terça-feira, 30 de julho de 2013

Sindicato Rural realiza encontro de ruralistas no Dia do Produtor Rural

Flávio Azevedo

A partir da Esquerda: Pedro Cattete (Senar), Rodolfo Tavares (Faerj), Josélio Salgado (Presidente do Sindicato), Paulo Henrique Moraes (Defesa Agropecuária), prefeita Solange Almeida, superintendente Bernardo Ariston; e secretário municipal de Agricultura, Hedilberto Medina.
Com o objetivo de celebrar o Dia do Produtor Rural, o Sindicato Rural de Rio Bonito realizou confraternização da categoria no último dia 25 de julho. O evento, que foi encerrado com um animado almoço, distribuiu brindes entre os presentes e contou com a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Arthur Chinelato de Camargo. Na ocasião, o presidente da entidade, Josélio Grijó Salgado, também entregou um certificado a algumas personalidades e ruralistas que se destacaram nos últimos anos. O encontro aconteceu no Espaço Ciccarelli, no Centro da cidade.

O presidente do Sindicato Rural abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e afirmando ser importante a união da categoria para o fortalecimento do setor. Ainda segundo o líder sindical, a expectativa dos produtores rurais diante de uma nova administração municipal é grande. “Já há algum tempo nós lutamos para sobreviver, as dificuldades são grandes, a situação de abandono é real e esperamos receber mais atenção dos poderes constituídos, porque o produtor rural movimenta a economia, gera renda, oferece empregos e quando está fortalecida é bom para todos”, destacou Salgado, ressaltando ser importante o produtor se conscientizar da importância do Sindicato. “Estamos precisando de apoio também da categoria que precisa ladear conosco nessa luta pelo bem estar da classe”.

A prefeita Solange Almeida afirmou que o principal desafio do governo hoje é motivar o homem do campo.
Presente ao evento, a prefeita Solange Almeida (PMDB) destacou que muito ainda precisa ser feito pelo homem do campo, pelo produtor rural e ressaltou o programa de compra produtos agrícolas, que são utilizados para a merenda escolar, que dão um fortalecimento econômico importante para o produtor, pode ser uma ferramenta de combate ao êxodo rural, frisou que o homem do campo precisa viver com dignidade, ter os seus direitos assegurados e precisa de motivação.
– Como o filho de um produtor rural vai querer continuar morando no interior sem acesso a internet? Como ficar no campo se as estradas não estão bem conservadas? Como ficar sem telefone? Para o produtor, estrada, telefonia, internet, entre outros, são instrumentos que ajudam, inclusive, numa venda ou fechamento de um negócio. Dinheiro não falta o que falta é projeto. Os desafios são grandes, mas nós estamos conseguindo equacionar inúmeros problemas, estamos atentos a essa questão e posso garantir que boas notícias virão por aí – afirmou a prefeita.

A prefeita destacou a importância da pequena propriedade, que em países, como Portugal, por exemplo, tem sido uma válvula de escape para a nação fugir da crise econômica que atinge a Europa. “Precisamos começar a pensar no pequeno produtor, nas pequenas propriedades, na agricultura sustentável, na agricultura artesanal, como a Prefeitura pode fortalecer o homem do campo”, discorreu a prefeita, lembrando que isso precisa começar pela motivação. “O filho do produtor precisa ter acesso a mecanismos para o estimulem a ficar no interior e que esses jovens percebam que é possível ter, trabalhando na sua propriedade, um ganho superior ao que ele conseguiria se empregando na cidade”.

Balde Cheio

Pesquisador da Embrapa Arthur Chinelato
Responsável pelo Programa Balde Cheio, que visa o aumento da produção de leite, o palestrante Arthur Chinelato enumerou estratégias e investimentos que os praticantes da pecuária leiteira precisam pensar para conseguir aumentar a produção. “Por vezes, pequenas ações, com custo muito baixo contribuem significativamente para o aumento da produção de leite. É preciso pensar em longo prazo, calcular os ganhos, rever estratégias e acreditar no potencial da propriedade, do gado e na sua própria força de trabalho”, destacou o pesquisador.

O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa. Além disso, a programação inclui aulas teóricas. A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região. Segundo estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em dezembro de 2012, faziam parte do Projeto Balde Cheio, 24 estados, totalizando 710 municípios e mais de 3,8 mil propriedades rurais, sendo 563 Unidades de Demonstração e 3,2 mil Propriedades Assistidas.

Certificado

Receberam diploma por serviços prestados ao Sindicato Rural de Rio Bonito e classe ruralista, o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares; a prefeita Solange Almeida; o superintendente federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Ariston; o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), Pedro Paulo Cattete Filho; a presidente da Emater/Rio, Estela Romano. Também foram homenageados os produtores Francisco Magalhães; e os irmãos Célio e Clério Guedes, tradicionais proprietários de gado leiteiro em Rio Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário