceccarelli, no Centro, das 8h às 18h. Cerca de 250 pessoas, entre representantes dos governos estadual e municipal, associações de moradores, igrejas,  conselhos de classes, além de usuários de programas sociais, como o Bolsa Família e o Renda Melhor, entre outros, participaram do evento. O objetivo foi formular e discutir as propostas na área social que serão apresentadas na Conferência Estadual, que acontece em outubro, e na Conferência Federal, que será realizada em Brasília, no fim do ano.

Na abertura do evento, a prefeita Solange Almeida (PMDB) pediu que todos tenham um olhar voltado para as famílias mais carentes, que não precisam somente de assistência social, mas também de acesso a Cultura, Esporte e Lazer. Ela falou dos novos desafios enfrentados pela Administração Pública. “Hoje o nosso desafio não é a pobreza, ou mesmo a falta de habitações. O nosso maior problema são as drogas que ronda as escolas e muitos lares da nossa cidade. Por isso, vamos buscar essas famílias que passam por essas atribulações e oferecer ajuda. O que elas precisarem da prefeitura estamos prontos para ajudar naquilo que for possível”, garante a prefeita.

Propostas 

A conferência na parte da manhã foi dedicada ao debate sobre o tema do evento e também para apresentação e elaboração das propostas. A Superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social, Heloísa Helena, fez uma palestra sobre a gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e debateu o tema com os participantes.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos onde debateram e definiram as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual. Dentre elas, alguns avanços na área social, como a que garante que o Conselho de Assistência Social seja estruturado com os 3% do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGDSUAS), inclusive para pagamento da secretária executiva, de modo a garantir espaço físico e logística necessária ao bom funcionamento do Conselho.

O IGDSUAS é o instrumento de aferição da qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, bem como da articulação intersetorial, no âmbito dos municípios, Distrito Federal e estados. Conforme os resultados alcançados, a União apoiará financeiramente o aprimoramento da gestão como forma de incentivo. “Foi  fundamental a participação da sociedade na conferência, pois debatemos as causas e as soluções  para vários problemas que enfrentamos diariamente em Rio Bonito. Formulamos, em conjunto,  as melhores propostas que iremos levar para a conferência estadual e federal de Assistência Social”, afirma a secretária de Ação Social, Rosemary Cerqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário